Evento Presencial no Planetário da Gávea - RJ

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFISSIONAIS PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e ACADEMIA ODS, com apoio da PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, apresentam:

ODS Talks Rio +30 - Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades

O ano 2022 marca os 30 anos da primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) que foi um marco nas discussões para conciliar o desenvolvimento socioeconômico e a utilização responsável dos recursos naturais, criando o conceito de desenvolvimento sustentável. O evento foi precursor de acordos globais, como a Agenda 2030 e o estabelecimento da Conferência das Partes (COP), na qual os países se comprometeram a se reunir anualmente para discutir a adoção de medidas de mitigação da emissão de gases de efeito estufa.
 
Nesta maravilhosa oportunidade, o Rio de Janeiro recebe a primeira edição do ODS Talks, evento já consagrado pela ABRAPS em suas oito edições nacionais. Com o tema Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades, convidamos: governos, empresas, academia, sociedade civil, investidores e cidadãos a se juntarem a nós numa discussão sobre a implementação de tecnologias nas cidades e sua contribuição para o alcance da Agenda 2030 (ONU) e do Acordo de Paris, sem deixar ninguém para trás.
 
Dia 21 de novembro de 2022, no Planetário de Gávea (RJ), presencialmente, das 10h às 13h

Modo: presencial

Local: Planetário da Gávea, RJ. Endereço: Planetário da Gávea. Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ.

Programação

10h00_10h30:

Painel de boas vindas: Da Eco 92 a Rio +30 e o papel das tecnologias

  • Ana Lúcia Stockler – Diretora de Eventos ABRAPS
  • Natália Moraes – Diretora ABRAPS Rio de Janeiro

10h35_11h15:

Painel: Sustentabilidade e Mudanças Climáticas na Cidade do Rio de Janeiro

Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) e Introdução à Governança Climática

  • Daniel Mancebo – Coordenador Geral do Escritório de Planejamento – EPL, Prefeitura do Rio de Janeiro.

Geógrafo e mestre em gestão territorial. Coordenador geral do Escritório de Planejamento da SUBPAR da Secretaria de Fazenda e Planejamento. Atualmente responsável pela coordenação do comitê de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, estrutura que congrega 40 órgãos municipais e metropolitanos. É responsável ainda pela coordenação técnica do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática e do Plano Estratégico 2021-2024. Tem ainda a missão de promover a articulação da agenda 2030-ODS e do planejamento metropolitano ao planejamento municipal. Também estabelece as diretrizes e orientações para o planejamento de ações em sustentabilidade e resiliência da cidade. Funcionário de carreira desde 2009, foi responsável pela coordenação do Plano Diretor da cidade em 2011, e da proposta de Lei de Uso e Ocupação do Solo apresentada em 2013. Coordenou ainda por 6 anos o Comitê de acompanhamento do Plano Diretor.

Taxonomia dos ODS associados às Mudanças Climáticas

  • Christina Barbosa – Diretora By Conn/ Gestão Estratégica de Sustentabilidade/ESG.

Doutora em Administração, especializada em Sustentabilidade e TI, arquiteta e certificada como PMP e em GRI. Diretora da By Conn – Gestão Estratégica de Sustentabilidade/ESG. Professora na FGV e na PUC-Rio em ESG e Gestão. Coautora de livros  em Sustentabilidade, Gestão, Gerenciamento de Projetos e PMO. Atua no Conselho da Cidade – Prefeitura do RJ, no PMI Diversity, Equity & Inclusion Global Insight Team e no Climate Reality Project. Atuou no PMI, na Comissão Brasileira para o Relato Integrado e no Grupo Mulheres do Brasil.

Planejamento e Governança Climática

  • Carlos Goes – Arquiteto no Escritório de Planejamento – EPL, Prefeitura do Rio de Janeiro.  

É graduado em Arquitetura (FAU-UFRJ, 1986), mestre em Arquitetura/Conforto Ambiental (FAU-UFRJ, 1992), pós-graduado em Gestão Municipal (COPPEAD-UFRJ, 2014), com Treinamento Executivo em Gestão Pública (Columbia University, 2015).  Carlos Augusto trabalha na Prefeitura do Rio de Janeiro desde 1992; e colabora com sua política climática desde 2011. Atualmente trabalha no EPL – Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, tendo participado na elaboração do PDS – Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (publicado em 2021), do Grupo de Trabalho para a Criação da Bolsa Verde do Rio (2021), e colabora na implantação da Governança Climática na Cidade, através do Orçamento Climático e da Estratégia de Neutralização de Carbono.

11h20_12h00:

Painel: Construindo cidades sustentáveis e inteligentes.

Sustentabilidade e tecnologia nas instituições de ensino

  • Aline Trigo – Doutora em Filosofia. Chefe da divisão de estrátégia de sustentabilidade Ambiental Institucional CEFET/RJ.

Doutora e Mestre em Planejamento Ambiental (PPE) da COPPE/UFRJ e Graduada em Engenharia Química (UFRJ) e Licenciatura em Química (UERJ). Professora dos cursos de ensino superior do CEFET/RJ. Desenvolve projetos institucionais de extensão e de iniciação científica. Atualmente, é chefe da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI/DIGES/CEFET/RJ). Publicou artigos em periódicos e em eventos nacionais e internacionais. Possui capítulos em livros publicados/ organizados, além de produtos tecnológicos. Atua na área de meio ambiente, com ênfase em gestão ambiental, educação ambiental, economia ambiental e saneamento ambiental. Em suas atividades profissionais interagiu com 23 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Impacto das tecnologias verdes para a Agenda 2030

  • Natália Moraes – Diretora ABRAPS Rio de Janeiro. CEO Academia ODS.

Economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Intercâmbio no Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (Portugal) e é Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Trabalha na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) desde 2008, onde realiza estudos que subsidiam as políticas do Ministério de Minas e Energia (MME). Atualmente é Diretora da ABRAPS Rio de Janeiro onde coordena o grupo de Cidades Sustentáveis e o Projeto Green Tech Talks América Latina. Natália é autora de vários livros e Diretora Executiva da Academia ODS.

Sistema de indicadores para avaliação da sustentabilidade urbana

  • Alexandre Castro – Doutorando em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento – UAb Lisboa. Associado

Doutorando em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (UAb Lisboa). Mestre em Administração de Empresas (PUC Rio). MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV-RJ). Bacharel em Economia (PUC Rio). Pesquisador colaborador do CENSE (Center for Environmental and Sustainability Research – Lisboa). Climate Reality Leadership Corps (The Climate Reality Project). Professor da Universidade Estácio de Sá. Coordenador Geral de Ensino a Distância do Centro Universitário São José. Consultor especialista em projetos de planejamento estratégico, desenvolvimento sustentável e gestão baseada em OKRs.

Atuação do Estado do Rio de Janeiro na Agenda 2030

  • Agatha Tommasi – Assessora Técnica da Diretoria Executiva da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável / Gov RJ.

Escritora. Engenheira Ambiental pela PUC-Rio com intercâmbio na Universidade Eberhard Karls de Tübingen, Alemanha. Mestre pela PUC-Rio em Metrologia com foco na mensuração do Desenvolvimento Sustentável. Especialista Convidada para América Latina e Caribe na Task Force para a construção do IX Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO. Em 2017 cursou o primeiro módulo da Universidade Inkiri de Piracanga se aprofundando na conexão com a natureza. Ponto focal da América Latina e Caribe (2015-2018) no Parlamento Mundial da Juventude pela Água e cofundadora do capítulo Brasileira PNJA (2015-2018).

12h10_12h50:

Painel: Tecnologias e sustentabilidade: atuação das empresas.

Inovação e Energia – EnGuia

  • Rosana Corrêa: CEO EnGuia e líder em inovação

Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA em gestão de projetos.

Sócia fundadora da Casa do Futuro, empresa que presta serviços de consultoria em performance, eficiência hidroenergética e tecnologia na área da construção civil. Professora de cursos de pós-graduação, ministrando aulas de Aspectos Ambientais da Construção, Gestão Integrada de Projetos, Eficiência Energética, Inovação, entre outros. Co-fundadora da EnGuia, uma premiada startup do setor de energia. Hoje é gerente de Inovação em energia na Mitsidi.

Mobilidade Inteligente – Nissan Brasil

  • Ana Luiza Silva: líder em sustentabilidade Nissan do Brasil e Fellow Abraps

Atualmente, atua como Gerente de Sustentabilidade da Nissan Brasil e tem sua  Carreira desenvolvida em empresas multinacionais, nacional e terceiro setor, sempre com atuação na área de sustentabilidade.

Possui 13 anos de experiência na área e atualmente é doutoranda em Ciências sociais pela FGV. Complementa sua formação a graduação em Ciências sociais pela UFRJ, pós graduação em Economia e Gestão da Sustentabilidade pela UFRJ, MBA em Marketing pela FGV e Mestrado em Ciências sociais pela UFRRJ.

Cidades digitais e mudanças climáticas – Mitsidi Eficiência Energética

  • Juliana Benévolo: Analista em Eficiência Energética

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal Fluminense e mestranda em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio e Universidade de Braunschweig, possui experiência na área de projetos e construção civil.

Atualmente atua na área de consultoria em eficiência energética para edifícios comerciais e residenciais na Mitsidi, além de apoiar na realização de estudos envolvendo eficiência energética, mitigação das mudanças climáticas e gestão de carbono.

.

Lixo Zero – IMPACTA Consultoria de sustentabilidade

  • Rodrigo da Silva Oliveira – sócio fundador da Impacta Consultoria de Sustentabilidade

Bacharel em Química, pós graduado em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ. Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil no Rio de Janeiro e sócio fundador da Impacta Consultoria de Sustentabilidade.

12h50 a 13h:

Comentários finais e encerramento do evento

Organização

Apoio

Patrocínio

Apoio de divulgação