Dia 11 de dezembro de 2024 - Evento PRESENCIAL gratuito

O ESG como forma de gestão dos negócios ainda está em seu estágio inicial de compreensão para melhoria dos impactos positivos e de eliminação dos impactos negativos que qualquer empresa e negócio produz.

Reunimos especialistas de diferentes empresas e setores neste evento para acelerar a transformação para um modelo econômico baseado no desenvolvimento sustentável e para a mudança de comportamento das pessoas em sua relação com o planeta.

Confira a programação completa e participe

Local: TEATRO ESPM

Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo – SP

8:30 às 9:00h

Abertura para credenciamento

9:00 às 10:30h

Pós COP 29 e as aspirações da COP 30 Brasil

Pela primeira vez uma COP será no coração de uma floresta. Acordos e promessas das 29 primeiras COPs serão impactados com isso?

Patrícia Iglecias

Superintendente de Gestão Ambiental da USP

Professora e Superintendente de Gestão Ambiental da USP. É presidente do Instituto O Direito por um Planeta Verde. Advogada.

Foi a primeira mulher a presidir a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de SP. Foi, ainda, secretária do meio ambiente do estado de São Paulo.

Marta Dourado

CEO na Fundamento Grupo de Comunicação

Marta possui mais de 30 anos de experiência em projetos de marketing e comunicação nacionais e internacionais e é CEO na Fundamento Grupo de Comunicação, uma agência integrada com atuação em toda a América Latina. Marta também é conselheira do Instituto Baccarelli, graduada em psicologia e tem um forte histórico de atuação voluntária em causas sociais diversas.

Camila Sombra

ACNUR

Camila Sombra é Associada de Soluções Duradouras do Escritório da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em São Paulo. É Doutora e Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP) e advogada pela Universidade Federal da Bahia.

Reinaldo Canto

Diretor de Projetos Especiais, Portal Envolverde

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com 44 anos de experiência, Reinaldo é pós-graduado em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento. Ele atuou em várias das principais emissoras do país, trabalho no Greenpeace, Akatu e Ethos e tem uma longa trajetória em projetos focados em sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

10:30 às 10:45h

Intervalo

10:45 às 12:15h

Importância da Comunicação para o ESG para empresas

Fazer bem-feito o que deve ser feito antes de comunicar. Como fugir da tentação do greenwashing?

Christina Carvalho Pinto

Christina Carvalho Pinto é referência internacional na criação de novas visões para o universo da Comunicação Estratégica, da Sustentabilidade e da Mídia. Seu trabalho alia o poder das ideias criativas ao poder da consciência. Foi a primeira mulher na América Latina a presidir uma grande multinacional. Por 8 anos liderou como sócia e Chairperson para Latam o então maior Grupo de comunicação do mundo: o Young & Rubicam Group.

Eleita duas vezes pela Forbes “A Mulher Mais Influente do Brasil no setor de Marketing e Propaganda.”

Empresária, estrategista, palestrante, comunicadora e, acima de tudo, revolucionária, atua nas áreas de Cinema (hollunfilms.com) e Branding (hollun.com.br).

A visão estratégica de Christina foi decisiva para o sucesso de grandes marcas no Brasil e no mundo. Realizou estratégias de Branding para: Natura Perfumaria, Natura Homem, Instituto Mauá de Tecnologia, Sonae Shoppings, Brasilprev, Faber-Castell, Sonho de Valsa, Nestlé, Serasa Experian, Queensberry, Danoninho e muitas outras.

Descrente dos caminhos trilhados por grande parte das corporações, dedica-se hoje, prioritariamente, à sua produtora de cinema Hollun Films, nome fantasia da Conteúdos com Conteúdo, que cria e produz conteúdos inovadores e transformadores (documentários, séries para TV etc.), com mais de 400 programas e séries para TV e rádio produzidos e exibidos.

Fundou e presidiu por duas décadas o Grupo Full Jazz de Comunicação, eleito pela Fundação Dom Cabral como o melhor exemplo de inovação empresarial no País. A Full Jazz recebeu também o “Prêmio Eco de Sustentabilidade” da AMCHAM. Foi dentro do Grupo Full Jazz que nasceu a consultoria pioneira em Sustentabilidade Estratégica no país, a The Key (thekey.com.br).

A convite da ONU, participou do quarteto de especialistas internacionais escolhidos para definir a estratégia de desenvolvimento de lideranças com foco em Sustentabilidade nos mercados emergentes.

Em 2010 Christina cofundou a iniciativa Shift, que durante 5 anos reuniu mensalmente vinte dos maiores empresários brasileiros para dialogar sobre Legado Pessoal e contribuir com a formação de agentes transformadores. No Youtube: “Prêmio Shift Agentes Transformadores”.

Numa associação com um dos maiores ícones mundiais no que hoje chamamos de ESG – a economista evolucionária Hazel Henderson, falecida em 2022 – Christina criou e manteve por 10 anos a versão brasileira da grande plataforma global “Ethical Markets” (ethicalmarkets.com e ethicalmarkets.tv). A plataforma “Mercado Ético” recebeu o “Prêmio Jornalistas & Cia.” como o melhor veículo sobre Sustentabilidade no país.

Eleita “Profissional da Década” pela ABRACOMP; “Um dos Dez Maiores Empreendedores Brasileiros”, pela revista Empreendedor; e em votação aberta pela internet, “O Profissional de Maior Significado para a Criação Publicitária no Brasil nos últimos 20 Anos”.

Além das centenas de prêmios, entre eles vários leões em Cannes, o conjunto de sua obra vem recebendo diferentes reconhecimentos nacionais e internacionais.

Atuação em conselhos: ESPM, FGV, AMCHAM, CIEE, WWF, Instituto Avon, Instituto Jatobás, CDP-Carbon Disclosure Project e outros. Atualmente, preside o conselho da ong Bem Querer Mulher, referência no país na reconstrução da vida de mulheres e filhos vítimas de violência (bemquerermulher.org.br); participa do conselho do Movimento Imagens e Vozes de Esperança (ive.org.br). Articulista e palestrante de renome internacional, com discursos proferidos na ONU, Wharton University, Green Media Show, Women’s Forum for Economy and Society e outros ambientes privilegiados. Professora convidada da USP e da FDC-Fundação Dom Cabral. Membro-fundador do IVEPESP-Instituto para Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo. O pensamento inovador de Christina é hoje destacado em mais de 20 livros de diferentes autores

Louise Martins

Global Brand and Business Manager | Especialista em Inovação Sustentável – Natura

Com mais de 17 anos de experiência em marketing estratégico e comunicação, Louise atua na construção de marcas no setor de cosméticos desde 2015, com foco em perfumaria e sustentabilidade. Atuou diretamente na construção do reposicionamento e diretrizes de comunicação para a marca Natura Ekos, referência global em sustentabilidade e a primeira a obter selo UEBT no Brasil. Atualmente, é Global Brand and Business Manager na Perfumaria Natura, liderando projetos de inovação e estratégias de fragrâncias alinhadas ao ESG, como refilagem e retirada de plástico virgem. Especialista em narrativa de marca, acredita no impacto positivo das empresas por meio de práticas responsáveis e comunicação transparente.

Márcio Mendes

Consultor da Marketing Sustentável e Conselheiro Abraps

CEO da MARKETING SUSTENTÁVEL, Empresa B Certificada e Organização Parceira ABRAPS pelo Desenvolvimento Sustentável, consultoria que transforma o marketing com uma pegada de sustentabilidade ao mesmo tempo que inclui o marketing na jornada de ESG de seus clientes. Conselheiro e líder do Grupo de Trabalho Marketing Sustentável da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, coautor e embaixador do Manifesto 17:30. É Mentor de negócios e ESG no Founder Institute e advisor de startups em aceleração.

Marcus Nakagawa

Professor e Coordenador do CEDS - Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental e Diretor Presidente da Abraps

Professor da Graduação e MBA da ESPM. Coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Professor convidado do MBA da Fundação Dom Cabral e da PUC RS.

Idealizador e conselheiro voluntário da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Doutor em sustentabilidade pela USP EACH; mestre em Administração pela PUC-SP; graduado em Marketing e Publicidade pela ESPM-SP.

Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina. E já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé. Idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis (www.diasmaissustentaveis.com).

Autor de 9 livros e capítulos, entre eles Marketing para Ambientes Disruptivos, Administração por Competências e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis Para Mudar o Mundo, Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa em 2019.

12:15 às 13:30h

Pausa para Almoço

13:30 às 14:30h

Conheça a Abraps e as iniciativas reconhecidas pelo nosso Prêmio 5Ps

Conheça a Abraps e as iniciativas reconhecidas pelo nosso Prêmio 5Ps

Rosângela Melatto

Diretora Abraps

Doutoranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis , com foco em gestão da Economia Circular e tecnologias da Indústria 4.0, voltadas ao ESG e Inovação. Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, com estudos nas áreas de gestão, governança colaborativa, sustentabilidade e investimentos privados e de bancos multilaterais. Engenheira Química e executiva da área de Responsabilidade Corporativa e Comunicação, com mais de 25 anos de experiência que aconteceram em organizações multinacionais líderes em seus mercados de atuação, com foco em tecnologia. Foi responsável pelo desenvolvimento e condução de estratégias de comunicação, gestão de projetos, liderança de equipes, gerenciamento de crises, criação de alianças e implantação de modelos com potencial de replicação e melhores práticas. Premiada duas vezes pelo Benchmarking Brasil como gestora de projetos em Responsabilidade Corporativa, uma delas em modelo de replicação de voluntariado em empresas e a outra em educação EAD dentro de comunidades, projeto pioneiro no mundo. Como consultora, presta serviços a empresas e entidades sem fins lucrativos como Instituto Dom Bosco (gestão e captação de recursos) e Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pela Sustentabilidade (onde é atualmente Vice Presidente); como professora é docente do MBA em ESG e Inovação da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado; é palestrante e faz mediação de painéis sobre temas como gestão organizacional, ESG, valor compartilhado, Investimento Social Privado em entidades como a FIESP, universidades, associações; é mentora de projetos de iniciação científica.

Silvia Maria Louzã Naccache

Conselheira Abraps

 Empreendedora social, palestrante, avaliadora de projetos, conteudista, captadora de recursos e consultora na área de Voluntariado, Voluntariado Empresarial, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Terceiro Setor. Conselheira voluntária da ABRAPS.

Dirlei Bravin

GT Prêmios Abraps

Sou formada em Administração de empresas com MBA em Marketing e Comunicação. Após 20 anos de atuação na área de Comunicação e Marketing das empresas Folha de São Paulo e VR Benefícios direcionei minha carreira para projetos de impacto positivo, planejando e implementando projetos por meio de consultoria e prestação de serviços para agência de marketing de causa e start up de impacto social e ambiental. Coordeno, como voluntária, o GT Prêmios Abraps (Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável).

14:30 às 16:00h

Trend Topics do ESG

Em 2004 o conceito de ESG foi criado, em 2020 resgatado e entrou definitivamente para a gestão dos negócios. Para onde iremos com isso?

Taisa Costa

Sustainability Manager - Danone Brazil

Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil e entusiasta da economia regenerativa.

Advogada de formação, com experiência em escritórios de advocacia e multinacionais, migrou sua carreira para dedicar-se à Sustentabilidade há 8 anos. 

Atua desde então pela Jornada de Impacto Positivo da Danone, onde especializou-se em Mudanças Climáticas para implementar a estratégia do alimento como um catalizador das mudanças que queremos ver no mundo.

Liderou a certificação B CORP da Danone, a primeira grande indústria de alimentos a conseguir a certificação no Brasil, é adepta da visão de que socioambiental se escreve junto, e da Justiça Climática.

Cristine Naum

Professora e Consultora ESG

Experiência de 20 anos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos de logística, financeiro e varejo, atuando com ESG, sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade. Implantação de projetos com ênfase em Governança Corporativa e compliance ESG como relatórios e índices, políticas, estratégias de mudanças climáticas, economia circular, engajamento de cadeia de valor e lixo zero. Amplo conhecimento em investimento social na gestão de Institutos e Fundações além de leis de incentivo fiscal, parcerias com instituições do terceiro setor, voluntariado e programa de diversidade. Background em liderança em Marketing, Comunicação Institucional. Formação: graduação ESPM, MBA ESPM e IBMEC e mestrado pela ESPM.

Luiz Gustavo Talarico

Gerente de Sustentabilidade - Ambev

Com uma carreira de nove anos na Ambev, Luiz lidera a ação climática na América do Sul. É responsável pela definição e execução de estratégias e comunicação corporativa de sustentabilidade, tendo coordenado cinco edições dos Relatórios Anuais e de Sustentabilidade da companhia. Sua atuação também abrange o estabelecimento de mecanismos de gestão e governança de sustentabilidade para a Ambev.

16:00 às 16:15h

Intervalo

16:15 às 17:45h

Inovação, tecnologia e outros aceleradores do ESG

Inovar é preciso, mas será suficiente para colocar pessoas e empresas na jornada para o futuro mais sustentável?

Morganna Tito

Diretora IF e Community manager - Inovabra

Top 10 de Melhores Mentores do ano/2023. Community Manager do inovabra – Hub de inovação do Bradesco. Foi coordenadora de Comunidade na Abstartups, à frente do Inovativa hub. Consultora em Inovação e Ecossistema de startups, com ações voltadas ao desenvolvimento de startups e negócios, alinhado a estratégia e inovação com mais de 15 anos de experiência em comunidade, branding, comunicação corporativa, estratégia, inovação e desenvolvimento de novos negócios. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pela UFPE. Foi Gerente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia.

Thiago Mattio

Consultor sênior de sustentabilidade, Schneider Electric

THIAGO MATTIO possui formação acadêmica em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com duplo diploma pela École des Ponts Paristech (França), Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unaerp, MBA em Gestão de Empresas pela Université Paris 1 Pantheón Sorbonne e Paris-Dauphine (França) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis pela FEA-USP-RP.

Com mais de 18 anos de experiência em sustentabilidade, incluindo atuação em multinacionais e 7 anos na França (um dos países vanguardistas do tema), atualmente é desenvolvedor de negócios de sustentabilidade na Schneider Electric, no que tange estratégias ESG e climática e softwares para gestão de dados ESG. É também autor do livro Onze tons de felicidade no trabalho e professor convidado do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações sustentáveis FEA-USP-RP.

Lucas Infante

Fundador e CEO da Food to Save

Fundador e CEO da Food To Save , o aplicativo número um no combate ao desperdício de alimentos no Brasil. Empreendedor com mais de 12 anos de experiência dentro e fora do país, liderou um negócio na Espanha durante a pandemia, que deu origem à Food To Save. Hoje, a empresa é referência nacional em conscientização sobre o consumo sustentável e o combate ao desperdício de alimentos.

Wellington Porto

GT Inovação Abraps

Diretor de Operações no Teach the Future Brasil, Polímata Digital, Consultor de Inovação Estratégica & Impacto ESG, Transformador de Negocios & Professor. Atua há mais de 20 anos em Inovação,Novos Negócios e Supply Chain com experiências em grandes empresas e consultorias globais como Atlas Schindler, Light Energia e ACE Cortex. Foi Professor tutor na Universidade Mackenzie por 8 anos para disciplinas de empreendedorismo digital e inovação. Graduado em Administração, possui MBAs em Marketing e Mídias Digitais, além de ser mestrando em Educação, Artes e História da Cultura pela Mackenzie. É especialista em ESG e projetos de descarbonização, com certificações pelo GRI Institute, ESPM, Duke University, Yale e University of London. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/wellingtonporto-businessdesigner/

17:45 às 19:00h

ESG e o novo perfil de profissionais pelo desenvolvimento sustentável

A transformação pessoal que qualquer profissional deve buscar para gerar impactos positivos para a sociedade e planeta.

Lançamento do ebook “Pro-DS – Profissional pelo Desenvolvimento Sustentável: uma jornada para o futuro (a partir de agora!), produzido pelo GT Marketing Sustentável Abraps

Jaqueline Claro Polegatto

GT Marketing Sustentável Abraps

Engenheira Ambiental pela UNESP, Engenheira de Segurança do Trabalho pela PUC Minas e Pós graduada em Sustentabilidade: Meio ambiente, organização e negócios sustentáveis pela UNESC. Atualmente, Consultora de Sustentabilidade em uma empresa de logística reversa, atuando com Planejamento Estratégico de Sustentabilidade, Cultura Interna de Sustentabilidade e Engajamento de Stakeholders. Coordenadora do Grupo de Trabalho Marketing Sustentável da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável e do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, no tema Diversidade. Também membra do Diversity on Board, organização voltada à inclusão nos conselhos. Foi confundadora da DeliverZ startup, na qual o modelo de negócios era a logística reversa de embalagens de comida via entrega. Durante quase um década foi responsável por toda gestão ambiental do Município de Pirapozinho, em que entre as atividades, liderou uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis e construiu toda a estrutura, operação e educação ambiental do processo de coleta seletiva e triagem para reciclagem. Nessa posição, também foi responsável pela articulação e realização de um consórcio intermunicipal com principal produto, um aterro sanitário consorciado.

Marcos Cardinalli

GT Marketing Sustentável Abraps

Iniciou a jornada de estudos em sustentabilidade durante sua primeira formação em Administração com ênfase em Marketing (UNISAL) e buscou novas abordagens durante a graduação de Comunicação Social: Jornalismo (UNESP), na liderança de projetos de extensão e produção de pesquisa em jornalismo socioambiental, com a publicação de artigos acadêmicos sobre o tema e participação na Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental. Possui MBA em Marketing pela USP, destacando-se uma pesquisa sobre a relação entre reputação corporativa e ESG. Teve atuação como embaixador e membro da comissão técnica do “Premios Verdes”, relevante premiação internacional de sustentabilidade. É um dos coordenadores do Grupo de Trabalho Marketing Sustentável da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.

Márcio Mendes

GT Marketing Sustentável Abraps

CEO da MARKETING SUSTENTÁVEL, Empresa B Certificada e Organização Parceira ABRAPS pelo Desenvolvimento Sustentável, consultoria que transforma o marketing com uma pegada de sustentabilidade ao mesmo tempo que inclui o marketing na jornada de ESG de seus clientes. Conselheiro e líder do Grupo de Trabalho Marketing Sustentável da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, coautor e embaixador do Manifesto 17:30. É Mentor de negócios e ESG no Founder Institute e advisor de startups em aceleração.

Realização

Patrocinio

Apoio

Apoio de divulgação

Confira todas as edições do ODS Talks ABRAPS