Agenda completa de 23 de novembro de 2020

DIA 23 DE NOVEMBRO : 10:00 às 11:30 h

Riscos e Oportunidades Empresariais e ESG (Environmental, Social and Governance)

As 3 dimensões do ESG apresentadas por especialistas em cada aspecto: ambiental, social e governança. Juntos apontarão os caminhos para as organizações que trabalharem com ESG e colaborarem com o alcance dos ODS.

Assista este painel em seu canal favorito

Aline Aguiar

Especialista de Risco Socioambiental e Sustentabilidade - Rabobank .

Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e em Gestão do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas, Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista.

Histórico profissional de 11 anos em sustentabilidade e gestão ambiental em empresas de grande porte nos setores de proteína animal, açúcar e etanol e soluções financeiras e estratégias para o agronegócio. Experiência em Gestão de Risco Socioambiental no agronegócio, projetos de sustentabilidade na cadeia sucroenergética, projetos de mudança climática, Relatórios GRI e licenciamento ambiental.

Edinardo Nascimento

Gerente Corporativo de Saúde e Segurança - VLI

Graduado em Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Direito. Possui especialização em Engenharia Ferroviária, Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Economia e Gestão.

Profissional com mais de 12 anos de experiência em análise de risco, gestão de saúde, segurança e meio ambiente, liderança de times para construção de cultura de segurança, implementação e manutenção de ambientes de trabalho seguros para as pessoas, assegurando produção, qualidade e operações das companhias.

Wilson Gasino

Assessor da Presidência - SABESP

Wilson Gasino é jornalista e escritor, nascido em União da Vitória, interior do Paraná, e tem 54 anos. Atualmente é Assessor da Presidência da Sabesp, trabalhando na área de Comunicação, tendo atuado por 27 anos em jornais de diversos estados, como Gazeta do Povo (Curitiba), Jornal de Londrina, A Tarde (Salvador), Bom Dia Rio Preto e Diário de São Paulo. Formado pela UFPR em Jornalismo, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV, Master em Jornalismo pelo ISE /Universidade de Navarra e pós-graduação em Marketing pela FGV. É autor do livro reportagem “Histórias Sobre Corrupção e Ganância”, dos Romances “Distrópicos e “O Reino Místico dos Pinheirais” e do livro de contos “Impermanências.

Beatriz Ferreira

Coordenadora GT Cursos ABRAPS

Mestre em Energia e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista. Trajetória profissional de mais de 10 anos atuando em empresas multinacionais e nacionais de grande porte nos segmentos de Energia, Consultoria, Mineração, Logística, Engenharia, Indústria Química e Farmacêutica e área da Saúde, ocupando cargos estratégicos ao desenvolvimento sustentável.

Expertise em sustentabilidade, licenciamento ambiental, avaliação de conformidade de requisitos legais, análise de riscos, aspectos e impactos ambientais, operacionalização de Sistemas de Gestão Ambiental e de Sistema de Gestão Integrada. Forte histórico com implantação de programas de treinamentos corporativos em educação ambiental que resultaram em ganhos de conhecimento e de conscientização ambiental e que garantiram boas práticas e conscientização contribuindo assim com a sustentabilidade das companhias.

Mariana C. Malufe Spignardi

Coordenadora GT Cursos ABRAPS

Formada em Liderança para a Sustentabilidade, Harvard University; Gestão Responsável para a Sustentabilidade, Fundação Dom Cabral e especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia, USP. É mestre pela Architectural Association School of Architecture, mestre pela USP e Urbanista pela PUC Campinas. É membro da Comissão Estadual de São Paulo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e professora em diversas instituições de ensino.

Atua há mais de 15 anos em projetos de impacto sócio ambiental positivo. A experiência internacional com foco em Cidades Sustentáveis, se desdobrou em programas inovadores de gestão de resíduos, eficiência energética, gestão da água e redução de gases de efeito estufa-GEE, com forte atuação na cadeia de fornecedores. O reconhecimento de seu trabalho inclui o Prêmio Destaque da Odebrecht Realizações Imobiliárias, 2013; O Prêmio ADEMI RJ, 2014 – meio ambiente; A primeira certificação para bairros LEED ND – Leadership in Energy and Environmental Design Neighborhood Development na América Latina e a primeira certificação AQUA Bairros e Loteamentos do Rio de Janeiro.

DIA 23 DE NOVEMBRO : 14:30 às 16:00 h

Prêmio Jovem da Água de Estocolmo e Projeto Saneamento é Vida: desafios e soluções de saneamento para áreas isoladas

ODS 6 e o Projeto Prêmio Jovem da Água de Estocolmo etapa nacional e sua aplicação em projetos com estudantes de ensino médio; e os desafios de infraestrutura de saneamento básico nas grandes cidades (Rio de Janeiro) e experiência de pesquisa-ação em terras indígenas.

Assista este painel em seu canal favorito

Alexandre de Jesus

Professor - ETEC Irmã Agostina

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de São Paulo (Araraquara), Especialista em Ensino a distância pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Mestre em Ciencias pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Doutor em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É professor da Escola Técnica Estadual Irmã Agostina há 10 anos e é também Químico na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Álvaro Diogo

Especialista de Orçamento – Rotoplas

Tecnólogo em Hidráulica e Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2012), mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2017). Participou como secretário da Comissão de Estudos Especiais 077 da ABNT que revisou a ABNT NBR 15.527:2019 sobre aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis. Coordenou a etapa nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2020. Atua como especialista de orçamento na Rotoplas na unidade de negócios de tratamento de água e efluentes.

Andrea Borges de Souza Cruz

Diretora de Projetos - Gerar Arquitetura e Sustentabilidade

Arquiteta (UGF), Mestre e Doutora em Arquitetura (UFRJ). Pós-Doutoranda em Planejamento Energético (UFRJ). Foi aluna e professora da UGF. Sócia fundadora da Gerar Arquitetura e Sustentabilidade e co-fundadora da Caruá Negócios Sustentáveis. Docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local. Autora de livros e artigos científicos nacionais e internacionais com ênfase em Sustentabilidade, Arquitetura Popular, Planejamento Urbano e Gestão Ambiental.

Renata Ferraz de Toledo

Docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Educação Física Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Ciências Biológicas (Modalidade Licenciatura) pela UNESP, campus de Botucatu-SP (1997); Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP (1999); Mestre (2002) e Doutora (2006) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde  Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP. Possui Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da USP (2013). Docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Linha de pesquisa Gestão de Espaços Urbanos), do Programa de Pós-graduação em Educação Física (Linha de pesquisa: Promoção e Prevenção em Saúde), e de Cursos de Graduação na área da Saúde e Ciências Biológicas da Universidade São Judas Tadeu (USJT).  Professora Convidada do Programa de Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP. Professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família, do Centro Universitário São Camilo. Editora adjunta da Revista Ambiente & Sociedade. Pesquisadora do Projeto Temático Fapesp “Governança ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática” (Processo 2015/03804-9). Experiência nas áreas de interface da Educação, Saúde e Ambiente, especialmente, Saúde Ambiental, Educação Ambiental, Promoção e Educação em Saúde e Metodologias Participativas, como a Pesquisa-ação.

Olívia Gavioli

Coordenadora GT Saneamento & Recursos Hídricos ABRAPS

Mestre em Entomologia em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP , Tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Ambiental pela Fatec-SP , com especialização em Tecnologias Ambientais pelo Centro Paula Souza. Atuou como educadora ambiental com projetos de consumo consciente da água, descarte irregular de resíduos e a geração de vetores. Como consultora ambiental participou na elaboração dos planos municipais de saneamento básico das Bacias Mantiqueira, Litoral Norte e Paraíba do Sul e em planos de gerenciamento de resíduos sólidos. Colaboradora voluntária do projeto Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-SP e da organização do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo realizando o planejamento e a criação de conteúdo estratégico nas mídias sociais. Atualmente consultora ambiental em serviços de saúde com foco em controle ambiental para evitar a proliferação de vetores com criação do mapa de risco.

Patrícia Moreno

Coordenadora GT Saneamento & Recursos Hídricos ABRAPS

Tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Ambiental pela Fatec-SP e em Sistemas de Gestão Ambiental pela Estácio de Sá, com especialização em Perícia Ambiental pela Osvaldo Cruz. Educadora ambiental, consultora técnica em planos municipais de saneamento com foco na área rural e em projetos de tratamentos de sistemas alternativos de esgotos domésticos. Uma das autoras do livro colaborativo com a ABES-SP e a FEC-UNICAMP : “Tratamento de esgotos domésticos em comunidades isoladas : referencial para a escolha de soluções” e da elaboração do Termo de Referência para o Saneamento Rural para a BH- PCJ. Professora responsável pelo Curso online de ODS 6 da Escola Aberta do Terceiro Setor. Atualmente Coordenadora do GT Saneamento e Recursos Hídricos da ABRAPS, colaboradora voluntária do Comitê Lixo Zero (ABRAPS) e da Câmara Técnica Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES-SP.

Engajada nos temas ambientais, em especial: ODS 6, tratamento de esgotos em pequenas comunidades, resíduos sólidos, preservação das áreas verdes e parques, além de atuar com a promoção da educação sanitária e ambiental não formal. Tenho experiência com implementação de sistemas de tratamento de esgotos em comunidades isoladas, capacitação em gestão, em especial com cooperativas de catadores de material reciclável e em implantação de tecnologias para otimizar a gestão no processo de comercialização de seus resíduos, gerenciamento de projetos, elaboração de planos, programas, diagnósticos ambientais, relatórios, banco de dados, planos de saneamento e organização de eventos ambientais. Atualmente assessora técnica comercial do Grupo Rotoplas, atuando com soluções em eficiência hídrica.

DIA 23 DE NOVEMBRO : 16:30 às 18:00 h

Gestão de Áreas Contaminadas na Agenda 2030 e na Visão EESG

As áreas contaminadas sob o ponto de vista amplo dos aspectos ambientais, econômicos e sociais e seus impactos na governança pública e privada

Assista este painel em seu canal favorito

Amanda Oliveira

Assessora de Gabinete - Câmara dos Vereadores de São Paulo

Assessora Jurídica Parlamentar,  Advogada e Aluna da Escola Superior da CETESB, Especialização Latu Sensu (“Licenciamento Ambiental e Requisitos Técnicos)

Fernando Fonseca

CEO - Multi Capital Solutions

Economista com MBA em Finanças e certificado pelo International Integrated Reporting Council (IIRC) no Programa de Treinamento de Relato Integrado. Mais de cinco anos atuando como empreendedor em projetos relacionados às questões econômicas, ambientais, sociais e de governança (EESG, na sigla em inglês) por meio da consultoria Multi Capital Solutions, da qual é CEO e fundador.

Experiência de mais de 20 anos no segmento financeiro atuando como auditor e consultor nas áreas de comunicação corporativa e relações institucionais, período em que desenvolveu competências e habilidades no processo de elaboração de relatórios corporativos não financeiros que seguem as melhores práticas internacionais como a Global Reporting Initiative (GRI) e o International Integrated Reporting Council (IIRC).

É um dos coordenadores da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI), membro da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS), participante do Grupo de Pesquisa Accounting and Management Education for Sustainability (AME4S), ex-diretor executivo de sustentabilidade e relato integrado na Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contábeis (ANEFAC) e professor das disciplinas Governança Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial (RSE), além de ser instrutor do Programa de Treinamento de Relato Integrado.

Lilian Baida

Consultora de Risco Socioambiental – Santander

Desde 2014 faz parte da equipe de Risco Socioambiental do Banco Santander Brasil, avaliando clientes e projetos para identificar problemas como desmatamento ilegal, trabalho escravo, não conformidades legais e regulatórias. Realiza análises de crédito imobiliário e garantias, com foco em áreas contaminadas e outras questões ambientais. Antes de ingressar no Santander, trabalhou por 12 anos em consultorias ambientais (CH2M Hill, Aecom, Servmar, Engeo), em investigações de áreas contaminadas para diversos setores da indústria, como química, petroquímica, manufatura, óleo e gás, aterros sanitários e postos de gasolina no Brasil, Argentina, Jamaica, Porto Rico e República Dominicana. No início de sua carreira, fez parte da equipe de Riscos Geológicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Possui bacharelado em Geologia pela Unesp – Universidade Estadual Paulista e tem pós-graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas pelo Senac.

Rosa Ramos

Advogada e Conselheira Jurídica, Ambiental e de Responsabilidade Social da FIESP

Advogada , Conselheira Jurídica, Ambiental e de Responsabilidade Social da FIESP
Vice-presidente da Comissão de Direito da Mineração da OAB-SP.
Membro do GT de Sustentabilidade da Comissão de Meio Ambiente da OAB SP.
Presidente da Comissão de Direito Ambiental e Sustentabilidade da OAB de Santo André.
Frente Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Flávio Ferlini Salles

Doutor em Gestão de Áreas Contaminadas - PAR Ambiente Consultoria Ambiental e Coordeandor do GT Áreas Contaminadas ABRAPS

Profissional ABRAPS e coordenador do Grupo de Trabalhos em Áreas Contaminadas.

Consultor Ambiental com carreira iniciada em 1996, sócio-fundador da PAR Ambiente®, tem auxiliado empresas nacionais e multinacionais de todos os ramos de atuação na obtenção de soluções sustentáveis para problemas ambientais.

Membro do Conselho de Meio Ambiente – COSEMA – da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e Membro Colaborador da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo – OAB SP.

Pós-graduado com MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Doutor em hidrogeologia pela Universidade de São Paulo, onde também conquistou os títulos de Geólogo e Mestre em hidrogeologia.

DIA 23 DE NOVEMBRO : 18:30 às 20:30 h

TECNOLOGIAS PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES: Big data para o bem comum

A big data, muitas vezes envolvida com percepções negativas de invasão de privacidade e manipulação comercial, também pode ser uma grande aliada para trazer maior qualidade de vida, inclusão e justiça social. Este painel se dedica a explorar essas outras possibilidades do uso dos dados para o bem comum.

Assista este painel em seu canal favorito

Ana Addobbati

Diretora Executiva - Social Good Brasil

Diretoria Social Good Brasil, fundadora Women Friendly – iniciativa de combate ao assédio, Conselheira voluntária da Civicus Aliança pela Sociedade Civil Organizada, embaixadora da Human Rights Monitoring Iniciative, que levanta dados para monitorar o espaço civil nos países.

Ricardo Henriques

Diretor Superintendente do Instituto Unibanco

Economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social. Foi pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), assessor especial do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, durante 30 anos, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da UNESCO (2008) e a Rede de Vice-Ministros de Redução da Pobreza e Desenvolvimento Social do BID. Foi membro do Conselho de Administração do International Institute for Education Planning (IIEP-UNESCO) e, atualmente, é membro dos Conselhos: Anistia Internacional (Brasil), Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV),CIVI-CO, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), Fundação Itaú Educação e Cultura (FIEC), Instituto Natura, Instituto República e Todos pela Educação (TPE).

Vinicius Botelho

Sócio da BRCG e ex-Secretário do MC e MDS

É sócio da BRCG Consultoria e pesquisador associado do IBRE/FGV. Foi secretário nacional no Ministério do Desenvolvimento Social e no Ministério da Cidadania, tendo estado à frente da área de avaliação e monitoramento de políticas sociais, assim como da área de inclusão social e produtiva. É mestre em economia pela PUC Rio, com experiência em think thanks, organismos internacionais e governo na avaliação e redesenho de políticas públicas nas áreas de energia, economia, educação e desenvolvimento social.

Patricia Galante de Sá

RegeNarrativa e Coordenadora GT Inovação ABRAPS

Sócia da RegeNarrativa (@regenarrativa) e consultora-associada do GroupCaliber. Mestre pela FGV e especialista em Economia Regenerativa pelo Schumacher College/UK, é comunicóloga, administradora, autora e ativista

Confira a programação de todos os dias do ODS Talks ABRAPS

Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio de Comunicação