Agenda do dia 5 de novembro
8:00 às 10:00h
GT Comunidades e GT Educação
Educação e pandemia: Desafios, Resiliência e a Prática nos dias atuais
A educação e seus desafios, impactados também da pandemia. A compreensão do universo de resistência e resiliência que envolve a educação e as suas formas de transmitir o conhecimento sob a ótica dos povos tradicionais e indígenas.
Adriano Cirilo
Professor de História da Arte formado pela UERJ
Formado em História da Arte pela UERJ e pós-graduado em Design Estratégico pela ESPM.
Na Megalógica (Empresa) desenvolvo projetos que provocam experiências através da identidade, do posicionamento da marca e do storytelling.
Professor de História da Arte formado pela UERJ e pós-graduado em Design pela ESPM, é especialista em Marketing Estratégico e acredita que a cultura é chave para acessar o inconsciente e contar histórias poderosas que geram atração e resultado para seus clientes. Atua no mercado de propaganda e marketing há 30 anos, tendo participado de grandes empresas como diretor de criação e gestor de marketing.
Jorge Alberto Machado
Professor-doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH USP
Desde 2005 é professor-doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Sociologia pela Universidade de Granada (2001) e pós-doutorado na Universidade de Campinas (2004). É docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da USP. É um dos coordenadores do GPOPAI (Grupo de Estudos em Políticas Públicas de Acesso à Informação). Atua na área de Políticas Públicas, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: políticas de acesso à informação, movimentos sociais e participação, direitos humanos e temáticas associadas à tecnologia de informação e humanidades.
Reinaldo Pacheco
Professor da EACH-USP Leste, no curso de Bacharelado em Lazer e Turismo
Possui graduação em Educação Física e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1989 e 1999). É especialista em Lazer e Recreação pela UNICAMP (1992). Participante do GEPAE – USP, onde desenvolveu seu doutorado (2009) e onde também concluiu seu mestrado em Educação (2004) abordando as relações entre as políticas públicas de educação e o lazer. Atualmente é professor da EACH-USP Leste, no curso de Bacharelado em Lazer e Turismo. Professor e orientador credenciado junto ao Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo. Orienta, realiza pesquisas e ministra aulas das disciplinas relacionadas ao planejamento e gestão pública do lazer e ao entendimento do lazer e do turismo como fenômenos sociais. Principais campos de interesse: Sociologia da Educação, Sociologia do Esporte; Gestão Pública do Lazer e do Turismo; Políticas Educacionais. Nos últimos anos, tem atuado na pesquisa e intervenção profissional em relação aos espaços públicos de lazer e aos parques urbanos. Realizou recente (2018) estágio pós doutoral na Universidade de Girona, na Catalunha e investigou diversos modelos de gestão de parques urbanos em diversas cidades. Participou como palestrante nos primeiros congressos internacionais de parques urbanos realizados no México, onde também visitou diferentes modelos de parques. Acredita no potencial transformador e educativo do uso público dos espaços coletivos urbanos. É pai por duas vezes, ama educar e acredita que este é o único modo de mudar o mundo.
Carlos Henrique de Almeida Ferreira
Perito Ambiental pelo Ministério Público do Estado de São Paulo e GT Comunidades ABRAPS
Gestor Ambiental
Coordenador de projetos sociais pela Biomovement Ambiental
Membro Fundador e Coordenador da Aliança Universidade e os Povos Indígenas (AUPI)
Formação:
– Técnico em Meio Ambiente;
– Gestor de Qualidade;
– Graduando do curso de Gestão Ambiental – USP Leste
Atuação profissional:
– Coordenação de projetos sociais com povos indígenas e tradicionais pelo Brasil
– Perito Ambiental junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo.
– Consultor de direito ambiental no escritório de advocacia FERREIRA LEITE ASSOCIADOS
– Bioconstrutor e Permacultor
Atuo com os povos Indígenas a 13 anos no campo da espiritualidade; mas há 7 anos atuando com projetos sociais e acadêmicos nos campos do ensino, pesquisa e extensão, além de atividades similares.
Atuo na AUPI desde a sua criação, qual começou a nascer em 2015. O coletivo atua a mais de 7 anos com os povos indígenas nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão; desenvolvendo diversas práticas dentro e fora da Academia, mas, sobretudo, dentro das comunidades indígenas.
Exemplos de atividades nas comunidades indígenas:
– Implementação de SAF’s (Sistemas Agroflorestais)
– Pesquisas na área de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
– Desenvolvimento de práticas de Permacultura e Bioconstrução.
– Desenvolvimento do etnoturismo e do turismo de base comunitária.
Exemplos de atividades dentro da Academia:
– Oferecimento de disciplina optativa livre (Pública) sobre a temática indígena na EACH/USP
– Oferecimento de Palestras e Seminários
– Desenvolvimento de Pesquisa e Projetos
– Acompanhamento da produção de conhecimento por parceiros
10:30 às 12:30h
GT Marketing Sustentável e GT Negócios Sustentáveis
Como a sustentabilidade orienta as decisões de marketing das organizações
André Luis Saraiva
Presidente e CEO do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada
Graduado em Administração de Empresas, pós graduado em Análise de Sistemas, MBA em Gestão ambiental. É presidente e CEO do PRAC, Programa de Responsabiliade Ambiental Compartilhada e do PRACtique, Programa de Responsabilidade Social e Conselheiro COSEMA, Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP
Glaucimar Peticov
Diretora Executiva Bradesco
Formada em Psicologia pela Universidade São Marcos, com Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos, pela FAAP, e em Marketing, pela FGV, e diversos Programas Executivos no Brasil e, no exterior, em Michigan, Columbia, Harvard e CCL, nos EUA.
Iniciou a carreira em 1984, no Banco Econômico S.A., com trajetória nos vários ambientes de RH. No Bradesco desde 2003, é, atualmente, Diretora Executiva, respondendo pela Universidade Corporativa Bradesco – UniBrad e pelos Departamentos de Recursos Humanos, Marketing, Ouvidoria e Sustentabilidade.
Membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco, Membro do Conselho de Autorregulação Bancária da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e Membro do Conselho Consultivo do Global Council of Corporate Universities (GlobalCCU), Membro do Conselho ESG do FLEURY S.A., entre outras funções.
Henrique Melo
Gerente de Negócios e Marcas de Cuidados Infantis da Kimberly-Clark Brasi
Formado em Administração de Empresas no Mackenzie, Henrique Melo acumula quase 20 anos de experiência nas áreas de marketing e Trade ‘multi-mercados’
Melo ingressou na Kimberly-Clark em 2008 como Gerente de Marcas e Trade, e desde outubro de 2020 atua como Gerente de Negócios e Marcas de Cuidados Infantis, com Huggies. Durante os quase 13 anos de atuação na companhia, o profissional já liderou diversas marcas no Brasil, e também obteve uma importante experiência no Global da empresa, à frente dos negócios da categoria de Adult Care. Em seu retorno ao Brasil, Melo atuou na área de Trade Categorias.
Durante sua trajetória até aqui na Kimberly-Clark, também foi responsável pelo crescimento expressivo em share e rentabilidade nas categorias de Family Care, pela criação da área de Shopper e de uma estrutura de Inovação de Canais Global, com base em uma visão centrada no shopper e consumidor, entre outros feitos.
Já liderou diversas equipes e desafios ao longo da carreira, tendo atuado ainda em empresas como a Ed. Abril e Nestle.
É de São Paulo, amante de música, esportes e sua cachorra, Olga
Marco De Biasi
Sócio da LASS – Latam Angel Society e Diretor do Founder Institute SP
Partner LAAS Latam Angels Society with 12 Direct Investements, Acceleration Program Director Founder Institute SP of the 11 last cohorts realized in Sao Paulo since 2018, Startups Investor and Advisor. Professional highly skilled in administration,finance and management consulting with over 30 years of experience.
Administrator of Companies with specialization in international economy.
Responsible for administrative, financial and commercial start up of multinationals companies in Brazil and Argentina.
Specialist in Management Consulting , Administration, Business Strategy, Investment Management, Startup Selection & Valuation.
Marcio Mendes
CEO Marketing Sustentável e associado ABRAPS
Publicitário pela PUCCAMP; Consultor de Marketing pela Madia Marketing School; MBA em Gestão da Sustentabilidade na FGV; Consultor de negócios e marcas para sustentabilidade na MARKETING SUSTENTÁVEL; Consultor da Mosai&CO, desenvolvedora de negócios sustentáveis; Mentor do Founder Institute; Empreendedor pelo Grupo MEGA SHARE desde 1996; planejou estratégias de marketing e comunicação para mais de 70 organizações e 200 marcas, administrou grandes verbas e contratos de longo prazo que resultaram em mais de 1000 campanhas e programas executados no mercado.
Foi Diretor da ABRAPS – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, coautor e embaixador do Manifesto 17:30 (www.manifesto1730.com.br), documento que convoca todos os profissionais do mercado para trabalharem em favor dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Ex Vice Presidente de Agências do Popai Brasil, capítulo nacional da associação global de empresas que promovem o desenvolvimento de retail e shopper marketing e Diretor de Relações Institucionais do comitê de Relações Sustentáveis da Ampro, Associação Brasileira de Live Marketing.
13:30 às 15:30h
GT Desenvolvimento Humano e GT Integração
O desenvolvimento humano como caminho para o desenvolvimento sustentável
Pessoas como recursos não representam prosperidade para as organizações, é preciso uma visão humanizada do desenvolvimento de cada indivíduo para garantir uma jornada sustentável aos negócios
Isabela Minassian Ramos
Analista Sênior de RH Mestranda em Gestão de Pessoas – USP
Graduação em Administração de Empresas pela ESPM. Analista Senior de RH e mestranda em Gestão de Pessoas pela FEA-USP.
Mariana Bastos Lavinas
Analista Sênior de Projetos - Hospital Israelita Albert Einstein.
Graduação de Enfermagem na Faculdade do hospital israelita Albert Einstein. Pós Graduada em Terapia Intensiva no hospital israelita Albert Einstein. MBA Gestão de Pessoas na USP – Esalq. Atualmente Analista de Projetos Sênior no Hospital Israelita Albert Einstein desde set/2019.
Paulo Henrique dos Santos
Psicólogo e GT Desenvolvimento Humano ABRAPS
Psicólogo pela PUC-SP, desenvolveu carreira na área de gestão de pessoas e desenvolvimento humano, ocupando cargos de gestão nos últimos 17 anos. Possui MBA em Administração de Pessoal pela Universidade São Marcos e Especialização em Gestão de Pessoas pela FGV-SP. Psicólogo clínico e organizacional, Coach, PNL Practitioner e Hipnólogo. Alia as diversas ferramentas para ajudar as organizações e pessoas a aproveitarem o melhor da vida, descobrindo seu potencial e removendo suas interferências que afetam na obtenção de suas metas.
Regiane Rocha
Espaço Autonomia e Coordenadora do GT Desenvolvimento Humano ABRAPS
Graduação em Letras pela Oswaldo Cruz. Pedagoga pela Uninove. Especialista em gestão educacional pela Facamp. Especialista em tecnologias aplicadas à educação pela ESAB e Mestre em Educação pela PUC-SP. Pesquisadora autonoma e empreendedora em desenvolvimento humano sustentável.
16:00 às 18:00h
Núcleo Paraíba, Núcleo Rio de Janeiro e Núcleo SJ Campos
O papel dos Núcleos Regionais da ABRAPS frente a Agenda 2030 da ONU
Leonardo Magno
Diretor Núcleo Abraps São José dos Campos – SP
Lilian Kotviski Fiala
Diretora Núcleo Abraps Rio de Janeiro – RJ
Narjara Xavier
Diretora Núcleo Abraps Paraíba – PB
Ricardo Oliani
Conselheiro ABRAPS
Sou Graduado em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing; Marketing Internacional e Marketing Hospitalar; Pós-Graduado em Comércio Internacional e com MBA em Gestão de Empresas; Especializado em Liderança para as Mudanças Climáticas, Inovação de Problemas Sociais Complexos, Consumo Consciente e Sustentabilidade e Construção de Indicadores para Avaliação de Projetos. Nos últimos 15 anos tenho trabalhado diretamente com a temática da inovação tecnológica para a sustentabilidade, como mentor de startups e atuando na área como empreendedor em várias iniciativas e na criação de ferramentas lúdicas e interativas (jogos e dinâmicas) para mobilização e treinamento de pessoas, pois acredito que somente a vivência é que nos faz reter o conhecimento e provocar uma mudança efetiva. Atuo na gamificação de processos e na criação de conteúdos para palestrantes por meio de games, realidade aumentada, realidade virtual e análise de big data. Criei uma centena de jogos e dinâmicas, para proporcionar a vivência prática em treinamentos dos mais variados temas e formatos para aplicação própria ou de terceiros (físicos e digitais, dinâmicas semipresenciais para recrutamento e seleção, treinamento de equipe de vendas e atendimento, disseminação de conhecimento e formação pessoal e profissional).
ou professor nas disciplinas Educação para Sustentabilidade, Jogos e Dinâmicas para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Governança Corporativa, Gerenciamento de Internet e Marketing Digital. Sou palestrante nos temas Marketing Ambiental, ISO 26000, Gestão de Resíduos Sólidos e Marketing de Conteúdo.
Sou fundador e atual diretor da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável
18:30 às 20:30h
GT Visão e Conselho ABRAPS
Profissional pelo Desenvolvimento Sustentável: Papel, atuação e desafios
André Palhano
Jornalista e Fundador e Organizador da Virada Sustentável
André Palhano é jornalista graduado pela PUC-SP, com especialização em Jornalismo Econômico pela mesma instituição. Trabalhou em várias redações, entre elas as da Agência Estado, revista Veja, Folha de S. Paulo e Rádio Jovem Pan, exercendo funções de repórter, repórter especial, editor e colunista. Idealizou e coordena a Virada Sustentável, festival de educação e mobilização para a sustentabilidade com edições em diversas cidades brasileiras, envolvendo articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, grupos culturais, órgãos públicos, empresas, universidades e escolas. É conselheiro da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
(SVMA) da cidade de São Paulo, da rede Minha Sampa (Minhas Cidades), da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS), da Rede de Repensadores (Repense Comunicação), da Recicleiros – Gestão Sustentável de Resíduos e da Virada da Saúde (Instituto Saúde e Sustentabilidade). É membro da primeira turma de líderes RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), do movimento AGORA! e da Rede Pense Livre. Recebeu os prêmios Cidadão Sustentável, promovido pela rádio CBN, Catraca Livre e Rede Nossa São Paulo, na categoria de Meio Ambiente; Prêmio Educador Inventor, promovido pelo Projeto Aprendiz e UNESCO; Pintou Limpeza (Rádio Eldorado e Estadão) e Prêmio Fórum Mundial do Meio Ambiente (LIDE).
Fernanda Gomes
Publicitária e Diretora de Comunicação ABRAPS
Fernanda Gomes é formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e ênfase em Comunicação Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Também pela ESPM, possui MBA em Ciências do Consumo. Já trabalhou como redatora publicitária e no departamento de Marketing do Santos Futebol Clube, onde adquiriu experiência com o programa de Responsabilidade Social
do clube. É Diretora de Comunicação da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável há 4 anos e meio, além de Coordenadora do Grupo de Trabalho Visão e Fellow ABRAPS 2019. Também é Assessora de Comunicação do Projeto Impacta Jovem, iniciativa que tem como objetivo promover educação de qualidade para todos através de mentorias e ações sociais, e Gestora de Comunicação e Sustentabilidade na Mosai&Co.
Lara Martins
Brazilian Youth G20 (Y20) Delegate e Head de Relacionamentos e Redes de Empresas B Brasil
Lara Martins é especialista em Gerenciamento de Projetos pelo IAG – Escola de Negócios PUC-Rio e graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Empreendedorismo pela mesma instituição. No momento, cursa o Diploma Superior em Sustentabilidade e Justiça Social, com perspectivas para a mudança, numa parceria internacional liderada pela Red CLACSO de Posgrados en Ciencias Sociales. Atualmente, é Head de Relacionamentos e Redes do Sistema B Brasil, um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. Além disso, apoia a conselheira do Secretário Geral da ONU, Paloma Costa, no núcleo do grupo da América Latina e o engajamento juvenil na Conferência Rio+30. É articuladora local e ativista de ações em prol do desenvolvimento sustentável e em 2021 foi selecionada como uma das delegadas brasileiras do grupo de engajamento do G20 na área de inovação, futuro do trabalho e digitalização. Em 2020, por convocação do Papa Francisco, fez parte do grupo de brasileiros junto a centenas de jovens no mundo inteiro no evento “The Economy of Francesco”. Atuou como Gestora da Comunidade do Sistema B no Rio de Janeiro, integra o Rio de Impacto e é a 1º voluntária do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), membro da equipe de ODS da organização de jovens Engajamundo, Fellow da Comunidade Social Good Brasil e da ABRAPS, além de embaixadora Socialab Brasil. Em 2019, recebeu o prêmio de Valuable Young Leaders do Instituto Anga e da Revista HSM. Também apoia por meio de voluntariado, como conselheira, negócios de Impacto como Insolar, Mulheres do Sul Global, além de mentorar programas e projetos de empreendedorismo.
Marcella Zanoti
Fundadora da Boomeraki
Marcella Zanoti é fundadora da Boomeraki, organização que oferece estratégias de marketing existencial e de causa para melhorar o posicionamento de marcas e de negócios, com o propósito de incentivar, através de ações de comunicação transparente, a autorresponsabilidade destas marcas enquanto agentes de transformação positiva. Já trabalhou em empresas como Itaú Unibanco, Cielo, Multiplus S/A e OYO. É graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Marketing Digital pela Fundação Armando Alvares Penteado e Fellow ABRAPS 2020
Norma Gonçalves
Engenheira Química especializada em Gestão Estratégica da Sustentabilidade
Norma Gonçalves possui experiência de 5 anos em prospecção de matérias-primas, novos clientes e desenvolvimento de projetos de especialidades em Personal Care e Home Care, além de em Gestão de oportunidades através do CRM Sales Force, com análise das principais tendências do mercado. Realiza palestras e assistência técnico-comercial, visitas técnicas, avaliação de tecnologias sustentáveis e análise crítica de portfólio com ingredientes dentro dos princípios de economia circular. Também executa treinamentos técnicos nos segmentos HPC & HC. Possui experiência de 2 anos em Pesquisa e Desenvolvimento para o mercado de cosméticos, detergentes, mineração e Óleo e Gás, e em Otimização de processos existentes e transferência de tecnologia para a planta produtiva, seguindo as metodologias Lean Six Sigma – DMAIC e PDCA, de projeto e certificações obtidas. Também é Fellow ABRAPS 2020 e Coordenadora do Grupo de Trabalho Visão
Reinaldo Bugarelli
Sócio-Diretor da Txai e Consultor de Diversidade
Com 40 anos de história, Reinaldo Bulgarelli é consultor de diversidade com foco em grandes organizações. Como secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, ele contribui para que o ambiente empresarial seja mais inclusivo, respeitoso, aberto e seguro para todas as pessoas. É sócio-diretor da Txai, educador e atua na área social desde 1978, sobretudo com direitos humanos. É também Coordenador da área de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Terceiro Setor do Programa de Educação Continuada na FGV/SP e professor da UNICAMP no Instituto de Economia – Curso de Especialização em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa. É autor do livro “Diversos Somos Todos”, que trata de valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações – Editora de Cultura/2008. Já foi membro do UNICEF, diretor da Fundação Projeto Travessia, diretor da Fundação BankBoston, diretor da Secretaria do Menor do Estado de São Paulo e um dos fundadores do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, em 1985. Foi indicado ao Prêmio Nacional de Direitos Humanos em 2002 pela sua atuação na área da infância e adolescência, e recebeu o Prêmio África-Brasil em 2007 pela realização de ações afirmativas no campo das relações raciais e diversidade. Atualmente, compõe o Conselho Consultivo da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.
Rosa Alegria
MsC Futurista, TEDx Speaker e Foresight Consultant
Pioneira em Futurismo no Brasil, Rosa Alegria atua como futurista profissional há 20 anos e está entre as três futuristas mulheres mais reconhecidas na América Latina. É Cofundadora e foi vice-presidente do NEF (Núcleo de Estudos do Futuro) da PUC-SP por 16 anos e desde o ano 2000 representa o Projeto Millennium no Brasil, a maior rede mundial de pesquisas sobre o futuro em diferentes temas. É responsável pelo “Teach the Future” na América Latina – plataforma educacional global que integra os estudos do futuro nas escolas de ensino médio e fundamental – onde é Diretora Geral. É membro profissional da APF Association of Professional Futurists e da WFSF World Federation of Studies of the Future, além de Cofounder & CEO da Pangera, startup que promove relacionamentos intergeracionais saudáveis e criativos nas organizações, na sociedade e na Internet. Também é consultora, palestrante e facilitadora de processos de inovação no Brasil e no mundo, Master of Sciences em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston, EUA (a escola mais reconhecida nessa disciplina mundialmente) e Especialista em Sustentabilidade pelo Schumacher College, Inglaterra, em Criatividade pelo CCL Center for Creative Leadership, EUA e Administração Global pelo Morehouse College, EUA. Já atuou como executiva em grandes corporações no setor de Comunicação e Responsabilidade Social Empresarial, tendo sido várias vezes premiada pelos programas de vanguarda no mundo. É Conselheira da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.
Silvia Nacache
Empreendedora Social, Palestrante e Consultora
Silvia Maria Louzã Naccache é Empreendedora Social, Palestrante e Consultora na área de Voluntariado, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Terceiro Setor. É conteudista da Rede Filantropia, da Plataforma Captamos e da Escola Aberta do Terceiro Setor. Articula parcerias com organizações da sociedade civil, governos, escolas, universidades e empresas. Organiza, ministra e facilita cursos, palestras, oficinas e eventos. É Conselheira voluntária da Associação Vaga Lume e da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. É representante no Brasil da organização Impact 2030 e voluntária no grupo de trabalho de Humanização do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. É coautora do livro Voluntariado Empresarial – Estratégias para Implantação de Programas Eficientes e Membro organizadora do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. Já coordenou por 14 anos o Centro de Voluntariado de São Paulo, e é Graduada em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
Patrocínio
Apoio Especial
Apoio