Agenda completa de 27 de novembro de 2020

DIA 27 DE NOVEMBRO : 10:00 às 12:00 h

9:00 às 10:15h - Painel 1: Educação e Tecnologia na Agenda 2030

A tecnologia e o uso de dados como ferramentas para a área de educação na construção de políticas públicas e atingimento das metas dos 17 ODS.

10:15 às 11:30h - Painel 2: Educação para a redução das desigualdades

Metodologias e alternativas para transformar a educação no principal caminho para reduzir as desigualdades sociais.

11:30 às 12:00h - Painel 3: Case A importância da sustentabilidade e das ações sociais nas empresas de educação

Apresentação de Case Cogna Educação

Assista este painel em seu canal favorito

Katcha Poloponsky (1)

Fundação Roberto Marinho

Mestre em economia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, trabalha na Assessoria de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho, sendo responsável pela produção de dados e realização de diagnósticos sobre juventude, trabalho e educação .Trabalhou como pesquisadora na Coordenação de Estudos e Pesquisas em Trabalho do IPEA, desenvolvendo diversos estudos com temas relacionados ao mercado de trabalho e juventude. Integrou também o Instituto Pereira Passos na diretoria de Informações da Cidade, dedicando-se  à  elaboração de estudos socioeconômicos do município do Rio de Janeiro.

Marcelo Pessoa Silva (1)

Instituto Unibanco

Coordenador do Laboratório de Dados do Instituto Unibanco responsável pelo projeto de Business Intelligence para a gestão educacional da instituição, desenho e implantação da área de dados e geoprocessamento e idealização da seção Educação em Números que faz parte do Observatório de Educação. Atualmente é responsável pelo projeto de maturidade em ciência de dados e inteligência geográfica voltado para projetos educacionais que tem por objetivo o desenvolvimento da cultura de uso de dados e de técnicas de Ciência de Dados e Inteligência Geográfica para elaboração de diagnostico educacionais.

Vanderson Berbat (1)

Instituto Península

Diretor do Impulsiona Educação Esportiva, é Geógrafo e Mestre Sc. em Políticas Públicas e Ciências Sociais pela ENCE/IBGE, já trabalhou na formulação de políticas sociais no Governo Federal, em avaliação de impacto de projetos sociais na Prefeitura do Rio de Janeiro, em projetos educacionais do Instituto Unibanco e de Institutos Internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento Social e o Instituto Synergos, sempre com a temática educação e desenvolvimento social e econômico. Foi responsável pela criação e execução do programa de educação dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Gringo Cardia (2)

Spectaculu

Gringo Cardia é designer, arquiteto, cenógrafo, artista gráfico, diretor de arte, diretor de videoclipes, teatro, óperas, desfiles de moda, curador de museus e exposições no Brasil e no exterior.

Em música, fez a direção de arte de capas de disco como Tom Jobim, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Marisa Monte, Ivete Sangalo, Chico Buarque, Carlinhos Brown, dentre outros; criou cenários de shows e dirigiu mais de 70 videoclipes.

Em teatro, fez cenários de várias peças onde trabalhou com renomados diretores brasileiros como Mauro Rasi, Miguel Falabella, Hector Babenco e José Celso Martinez Corrêa, entre outros.

Fez a direção e cenografia de vários espetáculos e exposições em Londres, Paris, Berlim, Nova Iorque e Tóquio. Trabalhou com o diretor alemão Werner Herzog na ópera “Midsummer Night´s Dream”.

É o parceiro criativo e cenógrafo de todos os trabalhos da Cia. de Dança Deborah Colker e criou junto com Deborah, o espetáculo “O Ovo” do Cirque Du Soleil, em turnê mundial.

Na nova linguagem dos museus contemporâneos, faz a curadoria, museografia e os vídeos de vários museus pelo Brasil e pelo mundo. Projetou o novo “Museu da Cruz Vermelha Internacional” em Genebra, na Suíça, com os arquitetos Shigeru Ban e Francis Kéré. Foi o curador do “Memorial de Minas Gerais – VALE” na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, do “Museu A Casa do Rio Vermelho de Jorge Amado e Zélia Gattai” e do “Museu A Casa do Carnaval” em Salvador, do “Museu das Telecomunicações Oi” no Rio de Janeiro e Belo Horizonte e do “Museu Caminhão Itinerante – Sentimentos da Terra”, que viaja pelo interior do Brasil.

Recebeu mais de 20 prêmios no Brasil e no exterior como designer.

É diretor da ONG Escola Fábrica Spectaculu, junto com a atriz Marisa Orth, o artista Vik Muniz e a produtora de eventos de arte Malu Barretto, que forma jovens das periferias do Rio de Janeiro em técnicos para a área de espetáculos há 16 anos.

Dirige o estúdio ACASAGRINGOCARDIA Design localizado no Rio de Janeiro com sua irmã, Gringa Cardia.

Marcos Didonet (2)

CEO Green Nation

Geógrafo e produtor de cinema. É diretor-presidente do CIMA (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente), por onde realiza projetos como o Festival Internacional de Cinema do Rio e programas educacionais há mais de 35 anos.

Sócio da Total Entertainment. É produtor de filmes como “Assalto ao Banco Central”, “Se Eu Fosse Você”, “Divã”, entre outros.

CEO do Green Nation, evento/movimento dedicado a ações de educação, sustentabilidade, economia circular, logística reversa, com foco nos 17 ODSs da ONU.

Liderou, o programa de Educação e Logística Ambiental do Projeto SANEAR, do governo do estado do Ceará (Cagece), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e com o Banco Mundial em projeto similar implementado na Bahia.

Desenvolveu o “Gente é pra Brilhar” – programa de inclusão social através do cinema, que teve atuação no Rio de Janeiro e na Baixada Santista.

Maria Clara Wasserman (2)

Júnior Achievent

Historiadora e educadora há mais de 30 anos.  Em sua trajetória na educação, atuou como professora do Ensino Fundamental, Médio e Organizações do Terceiro Setor, além de trabalhar com projetos especiais de arte e cultura para todos os públicos. Atuou, por 10 anos, como analista de projetos socioeducacionais na área social do Itaú, com produção de conteúdo e formação de professores para redes estaduais de ensino.

Atualmente é coordenadora de programas da ONG Junior Achievement. É autora de obras didáticas e acabou de lançar o livro para o novo Ensino Médio: Jovem Protagonista – Projeto de Vida, em co-autoria com Gabriel Medina.

Camilla Veiga (3)

Diretora de Impacto Social da Cogna Educação

Diretora de impacto social na Cogna desde 2018. Anteriormente, atuava na companhia como gerente sênior de empregabilidade. Com mais de dez anos de experiência, transitou entre as áreas de Recursos Humanos, consultoria de Estratégia Empresarial e Desenvolvimento Organizacional. Possui conhecimento diversificado de setores da Economia devido aos projetos de consultoria, especialmente nos segmentos Farmacêutico, Financeiro, Varejo, Mineração e Agribusiness. É graduada em administração pela FAAP, pós-graduada em Psicologia Social das Organizações pelo Sedes Sapientiae e possui MBA Executivo pelo Insper. A executiva teve passagens pelo Ibmec e Veris Educacional. 

Andrêssa Batelochio

Diretora - Horizontte Sustentável e Coordenadora GT Educação ABRAPS

Agente de Transformação e Educadora para (e pelo) desenvolvimento sustentável na assessoria Horizontte Sustentável; facilitadora de processos de comunicação coletiva e de educação, pelo projeto EducaVisT – a facilitação gráfica em ambientes de aprendizagem como metodologia ativa.
Formada em Comunicação Social pela FAAP, com pós-graduação em Marketing de Negócios pela ESPM-SP. Especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo CEATS-FIA e como consultora em sustentabilidade pela consultoria Migliori e pelo SENAC-SP. Especialista em jogos cooperativos, cultura de paz, vivências com a natureza (Sharing Nature Worldwild) e agente socioambiental (Curso: Carta da Terra em Ação) pela UMAPAZ – Universidade Livre de Meio Ambiente e Cultura de Paz – Prefeitura de São Paulo. Diretora voluntária na ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Designer de informação e profissional de colheita gráfica com especialização na Holanda, pela Model MInds. 

Roberto Padovani

Compendium Data Science e Coordenador GT Educação ABRAPS

“Estatístico formado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE / IBGE, com mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas pela mesma instituição. Concluiu o MBA em Big Data e Business Analytics pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Sua atuação profissional começou como bolsista do IETS onde trabalhou com o pesquisador Ricardo Paes de Barros na produção de indicadores estatísticos. Teve como experiência profissional passagens pelo setor público estadual (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH) e municipal (Instituto Pereira Passos – IPP). Em seguida, foi responsável pelo controle de amostra das pesquisas de sondagens do comércio, consumidor, indústria, indústria da construção e serviços da Fundação Getúlio Vargas. Atuou como analista do laboratório de estatística da área social do Itaú. Atualmente é sócio-diretor da Compendium Data Science. A empresa apoia projetos de impacto social através de uso de dados para tomada de decisão com base em evidências.”

DIA 27 DE NOVEMBRO : 14:30 às 16:00 h

Diversidade para empresas que querem prosperar

Desafios da caminhada de transexuais e negros no mundo corporativo e a importância de sua representatividade

Assista este painel em seu canal favorito

Benilda Regina Paiva Brito

CO-fundadoras do Odara Instituto da Mulher Negra

Sou uma mulher negra, lésbica, feminista, mãe e avó. Pedagoga e Mestre em Gestão Social/ Administração UFBA. Militante histórica de Movimento de Mulheres Negras e Feminista, iniciei a militância nos Movimentos de Pastoral de Juventude na Igreja Católica ainda no contexto da Teologia da Libertação. A luta em prol dos direitos humanos, principalmente das mulheres, iniciou-se muito cedo. Fui Assessora da Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte e Coordenadora do Benvinda – Centro de Apoio à Mulher, onde atendia mulheres em situação de violência. Professora da PUC/MG, de direitos humanos, no IV período de direito, dedico minha atuação a luta em combate do racismo, do sexismo, da lesbofobia e de todas as formas de violência e opressão.

Guilherme Gobato

Sócio-fundador e Consultor em D&I pela Diálogos Entre Nós

Economista pela USP – SP com Especialização em Política e Relações Internacionais (FESPSP) e apaixonado por Diversidade e Inclusão. Sócio-fundador e Consultor pela Diálogos Entre Nós | Diversidade e Inclusão, consultoria focada na interseccionalidade das pautas Étnico-raciais, LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência, Igualdade de Gênero e Geracional.

Membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-SP. Colunista do Great Place to Work (GPTW), onde foi Avaliador Externo (2012 a 2019) em rankings nacionais.

Jaqueline Gomes de Jesus

Professora - Instituto Federal do Rio de Janeiro

Professora de Psicologia no Instituto Federal do Rio de Janeiro, Pós-Doutora pela Escola Superior de Ciências Sociais da FGV e seu foco de produção é pesquisa e aulas nas áreas de saúde do trabalhador, gestão da diversidade, trabalho, identidade social e movimentos sociais, com ênfase em gênero, feminismos, orientação sexual e cor/raça. Ela é autora do livro “Transfeminismo: Teorias e Práticas” e se tornou a primeira mulher preta transexual a receber a medalha Chiquinha Gonzaga. Uma das poucas mulheres trans doutoras no Brasil, ela se destaca por combater diariamente o lugar que é imposto pela sociedade para corpos como o seu.

Reinaldo Bulgarelli

Sócio-diretor da Txai e Conselheiro ABRAPS

Sou sócio-diretor da Txai, educador e atuo na área social desde 1978, sobretudo com direitos humanos.
Sou coordenador da área de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Terceiro Setor do Programa de Educação Continuada na FGV/SP, professor da UNICAMP no Instituto de Economia – Curso de Especialização em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, do Instituto Palas Athena, Sustentare (Joinville) e Fundação Dom Cabral.

André Tuon

Coordenador do GT Diversidade & Inclusão ABRAPS

Com formação em Ciência Biológicas e Gestão Ambiental. Atuo com estratégias corporativas em sustentabilidade. Coordenador dos Grupos de Trabalho Visão ABRAPS e Diversidade e Inclusão da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS) – realizando e promovendo ações para disseminar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e a Agenda 2030. 

DIA 27 DE NOVEMBRO : 16:30 às 18:00 h

ISTO NÃO É UMA TREND:O MARKETING SUSTENTÁVEL VEIO PARA FICAR

Um painel com estudantes de comunicação e marketing para descobrirmos as aspirações e visões dos futuros profissionais do mercado.

Assista este painel em seu canal favorito

Bianca Manfredi

ESPM Social

Carla Creazzo

ESPM Social

Eduarda Medina

ESPM Social

Giovanni Gabaldo

ESPM Social

Heitor Martins

ESPM Social

Isadora Zuccolotto

ESPM Social

Luiza Guimarães

ESPM Social

Marina Quadros

ESPM Social

Marcus Nakagawa

Palestrante, Professor ESPM e Conselheiro ABRAPS

Palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. TEDx speaker. Professor da Graduação e MBA da ESPM, nas questões de ética, empreendedorismo, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social e terceiro setor. Coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Idealizador, fundador, ex-diretor presidente e atual conselheiro voluntário da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Doutorando em sustentabilidade  pela USP EACH; mestre em Administração pela PUC-SP; graduado em Marketing e Publicidade pela ESPM-SP.  Fundador e ex sócio da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira/ projetos para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina. Foi diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais; e já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé. Autor dos livros Marketing para Ambientes Disruptivos, Administração por Competências e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis Para Mudar o Mundo, Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa em 2019.

Márcio Mendes

Consultor da Marketing Sustentável

Márcio Mendes: Publicitário pela Puccamp; Consultor de Marketing pela Madia Marketing School; MBA em Gestão da Sustentabilidade na FGV; Empreendedor pelo Grupo MEGA SHARE, empresa de marketing ativa no mercado desde 1996 e Consultor da Mosai&CO, desenvolvedora de negócios sustentáveis. Diretor da Abraps – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, coautor e embaixador do Manifesto 17:30 (www.manifesto1730.com.br).

DIA 27 DE NOVEMBRO : 18:30 às 20:30 h

Happy Hour de Impacto com o Conselho:

Esta é uma mesa onde cabe todo mundo. Separe seu drink e petisco preferidos e participe deste happy hour virtual com os Conselheiros ABRAPS. Será um bate papo informal sobre os desafios para os 10 anos de contagem regressiva para os ODS da agenda 2030 e um brinde a todos que trabalham pelo desenvolvimento sustentável.

Inscreva-se para entrar nesta sala

Confira a programação de todos os dias do ODS Talks ABRAPS

Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio de Comunicação