Dia 12 de dezembro de 2024 - Evento ON-LINE aberto nas redes sociais Abraps
O segundo dia do ODS Talks Abraps 2024 é dedicado para compartilhar exemplos concretos de sustentabilidade em cada região do Brasil.
Nossos Núcleos Regionais apresentarão como o ESG está sendo trabalhado pela ótica local, tanto por empresas globais, nacionais e também regionais.
Um evento aberto e transmitido em rede para qualquer pessoa que entenda que a sustentabilidade e o ESG depende do desenvolvimento local.
Confira a programação completa e participe pelas redes sociais Abraps
9:00 às 9:15h
Abertura com Diretoria Abraps
Ricardo Oliani
Conselheiro Abraps
Mentor de Startups no Founder Institute (fi.co). Desenvolve o portal Mercado Ambiental (www.mercadoambiental.com.br) focado na divulgação de ações para preservação e conservação meio ambiente, atua como articulista de blogs voltados a preservação e conservação ambiental e gamificação de processos corporativos. Possui joint-ventures com startups nas áreas de desenvolvimento de apps para a criação de games e aplicativos, logística reversa e gestão de resíduos sólidos, realiza palestras e facilitações para conferências e seminários. Sócio Fundador da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável; Coordenador de Projetos Sociais da Associação Tikun Olam, conselheiro de várias ONGs e atualmente atua na área de B2G na Biomovement Ambiental (www.biomovement.com.br).
9:20 às 10:45h
Apresentação de cases e boas práticas na região Sul
Paula Moletta
Nucleo Abraps Rio Grande do Sul
Empreendedora Socioambiental, Consultora em Sustentabilidade e Lixo Zero. Engenheira Sanitarista e Ambiental. Em 2020 e 2021 Coordenação do Calendário Pedagógico Lixo Zero. Consultora Lixo Zero Brasil onde atua na mobilização dos Eventos Nacionais e Internacionais de sustentabilidade e lixo zero. Sócia e Gestora de Projetos Socioambientais no Green Thinking Project. Fellows pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.
Elizandra Borba de Oliveira
Coordenada de Gestão Ambiental HED
Enfermeira, Mãe , Esposa e Curiosa.
Enfermeira de formação, apaixonada por Gestão Ambiental.
Atua no HED desde 1998 e em 2022 passou a Coordenar a Gestão Ambiental no HED. Com propósito disseminar a educação ambiental, fomentando a mudança de hábitos em mais de 1900 colaboradores em 2023 a GA passou a integrar o Programa Rumo Lixo Zero em parceria com a greenthinkinproject.
Case reconhecido e premiado no Top Cidadania da ABRH RS.
Flavia de Sá Sotto Maior
Co fundadora do Paraná Lixo Zero
Advogada, Especialista no Estado Democrático de Direito e em Direito Socioambiental. É Designer em Permacultura e em Sustentabilidade, há mais de 15 anos estuda e trabalha com mobilização e engajamento de pessoas pelo bem viver coletivo e pelos Direitos da Natureza.
É cofundadora da Rede Sustenta Paraná – Rede Paranaense para a Sustentabilidade na Gestão Pública, iniciativa que une órgãos públicos com objetivo de fomentar práticas e ações que visam trazer economicidade, eficiência e sustentabilidade para a administração pública e Co fundadora do Paraná Lixo Zero e Composta Paraná – que visam disseminar o conceito lixo zero e construir soluções para melhor gestão de resíduos no Estado do Paraná.
Istefani Carisio de Paula
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Professora Titular do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora dos cursos de Especialização em Gestão de Projetos e Economia Circular. Líder do Núcleo de Inteligência em Projetos e Sistemas – NiProS que alberga o projeto Hélice Consultoria. Coordena o projeto FAPERGS 02/2022 Cluster ECOAR – rastreabilidade de embalagens. Tem como áreas de investigação gestão de projetos, gestão do processo de inovação, criatividade e economia circular.
11:00 às 12:45h
Apresentação de cases e boas práticas na região Sudeste
Natalia Moraes
Núcleo Abraps Rio de Janeiro
Natália Moraes é economista e mestre em Planejamento Energético (COPPE/UFRJ) e atua como Diretora da Associação Brasileira dos Profissionais de Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS Rio de Janeiro) desde 2019. Na ABRAPS Rio lidera o GT Cidades Sustentáveis no qual desenvolve eventos como o ODS Talks Rio e o Happy Hour com Impacto e coordena projetos como o Green Tech Talks que discute a implementação de tecnologias para o desenvolvimento sustentável nas cidades da América Latina e Caribe. Também é Conselheira da Prefeitura do Rio de Janeiro, Integrante do HUB ODS Rio e do Energy Efficieny Hub da Agência Internacional de Energia. Na área de educação, Natália é CEO da Academia ODS, que tem como objetivo promover soluções Educacionais para o Desenvolvimento Sustentável.
Graziela Brum
Consultora de Marketing para Sustentabilidade - Compacto Comunicação de Impacto
Com mais de 12 anos de carreira e fundadora da Compacto | Comunicação de Impacto, com experiência e cases em marcas como Oficina Muda, Eletrobras, Farm Rio, Samsung, Smiles, PUC e Renner.
Fiorella Espinoza
Fundadora da Calidoscopi
Peruana, especialista em sustentabilidade, inovação e comunicação, com mais de 11 anos de experiência no desenho e gestão de projetos de triplo impacto. Mestre em Sociologia, Transformações Sociais e Inovação pela Universidade de Barcelona e licenciada em Comunicação pela Universidade de Piura, colaborou com instituições como o Ministério da Produção, Food and Agriculture Organization (FAO) e Pontifícia Universidade Católica do Peru, entre outras.
Fundadora da Calidoscopi, acompanha pessoas e organizações em sua transição para a sustentabilidade. É autora do livro “El arte de la reinvención” e criadora de produtos digitais como o curso “Green Jobs: Estratégias para uma carreira em Sustentabilidade e ESG” e o “Kit Eco Líder: Ferramentas para a Sustentabilidade”.
Diego Carbonell
Diretor de Sustentabilidade - LIGA RJ
Administrador, Integrante da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável do Fórum da ALERJ; Coordenador da Comissão Especial de Sustentabilidade do CRA-RJ; Membro da Comissão de Sustentabilidade Ambiental do CRCRJ; Diretor de Sustentabilidade na LIGA RJ.
14:00 às 15:45h
Apresentação de cases e boas práticas na região do Centro-Oeste
Ana Paula Daltoé Inglêz Barbalho
Núcleo Abraps Brasília
Bióloga e Mestre em Biologia Animal pela Universidade de Brasília, advogada pela UnB. Analista ambiental da carreira federal desde 2007. Coordenadora técnica do projeto FIB 2030 para implementação da Agenda 2030 da ONU e da Felicidade Interna Bruta. Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, turma 2020. Cofundadora da Rede Iberoamericana de Jovens Líderes. Vice-presidente da Comissão Justiça e Paz do Distrito Federal e membra da Coalizão em Defesa das Eleições.
Bióloga e Mestre em Biologia Animal pela Universidade de Brasília, estudante de Direito da UnB. Servidora pública federal desde 2007. Ouvidora do Serviço Florestal Brasileiro. Coordenadora técnica do projeto FIB 2030 para implementação da Agenda 2030 da ONU e da Felicidade Interna Bruta. Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, turma 2020. Cofundadora da Rede Iberoamericana de Jovens Líderes. Vice-presidente da Comissão Justiça e Paz do Distrito Federal .
Ouvidora do Serviço Florestal Brasileiro, Advogada, Bióloga e Mestre em Biologia Animal pela Universidade de Brasília. Analista ambiental da carreira federal desde 2007. Coordenadora técnica do projeto FIB 2030 para implementação da Agenda 2030 da ONU e da Felicidade Interna Bruta. Pesquisadora líder da maior pesquisa de felicidade escolar do mundo (2023). Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, turma 2020. Cofundadora da Rede Iberoamericana de Jovens Líderes. Presidente da Comissão Justiça e Paz do Distrito Federal.
Uma sonhadora em busca de um mundo mais justo e solidário, sou a primeira pessoa de minha família a frequentar uma universidade pública. Luto pela democracia e pela paz, sempre. Liderança pública, Ouvidora do Serviço Florestal Brasileiro, graduanda em Ciência da Felicidade, Advogada, Bióloga e Mestre em Biologia Animal pela Universidade de Brasília. Sou otimista, alegre e afetiva. Sou mãe da Beatriz e do Pedro, casada com Daniel. Em 2023, coordenei a maior pesquisa de felicidade escolar do mundo pelo projeto FIB 2030 para implementação da Agenda 2030 da ONU e da Felicidade Interna Bruta. Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, turma 2020. Presidente da Comissão Justiça e Paz do Distrito Federal. Tenho dois lemas:
“Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, sempre foi assim que o mundo mudou.” Margaret Mead
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” São Francisco de Assis
Armando Kokitsu
Núcleo Abraps Brasília
Analista de sistemas, servidor público federal concursado do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Participante do programa de educação executiva “Estratégias para Organizações Sem Fins Lucrativos/Organizações Não Governamentais” na John F. Kennedy School of Government da Harvard University (Harvard Kennedy School).
Doutor em Administração pela Universidad Nacional de Misiones (UNAM), Argentina. Estudos voltados para a aceleração do desenvolvimento sustentável com foco no lado humano das mudanças.
Experiência como professor universitário, assessor de planejamento estratégico, gerente de projetos e coordenador de programas de qualidade.
Diretor regional centro-oeste da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ecoeco.org.br) e membro do grupo de trabalho Políticas Públicas da EcoEco. Membro da The International Society for Ecological Economics (ISEE) e da Sustainability Transitions Research Network (STRN).
Coautor do livro “Economia Ecológica”. Capítulo 11: Modelo para Aceleração do Desenvolvimento Econômico Ecológico.
Revisor de metodologia de gestão de projetos corporativos. Desenvolvedor de conteúdo e instrutor de curso a distância sobre planejamento estratégico. Prestou consultoria interna em gestão de mudanças para um projeto nacional de automação de todo o processo judicial nos tribunais brasileiros.
Certificado em cursos oficiais do padrão internacional Global Reporting Initiative (GRI) para relatórios de sustentabilidade. Membro do Centro de Conhecimento Anticorrupção (Transparência Internacional Brasil). Responsável pela gestão de integridade no âmbito da Coordenadoria de Governança e Evolução Digital da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TST.
Certificado no processo de Gestão de Mudanças (lado humano) de acordo com as metodologias e ferramentas da Prosci, bem como no programa Prosci Train-The-Trainer, ambos reconhecidos pela Colorado State University – EUA.
Licenciado como facilitador do programa “Leading Bold Change Program”, um workshop interativo baseado nos best-sellers de John P. Kotter (Professor Emérito de Harvard), como “Leading Change” e “Our Iceberg is Melting: Changing and Succeeding Under Any Conditions” (Virginia, EUA).
Certificado pela International Association of Coaching Institutes (ICI), pela European Coaching Association (ECA) e pelo Metaforum International.
Objetivos: Aperfeiçoar habilidades e assessorar organizações em geral e comunidades por meio da análise de sistemas nas áreas de governança e transformação digitais, aceleração do desenvolvimento sustentável, gestão de transições para a sustentabilidade e gestão de mudanças organizacionais (lado humano), tendo como pilares a proteção e o respeito aos direitos humanos e o combate à corrupção.
João Paulo Barboza (JP)
FIB2030
Empreendedor Social com mais de 10 anos de experiência em inovação social, Felicidade Interna Bruta (FIB) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Graduado em Ciência da Felicidade pela Unicesumar, possui formações e especializações em Ciência do Bem-Estar para Adolescentes pela Universidade Yale, Gestão da Inovação pela CDT – UnB, e Cultura Digital e Inovação Cidadã pelo LABIC – Minc – UFRJ.
Como coidealizador da Plataforma de Desenvolvimento FIB2030, destaca-se na gestão e coordenação de projetos que integram FIB, ODS e inovação social. Entre suas principais realizações estão o co.desenvolvimento da maior pesquisa sobre FIB Educacional já aplicada no mundo, intitulada “FIB na Escola” ; cocriação da Plataforma de Projetos ODS – BSB2030; Coordenação da primeira Formação Educacional FIB+ODS
Humberto Mendes de Sá Formiga
Senado Federal
O Viveiro do Senado, inicialmente destinado ao cultivo de plantas para as áreas verdes da instituição, evoluiu para um centro de educação ambiental reconhecido com o selo de Sala Verde pelo Ministério do Meio Ambiente. Esse espaço contribui para a manutenção da biodiversidade local ao tempo em que também acolhe ações de inclusão social e de ensino de práticas sustentáveis à comunidade, visando atingir aos colaboradores do Senado, as escolas, a academia e as instituições que trabalham com pessoas com deficiência.
Em 2024, uma reforma significativa foi realizada para melhorar a acessibilidade e a sustentabilidade. O projeto foi impulsionado por um diagnóstico do Plano de Acessibilidade da Casa, que destacou a necessidade de tornar o local plenamente acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Foram implementadas adaptações como a pavimentação de 290 metros de trilhas acessíveis, a construção de rampas e a adaptação de banheiros, permitindo que todos os visitantes circulem pelo viveiro com segurança e conforto.
Além das modificações físicas, a acessibilidade digital também foi aprimorada. Uma plataforma inclusiva oferece áudio descrição, libras e legendas, facilitando o acesso a informações para visitantes com deficiências auditivas ou visuais com detalhes sobre as plantas estão disponíveis, via QR code.
A reforma também se manteve fiel ao compromisso com a sustentabilidade, utilizando materiais ecológicos como tijolos de solo-cimento e madeira de reflorestamento, e integrando tecnologias como energia solar e sistemas de captação de água da chuva. Essas práticas reforçam o papel do Viveiro como um modelo de construção sustentável.
Essas melhorias, coordenadas pelo Núcleo de Coordenação de Ações de Responsabilidade Social (NCAS) do Senado, consolidaram o Viveiro do Senado como um espaço de inovação e inclusão, promovendo a interação entre a sociedade e a natureza e garantindo que todos, independentemente de limitações, possam engajar-se plenamente na educação ambiental.
Dr. Guilherme Guimarães Feliciano
Conselho Nacional de Justiça
Professor Associado do Departamento de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP (admitido em 1º lugar por concurso de provas e títulos 01/2009). Livre-Docente em Direito do Trabalho e Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Juiz do Trabalho Titular da 1a Vara do Trabalho de Taubaté (São Paulo, Brasil). Doutor em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (2014). Coordenador do Curso de Especialização (Pós-Graduação lato sensu) em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho da UNITAU. Extensão Universitária em Economia Social e do Trabalho (Universidade Estadual de Campinas UNICAMP). Presidente da ANAMATRA (biênio 2017/2019). Vice-Presidente da ANAMATRA (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), gestão 2015-2107. Presidente da AMATRA-XV (Associação dos Magistrados d a Justiça do Trabalho da Décima Quinta Região), gestão 2011-2013. Membro do Conselho Editorial da Revista ANAMATRA de Direito e Processo do Trabalho (ANAMATRA / LTr). Membro do Conselho Editorial da Revista do Tribunal Regional do Trabalho da Décima Quinta Região. Juiz do Trabalho auxiliar da Vice-Presidência Judicial, de julho a dezembro de 2011, sob a gestão do Desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella no TRT15. Membro Vitalício da Academia Taubateana de Letras (cadeira n. 18). Coordenador do NTADT – Núcleo de Pesquisa e Extensão ?O Trabalho além do Direito do Trabalho. Entre 2005 e 2010, Professor Assistente Doutor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté (admitido em 1º lugar por concurso público de provas e títulos).
Kadmo Côrtes
Instituto Lixo Zero
Bacharel em Ciências Econômicas pelo UNICEUB, Pós-Graduado em Finanças e Marketing de Varejo pela FGV. Empreendedor com décadas de experiência e visão sistêmica sobre varejo de alimentação, padaria, confeitaria, conveniência, restaurante e cozinha industrial.
Possui experiência em formação de planejamentos estratégicos e no desenvolvimento de ofertas em função das demandas, contextualizadas as condições ambientais; desenvolvimento e implementação de produtos informacionais (planejamento tático e estratégias de oferta, demandas sociais, ambientais e demandas dos mercados); desenvolvimento e implementação de processos e procedimentos operacionais, voltados às instituições do terceiro setor e empresas varejistas; e experiência em organização de eventos internacionais, ações de endomarketing, Branding e design de interfaces.
Trabalhando com projetos de inovação desde os anos 2000, pesquisa, desenvolvimento e impacto social. É membro atuante nos foros de Discussão sobre Economia Verde, Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, Frente Parlamentar de Resíduos Sólidos e Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura.
Hoje, atua como:
▸Presidente Executivo do Instituto Desponta Brasil, indutor de projetos de impacto positivo, com destaque para o projeto de saúde oftalmológica “Em Um Piscar de Olhos” e “João de Barro – Do Barro ao Artesanato”, que promove o empreendedorismo junto a comunidades socialmente vulneráveis;
▸Fundador da Conta Giros – Circularidade na Mobilidade em especial pelos veículos pesados em prol da descarbonização do planeta;
▸Embaixador da SOFTEX – Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro, em prol do fomento da Transformação Digital Brasileira, criando, promovendo e executando iniciativas no âmbito nacional e internacional nas áreas de tecnologia e inovação.
▸Vice-Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, conectando academia, governos, especialistas e prestadores de serviços ao ecossistema Lixo Zero, Mentor e Coordenador Nacional do Programa Cidades Lixo Zero (Avanços Rumo a Destinos Sustentáveis), Plástico Social, Mínimo 3, idealizados pelo ILZB em colaboração com as Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis.
16:00 às 17:45h
Apresentação de cases e boas práticas na região do Nordeste
André Luís Macedo
Núcleo Abraps Ceará e Sócio Transforme
Gestor Ambiental pela Faculdade Pitágoras de Fortaleza.Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gerenciamento de Resíduos, atuando principalmente nos seguintes temas: Elaboração, gerenciamento e acompanhamento do plano de resíduos Sólidos; estudo de aplicação de sistemas de Compostagem Acelerada; Coleta e segregação de resíduos em eventos. Relatório de sustentabilidade de Resíduos; Relatório de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa para eventos; Compensação Ambiental; Implementação de ações socioambientais. Sócio-administrador na vertente comercial da empresa Transforme Serviços Verdes Consultoria em Sustentabilidade Ltda e Transforme Coworking Escritório Virtual Ltda. Organizador do evento ¨Feira Funerária Brasil¨, Imersão do Conhecimento e Nosso Encontro de Mulheres.
Rui Oliveira
Núcleo Abraps Ceará e Sócio Transforme
Graduado em Tecnologia e Gestão Ambiental pela Faculdade Pitágoras de Fortaleza. Pós-graduado em Projetos e Gestão de Resíduos Sólidos na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bolsista da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular. Parceiro de projetos de iniciação científica como foco em gerenciamento de resíduos em ambientes gastronômicos no Centro Universitário Pitágoras de Fortaleza. Consultor e Auditor do Instituto Lixo Zero Brasil. Atua como Gestor Ambiental na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gerenciamento de Resíduos, atuando principalmente nos seguintes temas: Elaboração, gerenciamento e acompanhamento do plano de Resíduos Sólidos; estudo de aplicação de sistemas de Compostagem Acelerada; Relatórios de sustentabilidade de Resíduos; Relatório de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa para eventos; Compensação Ambiental; Implementação de ações socioambientais. Sócio administrador da empresa Transforme Serviços Verdes Consultoria em Sustentabilidade Ltda. e Transforme Coworking Escritório Virtual Ltda.
Amanda Fonseca
Cantinho do Frango
Empresária e coproprietária do tradicional restaurante cearense Cantinho do Frango, em Fortaleza, lidera desde novembro de 2023 o projeto ODS no Cantinho. Essa iniciativa inovadora une sustentabilidade e responsabilidade social aos pilares do restaurante, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Sob sua liderança, o Cantinho do Frango implementou ações que não apenas fortalecem a conscientização ambiental, mas também geram impacto positivo na comunidade local. O projeto integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU ao dia a dia do restaurante, promovendo práticas sustentáveis e educativas que envolvem desde a equipe até os clientes, reforçando o compromisso com um planeta mais saudável e justo.
Carolina Mapurunga Azevedo
Carnaúba do Brasil
Doutora em Administração de Empresas pelo programa de Pós graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza e Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, pela Universidade de Fortaleza. Longa experiência como consultora de Marketing e gestora da 100Graus Comunicação e Branding que ganhou prêmios em criatividade em campanhas de marketing social. Atua como professora convidada das disciplinas de Gestão de Marcas e Marketing Digital do curso de Pós Graduação em Marketing da Universidade Unichristus. Atuou como representante discente durante seu curso de doutorado tendo exercido também durante o segundo ano do curso estágio docente na disciplina de Ética e Legislação Publicitária do Curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza. Também participou como pesquisadora do Núcleo de pesquisa de estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS ) da Unifor. Atuou como professora em diversos Cursos de Graduação e Pós Graduação e Educação à distância nas áreas de Comunicação Social , Publicidade e Propaganda , Marketing e Branding e Administração de Empresas das seguintes instituições de ensino: Faculdades Cearenses, Fanor, Faculdade Farias Brito, Faculdade CDL, Faculdade Ateneu, Faculdade Evolutivo, Centro Tecnológico Darcy Ribeiro e Unichistus. Durante o Mestrado acadêmico foi Bolsista do Curso pela FUNCAP.
Willian Kattah
Escola Vila Aprendiz
Administração Empresas – UFPE
Pós Graduado em Marketing- UFPE
– Diretor Geral do Coworking Renor Office
– Diretor Administrativo e Financeiro da Escola Vila Aprendiz
18:00 às 19:45h
Apresentação de cases e boas práticas na região do Norte
Rodrigo Huhn
Núcleo Abraps Belém e CEO AmazoniaTec
Há 25 anos empreendendo na Amazônia
Responsável pela maior editora de revistas no Norte
Investidor em tecnologias sustentáveis na floresta
Idealizador e fundador do Instituto AmazôniaTEC
Educação e tecnologia irão manter a floreste de pé
Hinton Bentes
AmazoniaTec
Possuo conhecimento na área de gestão estratégica, elaboração de KPI´s para empresas privadas, organização de metas de equipe e individuais, geração de acompanhamento de processos e procedimentos operacionais e avaliação de desempenho.
Atuo em projetos ligados ao varejo a mais de 20 anos, além de 15 anos de experiência treinamento de equipes e formações na área de gerenciamento de metas, negociação, marketing em organizações.
Atendendo empresas publicas, entidades de classe e instituições privadas em todo o Pará.
Sempre pronto para parcerias e intercâmbio de informações, ensino e aprendizagem através de metodologias ativas alinhadas com as mais modernas estratégias da gestão estratégica.
Paulo Victor Costa
AmazoniaTec
Inicialmente como voluntário em organizações sociais e entidades do terceiro setor contribuindo na execução de projetos sociais e culturais financiados via editais de fomento; posteriormente passei a ser contratado como autônomo em projetos específicos como analista de comunicação, comunicador social, analista de responsabilidade social e, também, como coordenador de projeto social. Possuo forte atuação com planejamento (objetivo, metas), execução de projetos sociais, monitoramento de indicadores de impacto, apresentação de resultados, e também, diálogo social, relacionamento comunitário, mediação de conflitos, gestão de crise, gerenciamento de stakeholder, avaliação e produção de relatórios finais de atividades. Atuação em projetos socioambientais direcionados a populações tradicionais, ribeirinhas, quilombolas e atingidas por grandes empreendimentos de infraestrutura, mineração, energia, entre outros.
20:00 às 20:45h
Visão da participação da ABRAPS na COP 30, que será sediada em Belém/PA, destacando o protagonismo do Brasil no cenário global.
Danielly Mello Freire
Gerente de Clima - Pacto Global
Mulher latina de ascendência multiétnica, do território Mata Atlântica, brasileira, indigenista, orgulhosa de saber de onde venho, nascida e criada em uma comunidade vulnerável, pude ascender socialmente e psicologicamente (classe C para B), por meio dos meus estudos na área ambiental e sustentabilidade.
Profissional apaixonada e dedicada à área de gestão estratégica de sustentabilidade, com atuação em gestão climática, responsabilidade social, estratégicas de mitigação e adaptação às mudanças do clima, implementação do software de gestão de dados sustentáveis, gestão sustentável de resíduos, sempre usando a Agenda 2030 como base norteadora das metas estratégicas.
Mestre em Ciências, pelo programa Ambiente, Saúde e Sustentabilidade pela USP, graduada em Engenharia Ambiental pela UNESP, especialista em Gestão de Supply Chain (EUA), pós graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho e bolsista 2024, formada em Advanced Topics of Business Strategies pela University of La Verne-CA.
Rosa Ramos
Conselheira secional e presidente da comissão permanente de meio ambiente da OAB SP
Advogada, Conselheira secional e presidente da comissão permanente de meio ambiente da OAB SP. Membro da Comissão Nacional de Direito Ambiental do Conselho Federal da OAB, Membro do Conselho de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – CONSEMA, Membro do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia de São Paulo, Membro da União Brasileira de Advogados Ambientais-UBAA, Membro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável-IBRADES. Membro da Associação Brasileira de Direito da Mineração – ABDEM.
Conselheira do conselho de meio, conselho jurídico e comitê de responsabilidade social da FIESP de 2010 a 2022.
Experiências:
COP 27-Egito
COP 28-Dubai
COP 29 – Azerbaijão
Climate Week – NY- 2024
Ricardo Oliani
Conselheiro Abraps
Mentor de Startups no Founder Institute (fi.co). Desenvolve o portal Mercado Ambiental (www.mercadoambiental.com.br) focado na divulgação de ações para preservação e conservação meio ambiente, atua como articulista de blogs voltados a preservação e conservação ambiental e gamificação de processos corporativos. Possui joint-ventures com startups nas áreas de desenvolvimento de apps para a criação de games e aplicativos, logística reversa e gestão de resíduos sólidos, realiza palestras e facilitações para conferências e seminários. Sócio Fundador da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável; Coordenador de Projetos Sociais da Associação Tikun Olam, conselheiro de várias ONGs e atualmente atua na área de B2G na Biomovement Ambiental (www.biomovement.com.br).
Apoio de divulgação