Agenda completa de 24 de novembro de 2020

DIA 24 DE NOVEMBRO : 10:00 às 11:30 h

Princípios Responsáveis para a Educação Executiva (PRME): contexto, desafios e oportunidades.

Como os Princípios para a Educação Executiva Responsável (PRME), iniciativa do Pacto Global da ONU, auxiliam as escolas de negócios e outras instituições de ensino brasileiras no desenvolvimento de novas habilidades e competências exigidas para os atuais e futuros “Líderes Sustentáveis”.

Assista este painel em seu canal favorito

Flavio Hourneaux Júnior

Docente Faculdade de Economia e Administração - FEA-USP

Graduado, Mestre e Doutor em Administração, pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) desde 2013. Representante da FEA-USP no PRME – Principles for ResponsibleManagement Education, da Organização das Nações Unidas e membro do Board do PRME Chapter Brazil. Editor da RAUSP Management Journal (Emerald Publishing). 

Priscila Borin Claro

Professora Associada - Insper

Professora Associada e Coordenadora de Responsabilidade Social e Extensão no Insper.

Ministra disciplinas nas áreas de Estratégia, Sustentabilidade e Negócios Sociais.

Desenvolve consultoria e pesquisa nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, bem como relatórios de sustentabilidade no padrão GRI.
Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre pela Universidade de Wageningen (WUR) na Holanda em Gestão Sócio- ambiental e e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras.

Foi co-chair do PRME Brasil de 2017 a 2019. 

Fernando Fonseca

CEO | Founder - Multi Capital Solutions e Coordenador do GT Geração de Valor ABRAPS

Economista com MBA em Finanças e certificado pelo International Integrated Reporting Council (IIRC) no Programa de Treinamento de Relato Integrado. Mais de cinco anos atuando como empreendedor em projetos relacionados às questões econômicas, ambientais, sociais e de governança (EESG, na sigla em inglês) por meio da consultoria Multi Capital Solutions, da qual é CEO e fundador.

Experiência de mais de 20 anos no segmento financeiro atuando como auditor e consultor nas áreas de comunicação corporativa e relações institucionais, período em que desenvolveu competências e habilidades no processo de elaboração de relatórios corporativos não financeiros que seguem as melhores práticas internacionais como a Global Reporting Initiative (GRI) e o International Integrated Reporting Council (IIRC).

É um dos coordenadores da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI), membro da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS), participante do Grupo de Pesquisa Accounting and Management Education for Sustainability (AME4S), ex-diretor executivo de sustentabilidade e relato integrado na Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contábeis (ANEFAC) e professor das disciplinas Governança Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial (RSE), além de ser instrutor do Programa de Treinamento de Relato Integrado.

DIA 24 DE NOVEMBRO : 14:30 às 16:00 h

Estratégia de Impacto Positivo e Economia Circular

A economia circular como alicerce das estratégias de impacto sociais e ambientais para as organizações e a Agenda 2030

Assista este painel em seu canal favorito

Anderson Penha

Sócio – Symnetics

Sócio da Symnetics, professor do Istituto Europeo di Design (IED SP) e L’École de Design de Nantes Atlantique, desenvolve uma rede internacional de inovação com foco em abordagens transdisciplinares, envolvendo (co)criação, design, futurismo e estratégia em projetos que gerem valor para a sociedade. É autor do livro “Design Estratégico – Direções criativas para um mundo em transformação”, colunista da ABC Design e desenvolve empreendimentos experimentais, criativos e sociais como o Pitch Fights,  casaSETE e @lixoinvisivel, cujo objetivo é criar um movimento que estimule experimentos com o lixo gerado em casa (homemade) e refletir sobre seus imapctos no dia a dia.

Christian Ullmann

Designer – Instituto Europeu de Design (IED)

designer porteño, maker predigital, formado em diseño industrial en la universidad de Buenos Aires – Argentina, reside no Brasil desde 1996, trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços

coordenador de projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e Latino américa, seus produtos e projetos receberam prêmios na Itália, Espanha, Brasil e Argentina

suas área de maior interesse e pesquisa são as questões sociais e ambientais, que desde o ano 2000 foram redefinidas como desenvolvimento sustentável

entrando na terceira década do século XXI reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social dentro de um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular

professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico

coordenador de projetos do centro de inovação IED brasil

sócio-diretor da iT Projetos

Daiane Dupim

Consultora IABS

Bióloga e mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP, nos temas de Economia Circular e Biomimética. Foi Fellow ABRAPS em 2019 e atualmente integra a equipe do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) pelo projeto “Maceió Mais Inclusiva através de modelos de Economia Circular”. Apaixonada por tudo que envolve inovação, desenvolvimento sustentável e geração de impactos positivos.

Janaina de Souza Leite

Coordenadora GT Economia Circular ABRAPS

Designer de Interiores, apaixonada por design, quer estudar formas de criar produtos mais saudáveis e hoje é Mestra em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pela mesma instituição com foco em conceitos de Ecologia Industrial, Economia Circular e Cradle to Cradle.

Participou do Laboratório de Economia Circular, Mobiliário e Empreendedorismo onde transformou cruzetas de postes de iluminação em mobiliário no Instituto Europeu de Design e teve seu protótipo exposto na Design Week.

Foi Fellow no programa Fellows Abraps que desenvolve profissionais que promovem o desenvolvimento sustentável por meio de Cafés de e Happy Hour de Impactos baseados nos ODS da Agenda 2030 da ONU, hoje é uma das monitoras da turma Fellows2020 e é Coordenadora do GT de Economia Circular.

DIA 24 DE NOVEMBRO : 16:30 às 18:00 h

Impactos da Economia Circular e do Cradle to Cradle nos ODS

Como a Economia Circular e o design Cradle to Cradle colaboram para inovar modelos de negócios e para atingir os ODS

Assista este painel em seu canal favorito

Diego Iritani

Consultor em Economia Circular - Upcycle Brasii

Fundador e CEO da Upcycle. Entusiasta de soluções inovadoras e sustentáveis através da Economia Circular. Possui mais de 108 anos de experiência em projetos de economia circular, atuando em empresas como Lojas Renner, Faber-Castell, Dow, Unilever e CNI. Doutor pela Universidade de São Paulo, Professor convidado no MBA de sustentabilidade da UFSCar e UFRGS. É membro do grupo de especialistas da ABNT para o desenvolvimento da norma de Economia Circular da ISO (ISO TC323).

Léa Gejer

Arquiteta, urbanista, consultora de Economia Circular - Ideia Circular/Flock Arquitetura

Apaixonada pela criação de produtos e espaços saudáveis, e vem aplicando em seus trabalhos ferramentas de pesquisa e design que têm o intuito de promover o impacto benéfico para os usuários e meio ambiente.

É arquiteta e urbanista (Unicamp) e mestre em gestão ambiental urbana (Wageningen University, Holanda), com especialização em Cradle to Cradle no ambiente construído. Atualmente, é doutoranda na Unicamp no programa de Arquitetura, Tecnologia e Cidades. Em 2019, recebeu o prêmio de “highly commended” pelo júri do The Circulars 2019 para a categoria Leadership (Liderança), iniciativa do Fórum Econômico Mundial e do Fórum Global de Jovens Líderes. É parte também do Grupo de Liderança para a Economia Circular do programa Solve do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA. Junto com o seu trabalho na Ideia Circular, Léa fundou a Flock, empresa de consultoria e design que aplica a circularidade e o Cradle to Cradle à arquitetura, planejamento urbano e produtos industriais. Junto a isso, vem ministrando workshops, palestras e cursos que abordam o design C2C em suas diversas escalas, desde produtos à arquitetura e cidades

Janaina de Souza Leite

Coordenadora GT Economia Circular ABRAPS

Designer de Interiores, apaixonada por design, quer estudar formas de criar produtos mais saudáveis e hoje é Mestra em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pela mesma instituição com foco em conceitos de Ecologia Industrial, Economia Circular e Cradle to Cradle.

Participou do Laboratório de Economia Circular, Mobiliário e Empreendedorismo onde transformou cruzetas de postes de iluminação em mobiliário no Instituto Europeu de Design e teve seu protótipo exposto na Design Week.

Foi Fellow no programa Fellows Abraps que desenvolve profissionais que promovem o desenvolvimento sustentável por meio de Cafés de e Happy Hour de Impactos baseados nos ODS da Agenda 2030 da ONU, hoje é uma das monitoras da turma Fellows2020 e é Coordenadora do GT de Economia Circular.

DIA 24 DE NOVEMBRO : 18:30 às 20:30 h

TECNOLOGIAS PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES: Blockchain para atingir os ODS

A tecnologia blockchain ainda é muito associada apenas às criptomoedas e pouco compreendida pelo público em geral. Mas pode ser uma grande fonte de soluções inovadoras para nos ajudar a cumprir os ODS da ONU.

Assista este painel em seu canal favorito

Carl Amorim

Country Manager, Palestrante, Instrutor e Pesquisador de Organizações Distribuídas – Blockchain Resarch Institute Brasil

Engenheiro, Doutorando em Adm de Empresas, DAOpreendedor serial, há 11 anos trabalhando com articulação de organizações distribuídas no Blockchain. co-iniciador da Prospera primeira DAO Brasileira, co-editor do livro Blockchain Revolution de Don Tapscott, executivo do Blockchain Research Institute no Brasil e coordenador da Pós Graduação em Blockchain da FGV.

Karla Córdoba Brenes

Fundadora - Satisfied Vagabonds e Cambiatus

Karla é Costarriquenha e Brasileira de coração, apaixonada pela sustentabilidade, a inovação, os novos tipos de dinheiro, as tecnologias exponenciais e os novos modelos organizacionais, incluindo o co-design de DAOs (Decentralized Autonomous Organizations) e moedas sociais implementadas com apoio da tecnologia Blockchain. Mestre em Desenvolvimento Comunitário. Co-Fundadora de Sustainability School, Satisfied VagabondsCambiatus. Co autora do New Money for Sustainability.  Singularity University Alumni e Fellow da Fundação Shuttleworth.

Renata Baião

Juíza do TJSP e pesquisadora do BRI Brasil

Juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo, pesquisadora do Blockchain Research Institute no Brasil, membro do Núcleo de Estudos em Direito Digital da Escola Paulista da Magistratura; palestrante sobre Direito Computacional e Blockchain; professora convidada do INSPER; Especialista em Direito Tributário e em Direito Processual Civil, curiosa observadora do mundo, apaixonada por tecnologia.

Bárbara Hartz

Comunidade da Inovação e Coordenadora GT Inovação ABRAPS

Jornalista e empreendedora da HARTZ New Thinking e Comunidade da Inovação, Bárbara Hartz é uma das pioneiras da cobertura jornalística da Tecnologia da Informação e Comunicações (TI/TICs) e atuou no mercado da comunicação corporativa do setor por 22 anos.  Evangelista de inovação aliada à sustentabilidade desde 2004, coordena o GT Inovação da ABRAPS e dedica-se especialmente à articulação de projetos e estudos de futuro das Economias Digital e Circular e da Blockchain.

Confira a programação de todos os dias do ODS Talks ABRAPS

Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio de Comunicação