O ano de 2023 marcou o meio caminho entre 2015 e 2030.

Isto mereceu uma reflexão sobre que mudanças devemos impulsionar para alcançar as metas estabelecidas na Agenda 2030 (ONU).

O tema da 2ª edição do ODS Talks ABRAPS Núcleo Rio foi CIDADES e EMPRESAS.

Confira a programação deste evento que reuniu governantes, empresas, academia, sociedade civil e cidadãos discutindo como deve ser o papel das empresas na prática da sustentabilidade e qual o papel das cidades para impulsionar a Agenda 2030.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

9:00 às 9:30

Recepção dos participantes

9:30 às 9:45

Abertura: Apresentação Abraps / ODS Talks

9:45 às 10:15

Situação da Agenda 2030 Mundo e Brasil – Qual é o papel das empresas e do Pacto Global da ONU no Brasil?

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. No Brasil, o Pacto Global apoia as empresas a trabalharem de forma assertiva em direção aos ODS e Agenda 2030, além de ter iniciativas próprias que contribuam diretamente com os objetivos.

Keitt Lomiento

Pacto Global da ONU no Brasil

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Sociologia pela mesma Universidade. Atuou por 16 anos como líder de projetos na área da saúde da mulher e infanto-juvenil e monitoramento e avaliação no Terceiro Setor. Em 2021 iniciou sua trajetória no Pacto Global como coordenadora do Movimento Salário Digno. Atualmente é Coordenadora de Conhecimento no Pacto Global da ONU no Brasil.

10:15 às 10:40

Tecnologias verdes para o impulso da Agenda 2030

Consideradas propulsoras do desenvolvimento e inovação para os próximos anos, as tecnologias emergentes verdes podem acelerar o alcance dos ODS, caso os desafios para sua implementação sejam adequadamente superados.

Natália Moraes

Diretora ABRAPS Rio e Idealizadora Academia ODS

Idealizadora e diretora executiva da Academia ODS – Educação para Sustentabilidade. Atua como diretora voluntária da ABRAPS Rio de Janeiro onde coordena o GT Cidades Sustentáveis e realiza projetos, tais como o Green Tech Talks América Latina. Natália trabalha na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) há 15 anos realizando estudos que subsidiam o governo federal na elaboração e políticas públicas, é professora do Conselho Regional de Economia e Conselheira da Prefeitura do Rio de Janeiro. Natália se formou em Economia pela UFRJ, é Mestre em Planejamento Energético (COPPE/UFRJ) e discente no doutorado em Sustentabilidade e Energia da CEFET-RJ. Autora e organizadora de diversos livros, palestrante e professora, acredita que a paz é o único caminho.

10:40 às 11:05

Cidade do Rio de Janeiro como benchmark de desenvolvimento sustentável

O Rio de Janeiro é uma inspiração para as cidades brasileiras quanto ao tema de planejamento sustentável. O Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS) é o instrumento que materializa uma visão da cidade construída coletivamente para os próximos 30 anos e, portanto é tema de interesse para todos os cidadãos.

Alan Nóbrega

Gerente de Articulação e Monitoramento de Planos – Escritório de Planejamento – EPL

Carioca de Realengo e fruto da educação pública municipal, é engenheiro civil pela UERJ, licenciado em matemática e possui especializações em engenharia e em gestão ambiental integrada. Em contato com a administração pública municipal desde o estágio de técnico em edificações, trabalhou em diversas áreas técnicas como habitação, saneamento, educação, transporte e planejamento. Atualmente, como Gerente de Articulação e Monitoramento de Planos, participa da supervisão da implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática da Cidade do Rio de Janeiro por meio do monitoramento da execução das ações previstas no plano.

11:05 às 11:30

Rio Cidade Cidadã: transversalidade e projetos colaborativos

O programa Rio, cidade cidadã abrange ações educacionais com foco em cidadania, responsabilidade e conscientização da população. Este painel nos convida a compreender o que na prática vem sendo feito e seus impactos na sociedade.

Fernanda Burla

Prefeitura do Rio de Janeiro

Carioca e vascaína de coração. Mãe solo da Maria Eduarda e apaixonada pelo poder transformador da Educação!

Mestre em políticas públicas pela UFRJ, pós-graduada em psicopedagogia institucional , graduada em pedagogia com especialização em gestão. Atuação na área de impacto social, oriunda do nicho da Educação, com construção de carreira expandida para setores de investimento social e  planejamento estratégico. Expertise nas atividades de fomento à participação social e liderança colaborativa no setor público. Experiência em projetos para a cidade, com especial atenção às estratégias de promoção da educação, diversidade, igualdade de gênero, inclusão, equidade, cooperação e paz e projetos transversais.

11:30 às 12:00

Voluntariado corporativo e impacto social

Entenda a relação entre voluntariado corporativo, responsabilidade social e projetos de alto impacto social para a nossa sociedade. Por que precisamos cada vez mais desenvolver programas estratégicos de voluntariado corporativo no Brasil e em especial no Rio de Janeiro?

Erika Laun

Making the Difference – Consultoria de Voluntariado Corporativo

Diretora da Making the Difference, consultoria de voluntariado corporativo. Especialista em ESG, Diversidade e Inclusão (D&I), Agenda 2030, Gestão Socioambiental, Planejamento Estratégico e Indicadores de Sustentabilidade Empresarial. 20 anos de experiência profissional, dos quais 12 anos como funcionária concursada de Furnas, liderando projetos ESG.

12:00 às 14:00

Intervalo para almoço

14:00 às 14:50

O poder transformador das Empresas B

Conheça o movimento que vem redefinindo o conceito de sucesso para os negócios

Lilian Kotviski Fiala

Glocally

Fundadora e Diretora da Glocally, consultoria de Sustentabilidade e Impacto Positivo, certificada como Empresa B. Ajuda negócios no desenvolvimento de estratégia de sustentabilidade / ESG, estruturação de programas e políticas, engajamento das partes interessadas, produção de relatórios de sustentabilidade. Realiza palestras, treinamentos e workshops e assessora negócios que querem se certificar como Empresa B. Economista, Especialista em Gestão da Comunicação Organizacional e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Wagner Andrade

Menos 1 Lixo

Pai da Alice e do Tito. Empreendedor, constelador familiar e artista nas horas vagas. É CEO e Head de Inovação do Menos 1 Lixo, negócio de impacto, empresa B certificada e o canal de comunicação e sustentabilidade mais influente do Brasil. Empreendeu com agência de comunicação, já trabalhou com pintura de arte, já co-fundou startup de tecnologia e foi sócio da sua mãe em um sexshop. É formado em Publicidade, com especialização em Marketing Empresarial e Design para Sustentabilidade.

Alex Söderberg

Naveia

Co-Fundadora e Head de Marketing da Naveia, marca carioca de laticínios a base de aveia lançada em novembro de 2020. Alex é sueca, morou em 7 países e passou 8 anos em Berlim antes de chegar no Brasil, onde trabalhou com plataformas para startups de alimentos com foco em sustentabilidade e veganismo.

14:50 às 15:30

A contribuição do terceiro setor para as Cidades

Felipe Saboya

Instituto Ethos

Engenheiro de Produção e Mestre em “Políticas do Trabalho e Globalização”, pela Universidade de Kassel, Alemanha. Atua em organizações da sociedade civil há mais de 15 anos, em temas como responsabilidade social empresarial, direitos humanos, ética e integridade. Foi Coordenador Técnico do Instituto Observatório Social. Trabalha no Instituto Ethos desde 2011, onde coordenou nacionalmente o Projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” e foi Gerente Executivo de Relações Institucionais. Atualmente é diretor-adjunto do Instituto Ethos.

Leonardo José

CIEDS

Gerente de Empreendedorismo

Mestrando em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual, com graduação e pós-graduação lato sensu pela PUC-Rio em administração de empresas, com ênfase em finanças corporativas. Gerente de empreendedorismo do CIEDS, tendo atuado também como Coordenador do Programa de Empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem e outros projetos ligados ao tema. Atuou como professor, consultor, instrutor e gestor de projetos em várias organizações pelo Brasil.

15:30 às 15:50

Intervalo

15:50 às 16:30

Diversidade e Inclusão nas empresas

Mikkel Mergener

Merg

Fundadore e CEO da Merg. Pessoa trans não binária pansexual, bacharel em Direito pela UNIRIO e fundadore da Merg, empresa de consultoria e mentoria em Diversidade e Compliance que auxilia empresas e lideranças a criarem ambientes de trabalho seguros para atraírem e desenvolverem talentos diversos.

Claudina Ozório

Psicóloga Clínica, Pesquisadora, Doutoranda PUC-Rio, Fundadora da ORI_Ente.Si e do PapoPreta

Co-CEO do PapoPreta.

Idealizadora e fundadora da ORI_Ente.Si: saúde mental e bem estar de profissionais negros.

Psicóloga Clínica. Responsável pelo apoio psicológico nos programas de mentoria da Empodera.

Pesquisadora e Doutoranda Puc-Rio

16:30 às 17:00

Justiça Climática

Sergio Bressmann Viana

Professor do Departamento de Economia da PUC-RJ – desde 1982 – é Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico. O economista e ecologista carioca estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992, tendo participado do Executive Program On Climate Change & Development, no Harvard Institute for International Development, da Harvard University. É membro do Conselho Diretor ou Consultivo de diversas organizações não governamentais como o WWF, a Conservation International-Brasil, a Fundação Roberto Marinho, o ITDP, Conselho Consultivo do Censo Demográfico do IBGE, presidência do Conselho da SDSN Brasil, Conselho Científico do Um só Planeta, comitê cientifico do Museu do Amanhã, Conselho da Casa Firjan e diversas outras.

17:00

Encerramento

Realização

Organização

Apoio

Apoio Institucional