Agenda completa de 25 de novembro de 2020

DIA 25 DE NOVEMBRO : 10:00 às 11:30 h

Biogás como alternativa energética

A energia do futuro precisa ser limpa, renovável e acessível a todos para atingirmos as metas dos ODS

Assista este painel em seu canal favorito

Camilo Terranova

Co-fundador e atual conselheiro da Impacto Energia S.A.

.

13 anos de experiência como consultor em estratégias para sustentabilidade para corporações sediadas no Brasil e no Reino Unido, bem como agencias multilaterais;

Atuou, pela Bloomberg New Energy Finance, como responsável na América Latina pela análise de mercados de carbono e tecnologias de baixo carbono;

Graduado em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Internacional pela Open University e Mestre em Tecnologia Ambiental com especialização em Sustentabilidade Empresarial pelo Imperial College London.

Enio Giuliano Girão

Pesquisador na Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza)

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFC). Mestre em Engenharia Agrícola (2006) e Engenheiro Agrônomo (1993) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Direito (UNICHRISTUS, 2008) e especialista em Direito Público (IESF, 2011). Pesquisador na Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza). Bolsista de Produtividade DTI-2 (CNPq). Administrador da Canteiro Soluções Ambientais. Possui experiência na área de uso e conservação de recursos naturais no Semiárido, atuando principalmente nos temas: Agricultura Familiar, Inovação Social e Tecnologias Sociais. 

Leandro Toledano

CEO da Biomovement

Representa com exclusividade para o Brasil a Homebiogas e a NUF Filtration, tecnologias israelense biodigestores de uso doméstico e sistemas tratamento de água e efluentes com presença mundial em mais de 100 países; empresário de sucesso, empreendedor e investidor em produtos e serviços com foco no desenvolvimento sustentável. Com foco nos resultados, viajou o mundo negociando produtos e serviços sempre em busca de termos uma sociedade mais justa e inclusiva, o meio ambiente preservado e acessível e economia com base na lucratividade para que este tripé se mantenha firme, seguro e perene. Voluntário global, já participou de várias ajudas humanitárias pelo mundo com foco em dar dignidade a pessoas que mal tem como sobreviver o dia a dia.

Luciana Caran

CEO Envolve e Coordenadora GT Orgânicos ABRAPS

Empreendedora desde sempre e com sólida carreira como executiva, Luciana sempre construiu pontes e procurou perceber as necessidades do ambiente para buscar soluções criativas, o que a trouxe à luta ferrenha contra o desperdício. 

Formada em Comunicação Social pela ESPM e em Hotelaria pela École Les Roches, além de dirigir a Envolve, startup de panos de cera, é Diretora Executiva da Campanha Somos Todos Amazonas e coordenadora do Grupo de Trabalho “Orgânicos: Produção, Aproveitamento e Destinação” na Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) onde também compõe o Grupo de Trabalho de Economia Circular 

DIA 25 DE NOVEMBRO : 14:30 às 16:00 h

Desafios e oportunidades de captar durante o COVID-19

A captação de recursos para os ODS antes, durante e pós a pandemia. O que mudou? O ponto de vista do financiador e do gestor.

Assista este painel em seu canal favorito

Alexandre Lima

Especialista de Sustentabilidade IFood

“Formado em Gestão Pública pela USP e com pós graduação em Gestão de Negócio e Sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral. Atua há 10 anos no setor de responsabilidade social e sustentabilidade, com passagens pelo terceiro setor e, especialmente, empresas. Nos últimos 2 anos, atua com especialista de sustentabilidade no iFood”

Andrea Imperador Peçanha Travassos

Coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis - IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas

Bióloga, pedagoga e especialista em Ciências Ambientais. Possui também MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP e formação executiva em Mensuração de Impacto para Organizações Sem Fins Lucrativos pela Harvard Kennedy School . Atua no IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, há mais de 20 anos, onde concentra suas ações no desenvolvimento institucional e captação de recursos. Coordena atualmente a Unidade de Negócios Sustentáveis, iniciativa que recebeu o prêmio Ford de Conservação Ambiental. Tem ampla experiência em temas relacionados a gestão e governança de OSCs e parcerias intersetoriais, onde tem concentrado sua atuação, especialmente através de MRC – Marketing Relacionado a Causas, onde tem experiências concretas e formação internacional. É responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gestão das parcerias institucionais com diversas empresas, nacionais e multinacionais, institutos e fundações. É atualmente integrante do Conselho da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos

Michel Freller

Criando Desenvolvimento Sustentável e Coordenador GA Captação ABRAPS

Empreendedor social, palestrante, professor, consultor e facilitador. Administrador público formado pela FGV-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos, tanto no Brasil, quanto no exterior. Participa ativamente de organizações sem fins lucrativos há mais de 40 anos. Como consultor, desde 1993, desenvolve seu trabalho com ênfase em planejamento da mobilização de recursos com e sem incentivos. Tem participado de diversos encontros de fundraising em diferentes países. É professor na pós-graduação do SENAC e da PUC/COGEA-SP e de cursos livres na rede Filantropia e autor do Guia sobre incentivos fiscais para captadores de recursos de OSCs (2017). Conselheiro do Instituto Filantropia, CIAM (Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar) e Fundação Ilumina, vice-presidente do conselho deliberativo da ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos) e fundador da Criando Consultoria Ltda.

DIA 25 DE NOVEMBRO : 16:30 às 18:00 h

Projeto Cidades Sustentáveis

A ABRAPS núcleo Rio de Janeiro convida especialistas para compartilhar Iniciativas de Impacto para Cidades Sustentáveis na década da Ação – Rumo a Agenda 2030.

Assista este painel em seu canal favorito

Andrea Borges

Arquiteta e Co-fundadora da Caruá Negócios Sustentáveis

Arquiteta (UGF), Mestre e Doutora em Arquitetura (UFRJ). Pós-Doutoranda em Planejamento Energético (UFRJ). Sócia fundadora da Gerar Arquitetura e Sustentabilidade e co-fundadora da Caruá Negócios Sustentáveis. Docente nos cursos de Arquitetura, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local. Experiência profissional nas áreas de Arquitetura, Planejamento Urbano e Ambiental, Construção Civil, Planejamento Energético com ênfase em Gestão Ambiental. Dedicada ao estudo e pesquisas nas áreas de Sustentabilidade, Interesse Social, Planejamento Urbano e Gestão Ambiental. Autora de livros e artigos científicos nacionais e internacionais.

Camila Chabar

Coordenadora de projetos de mudança climática e planejamento urbano sustentável - ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade

Profissional com mais de dez anos de experiência em temas de sustentabilidade em empresas multinacionais, setor público e organizações do terceiro setor. Formada em Relações Internacionais pela PUC – SP com estudos de extensão em Sustentabilidade e Responsabilidade Social na FGV -SP, e MBA em Economia e Negócios pela UFScar. Por três anos, assumiu a secretaria municipal de meio ambiente, agricultura e desenvolvimento sustentável de cidade do interior de São Paulo, com atuação destacada pela certificação Muncípio VerdeAzul oferecida pelo Estado de São Paulo, e também pelo Sebrae SP pelos resultados alcançados no plano de desenvolvimento da cidade. Ela também tem estudos internacionais na Islândia, Irlanda e Argentina. Desde 2018, Camila coordena projetos de mudança climática no Secretariado da América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade com atuação principalmente no Brasil, Colômbia e Argentina.

Flávia Cunha

Sócia-fundadora - Casa Causa

Apaixonada por engajar e conectar pessoas pela sustentabilidade e fomentar empreendedores nessa área, é psicóloga formada pela PUC-SP com mais de 20 anos de experiência executiva em desenvolvimento humano e sustentabilidade em grandes organizações, com extensa formação no Brasil e no Exterior. É embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil, representando o movimento Zero Waste International. Coordenadora do Grupo de Trabalho Lixo Zero na Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo desenvolvimento sustentável e sócia fundadora da Casa Causa.

Larissa Muse

Membro do IEEE Power & Energy Society / Smart Cities Community

Arquiteta e Urbanista | MSc. em Engenharia Urbana pela Escola Politécnica da UFRJ

Pesquisadora & consultora do setor de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes

Profissional associada à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes & Humanas (relacionamento Brasil-Atlanta)

Colaboradora do Grupo de Trabalho da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes (Ministério de Desenvolvimento Regional – Brasil)

Líder do Comitê de Marketing da IEEE Smart Cities Community (Região 3 – Sudeste dos EUA)

Vice-chair do Grupo de Trabalho do Projeto de Norma P2784 da IEEE e co-chair da IEEE Smart Cities Conference na América Latina

Natália Moraes

Sócia-fundadora - Escola21 e Coordenadora ABRAPS Núcleo Rio de Janeiro

Fundadora da Escola 21, acredita que a Educação é a principal ferramenta de transformação para um mundo sustentável. Formada em economia (UFRJ) e Mestre em Planejamento Energético (COPPE/UFRJ) com concentração na área de mobilidade de passageiros. Trabalha na Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, trabalhou como consultora no Ministério de Minas e Energia (MME), no Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Atua também como professora, autora e palestrante. Áreas de concentração nos ODS: 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis, 7- Energia Limpa e Renovável e 13- Ação contra a Mudança Global do Clima.

DIA 25 DE NOVEMBRO : 18:30 às 20:30 h

Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável

Como pessoas e empresas podem fortalecer suas parcerias para promover o desenvolvimento sustentável

Assista este painel em seu canal favorito

Bruno Assami

Diretor Executivo - Unibes Cultural

Bruno Assami, profissional com largo conhecimento em gestão organizacional no Terceiro Setor, tendo atuado nos últimos anos em grandes instituições referenciais do setor. Liderou no planejamento, implantação e estruturação de organizações e de projetos, na gestão estratégica e operacional. Atuou na gestão:

  • MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand;
  • Instituto Tomie Ohtake;
  • Instituto Itaú Cultural;
  • Dentre outros

Atualmente:

  • acumula a Direção Executiva da Unibes Cultural, novo centro cultural na cidade de São Paulo,
  • Diretor da Arena Cultural, projeto em execução para se tornar o primeiro polo difusor sobre a prevenção do câncer,
  • Conselheiro Cultural do Consulado de Portugal em São Paulo, como responsável por organizar o plano de atividades setoriais deste órgão
  • Representante da Fundação PROA para o Brasil, representando juntos aos Museus brasileiros e organiza um calendário de eventos internacionais.

Nesses últimos anos tem atuado como Consultor de organizações como:

  • ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial;
  • AFRESP – Associação dos Fiscais da Receita do Estado de São Paulo;
  • Secretaria do Estado de Cultura do Estado de São Paulo;
  • ABACT- Associação Brasileira de Arte Contemporânea.
  • Dentre outras

Além de atuar como Conselheiro de organizações como:

  • MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro;
  • ICCo – Instituto de Arte Contemporânea;
  • Virada Sustentável;
  • Aging 2.0;
  • ADUS; dentre outras entidades.
  • Dentre outras

Profissional com várias premiações, tanta na área cultural como:

  • Prêmio ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, pela trajetória profissional em 2019;
  • APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte
  • ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte,
  • ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, em 1998: Prêmio Nacional e Estadual – Boletim Externo; Prêmio Estadual – Publicação Especial; Prêmio Estadual – Projeto Institucional; Prêmio Estadual – Internet;
  • Dentre outras

É Cavalheiro da Ordem das Artes e das Letras do Governo da França e também condecorado com a Medalha de Mérito Consular pelo Governo de Portugal.

Carine Clever Galvão

Diretora de Sustentabilidade- SAAP

Formada pela FGV em administração de empresas em 1992, Carine é atualmente Diretora de Sustentabilidade da SAAP. Iniciou sua carreira no mercado financeiro como analista de investimentos. Depois de 10 anos, decidiu empreender na área de varejo com foco em consumo consciente. Em 2016, implantou área socioambiental na Vila Butantan, empreendimento que se tornou referência pela sua gestão responsável dos resíduos e por abrir suas portas para ONGs, associações e iniciativas com impactos positivos no meio ambiente e comunidade do entorno.

Debora Verdan

Coordenadora de conteúdo da Escola Aberta do Terceiro Setor

Débora Verdan, jornalista, especialista em Comunicação e Marketing, Gestão Cultural e Educação a Distância. Coordenadora de conteúdo da Escola Aberta do Terceiro Setor.

Ismael Rocha

CEO Next 49+ e Conselheiro ABRAPS

Doutor em Educação, Mestre em Sociologia, Pós-graduado em Marketing na UTA – USA, formação complementar na Finlândia, China e Canadá.  Diretor da ESPM por 20 anos e professor da Graduação e da Pós-graduação, atualmente Professor do MBA da UNIFESP.  Climate Reality Lider. Idealizador e diretor da ESPM Social. Vice-Presidente do Conselho da World Vision Brazil. Chief Academic Officer do ITEDUC – Institute of Technology and Education. CEO da Nextt49+.

Rosângela Melatto

RDM e ABRAPS

Rosângela Melatto, executiva da área de Sustentabilidade e Comunicação, com mais de 20 anos de experiência que aconteceram em organizações líderes em seus mercados de atuação. Foi responsável pelo desenvolvimento e condução de estratégias de marketing, gestão de projetos, liderança de equipes, gerenciamento de crises, criação de alianças e relacionamento interno e externo e implantação de modelos para melhores práticas.

 

Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis com estudos na área de investimento privado e gestão, é formada em Engenharia Química, pós graduada  em Comunicação Corporativa, com estudos de extensão em Sustentabilidade, além de diversos treinamentos no Brasil e Estados Unidos nas áreas de gerenciamento, finanças, planejamento, reputação corporativa e sustentabilidade.

 

Como Gestora Regional de Responsabilidade Corporativa da Intel na América Latina, foi responsável pelo desenvolvimento e implementação de políticas e práticas de Responsabilidade Corporativa que permitiram à Intel não só ser uma das melhores empresas para se trabalhar com práticas de RSE no país (Top 5 do Estadão) como, principalmente, manter seus colaboradores engajados nas práticas e serem embaixadores das mesmas junto a clientes e fornecedores.

Premiada duas vezes pelo Benchamarking Brasil como gestora de projetos em Responsabilidade Corporativa, é líder do Comitê Gestor Mujeres Del Pacífico e e do Comitê Gestor do Grupo Mais Unidos, uma associação entre o governo dos Estados Unidos, através da agência USAID e as empresas americanas no Brasil, é também colaboradora da  da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pela Sustentabilidade.

 

Alexandre Lima

Especialista de Sustentabilidade IFood e Coordenador do GT Parcerias ABRAPS

“Formado em Gestão Pública pela USP e com pós graduação em Gestão de Negócio e Sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral. Atua há 10 anos no setor de responsabilidade social e sustentabilidade, com passagens pelo terceiro setor e, especialmente, empresas. Nos últimos 2 anos, atua com especialista de sustentabilidade no iFood”

Confira a programação de todos os dias do ODS Talks ABRAPS

Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio de Comunicação