Cabealho21_Prancheta1
Cabealho21-021
previous arrow
next arrow

Agenda do dia 4 de novembro

8:00 às 10:00h

GT Diversidade e Inclusão e GT Pesquisa

Diversidade e Inclusão nas Empresas Brasileiras. Divulgação de Pesquisa Diversidade e Inclusão Deloitte

Angela Castro

Sócia na Deloitte e Líder da estratégia All-in de Diversidade para o Brasil

Sócia de Consultoria Tributária na Deloitte, atua na área de HROA – Human Resources Operations & Advisory e Líder da estratégia All-in de Diversidade para o Brasil.

  • Com mais de 20 anos de experiência, atuou em empresas internacionais de diversos segmentos, tendo conhecimento em todos os processosde operações em RH, além de participar do desenho estratégico de diversos clientes.
  • Embaixadora de D&I na ABPRH – Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos
  • Participou, como co-autora, em livros de gestão executiva, além de artigos relacionados a temas técnicos diversos, além de Diversidade, Mulher e Empregabilidade
  • Bacharel em Ciências Contábeis, licenciada em Letras, com MBA em Estrategia Empresarial e outras especializações como Gestao de Pessoas e Projetos pela FGV.
  • Mãe de 2 filhos, Matheus e Lucas, avó da Laura.

Caroline Moreira

Diretora e fundadora da Startup Negras Plurais

Caroline Conceição Moreira é diretora e fundadora da Startup Negras Plurais, que trabalha aceleração de negócios entre mulheres negras e projetos de inclusão racial para área corporativa. 

Iniciou o projeto de Canal Preto do Ministério Público do Trabalho em parceria com Onu Mulheres e Organização Internacional do Trabalho, como vice diretora e estrategista e atualmente é assessora de comunicação do Canal Preto. 

Teve seu indicado na lista da Forbes como as 5 Fundadoras Negras que o mundo precisa conhecer em 2020, foi matéria inspiração na Revista Forbes, Revista Raça, Site Mundo Negro, Globo, Vogue, R7, Globo, Portal Geledes, PEGN, teve artigo publicado na Uol. Realizou trabalhos de inclusão de pessoas negras para IBM e Movile e Curso sobre igualdade racial para Natura. Palestrou em mais de 30 eventos impactantes nacionais como São Paulo Media Week, RH Summit, Brasil Protagonista, Sebrae SC, Feira de Santana e Salvador, Sena RS, Feira Do Livro, entrevista na Rádio Globo, facilitadora da Feira Preta e assessoria de comunicação do projeto Afropresença do Pacto Global da Onu e do MPT.

Elias de Souza

Sócio na Deloitte Sócio de governo e serviço publico e líder de projetos deinfra estrutura

Elias é advogado com mestrado em Políticas Públicas (FGV-EAESP), MBA em e-business (FUNCEFET-RJ) e certificado profissional de PPP (CP3P). Ele é sócio Deloitte no Brasil, responsável pela área de Governo e Serviços Públicos e por projetos de infraestrutura. Atualmente, doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com a tese sobre a importância do planejamento urbano integrado no conceito de cidades inteligentes.

Possui mais de 25 anos de experiência em (a) assessoria de gestão pública, com ênfase em planejamento e políticas públicas, além de assessoria jurídica corporativa; (b) assessoria em projetos com organismos multilaterais; (c) consultoria em projetos de infraestrutura, principalmente parcerias público-privada (PPP), apoiando projetos tanto para o setor público quanto para o privado; d) elaboração de estudos e análises do mercado de infraestrutura; (e) estruturação de investimentos de capital social; (f) assessoria em projetos de cidades inteligentes; g) consultoria em projetos de mobilidade urbana e (h) estruturação de projetos sustentáveis e com objetivo social.Ele ministra palestras e treinamentos sobre cidades inteligentes, futuro da mobilidade, futuro das cidades; infraestrutura na América Latina; mobilidade urbana; cidades resilientes; capital privado para apoiar infraestrutura; PPP; políticas públicas; investimentos de impacto social; índice de progresso social (SPI); objetivos de desenvolvimento sustentável (SDG); dentre outros.

É membro do Advisory Board do GRI Club de Infraestrutura no Brasil. É professor convidado de cidades inteligentes no MBA Internet das Coisas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Helen Andrade

Head de Diversidade & Inclusão da Nestlé no Brasil

Helen Andrade tem 17 anos de sólida experiência na gestão de RH em empresas multinacionais. Atualmente lidera um centro de competência em gestão de pessoas dedicado exclusivamente a alavancar a diversidade de pensamento e impulsionar a criatividade e a inovação, com o propósito de formar equipes diversas, com trajetórias e visões próprias de mundo.

 

Bruno Gerlin

GT Diversidade e Inclusão ABRAPS

Publicitário, atua como planner criativo em agência de comunicação, focado em soluções de comunicação interna, especializado em psicologia social e antropologia é também diretor do comitê de diversidade e inclusão da Confederação Brasileira de Handebol.

10:30 às 12:30h

GT Áreas Contaminadas e GT Lixo Zero

Como a gestão de áreas contaminadas e a gestão de resíduos afetam a Crise Hídrica

Glaucia Savin

Savin, Paiva Advogados

35 anos de experiência profissional, atuando na área pública e privada, além de prestação de serviços de consultoria, advocacia e docência. Sócia fundadora do Escritório de Advocacia Savin, Paiva advogados (fundação em 1999) Procuradora do Município de São Paulo (1989 a 2016). Secretária Interina, em diversas oportunidades, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo. Presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (2019-2021). Membro do Consellho de Gestão Ambiental do Estado de São Paulo (2019-2020) Membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP (2020/21) Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, com habilitação em Direito Penal e Criminologia (1986). Pós-Graduada em Direito Processual Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com habilitação ao Magistério do Ensino Superior (1989). Mestre em Direito Processual Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com tese defendida em 1996. Pós-Graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1995). Presidente e Relatora da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, em Brasília, durante o biênio 1997/1999). Presidente da Câmara Técnica de Ecossistemas do CONAMA (2001). Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (1998/2003) Membro da Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (2002) Representante da OAB-SP no Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA (1999/2000) Membro Fundador do Instituto Nacional de Estudos Ambientais Avançados – INEAA Coordenadora do Centro de Estudos “Lucia Maria Moraes Ribeiro de Mendonça”, da Procuradoria do Município de São Paulo (2003) Conselheira no Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (2014)

Flávia Cunha

Casa Causa e GT Lixo Zero ABRAPS

Flávia Cunha, psicóloga, com carreira executiva e empreendedora, atua há mais de 25 anos promovendo processos de desenvolvimento humano e transformação em empresas. Apaixonou-se pelo tema da sustentabilidade , fundou a Casa Casa, em 2015. Hoje atua como articuladora de projetos e grupos ligados à causa, além de desenvolver projetos para empresas que querem colocar em prática a sustentabilidade. Coordenadora do GT LIxo Zero, Embaixadora do Instituto Lixo Zero em SP, Frequentemente é convidada a participar e palestrar em eventos nacionais e internacionais sobre Lixo Zero e Sustentabilidade. Apresenta um quadro semanal no programa Pense Verde ,na Rádio Nova Brasil, falando sobre temas ligados à sustentabilidade.

Flávio Ferlini Salles

PAR Ambiente e GT Áreas Contaminadas ABRAPS

Flávio Augusto Ferlini Salles Consultor Ambiental desde 1996. Sócio-fundador da PAR Ambiente Consultoria Ambienta Ltda.®️ Membro do Conselho de Meio Ambiente – COSEMA – da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP. Membro Colaborador da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo – OAB SP. Coordenador do Grupo de Trabalhos em Áreas Contaminadas da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável – ABRAPS. Pós-graduado com MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Doutor em hidrogeologia e remediação de áreas contaminadas pela Universidade de São Paulo.

13:30 às 15:30h

GT Economia Circular e GT Orgânicos

Abordagem sistêmica da Economia Circular pelo Desenvolvimento Sustentável

Caminhos, práticas, iniciativas e ambições para transformar a economia linear em um modelo circular, regenerativo e sustentável

Antonio Benatti

Benatti Consultores

Diretor presidente da Benatti Consultores Associados, fundada em 1988 como consultoria empresarial especializada na elaboração de modelos estratégicos e gestão de negócios, modelagem estratégica de curto, médio e longo prazo.

Realiza mapeamento e gerenciamento da cultura, valor e identidade, integrando Estratégia, Cultura e Pessoas.

Participou de três missões de estudos técnicos brasileiros ao Japão, em 1985 Tsukuba, Just in time Kamban.

1991 -Nagoya acordo de intercambio em gestão empresarial PNUD e MICT Brasil.

 2009 TOKYO competitividade industrial, TTA Kawasaki em         2014 para transferência de tecnologia para indústria de construção de plataformas navais

Participou da construção do PNQ em 1992, foi consultor da FORD vice-líder da primeira edição do PNQ. Em 1987 foi consultor da Copesul -RS agraciada com o prêmio PNQ, além das empresas Eletronorte, Empresa Brasileira de Correios, também agraciadas com o Prêmio Nacional da Qualidade.

Atuou no campo da qualidade, produtividade, construção de equipes sendo um dos precursores na difusão e na aplicação das técnicas japonesas em grandes empresas brasileiras e multinacionais no Brasil e no exterior. (USA, França, Espanha e Portugal)

Prestou serviços às nações unidas UNDP, entre 1990 e 1994 atuando em missões de desenvolvimento associadas ao MICT,   Ministério da Indústria e comercio.

Participou da elaboração do processo de municipalização do turismo na gestão de Dorothea Werneck.

Aprofundou seus estudos na área de sociologia organizacional e psicologia das organizações por ocasião de sua participação de cursos ministrados pela ONU em Paris (1998) e Londres (2004/2010). Estados Unidos (2009/2011/2012 e 2013)

Tem se dedicado desde 2001 aos estudos Estratégicos e mapeamento cultural, gerenciamento intercultural em fusões e aquisições, com foco integrado na relação pessoa, cultura e estratégia.

Tem atuado no campo do desenvolvimento sustentável e, em projetos que envolvem a conjunção entre o biológico, tecnológico e o humano, sendo um dos fundadores do SBM(Sustainable Business Model) dentro do conceito de não deixar ninguém fora.

Fabiana Quiroga Garbin

Diretora de Economia Circular na América do Sul – Braskem

Fabiana Quiroga Garbin, com mais de 20 anos de atuação na Indústria Petroquímica, possui larga experiência em Direito Ambiental, Política Nacional de Resíduos Sólidos e Acordo Setorial de Embalagens, assumiu a Diretoria dos Negócios de Economia Circular na Braskem S.A. em outubro de 2017, com o objetivo de liderar a estratégia global de economia circular, com foco no desenvolvimento da cadeia de reciclagem na américa do sul.  É presidente do conselho diretivo da Plastivida. Formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP,  pós-graduada em direito trabalhista e contratual pela PUC/SP.

Manoel Lisboa

Fundador da PlasticXperience

Empresário no setor de desenvolvimento de tecnologias, formado em engenharia de materiais pela na Universidade Federal de São Carlos, MBA em Marketing pela FEA-USP, MBA em Gestão Empresarial pela UNESC-SC e mestrado pela Universidade de Waterloo – Canada e doutorando pela USP. Especializado em Economia Circular,  Inovação e Novos Negócios.

Fundador da PlasticXperience. Um portal de informações sobre o plástico

Thais Fagury

Presidente Executiva Abeaço

Thais Fagury  é formada em Engenheira de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, MBA em Gestão Empresarial – Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduada em Marketing pela ESPM. Possui experiência em indústrias sucroalcooleira, de alimentos e siderúrgica. 

Trabalha com questões ambientais desde 2003. Hoje é presidente executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço e diretora executiva da Prolata Reciclagem, entidade gestora de embalagens de aço com foco em desenvolvimento socioambiental e economia circular.

Luciana Caran

Founder Envolve e GT Orgânicos ABRAPS

Empreendedora com sólida carreira como executiva, Luciana é graduada em Comunicação Social pela ESPM e em Hotelaria pela École Les Roches, e tem especialização em Comunicação, Varejo, Gestão de TI e Marketing. Um amor por tornar o que é complexo simples, faz dela uma buscadora por soluções sistêmicas para problemas globais. Atualmente, além de dirigir a Envolve, startup de panos de cera, coordena o Grupo de Trabalho “Orgânicos: Produção, Aproveitamento e Destinação” na Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) onde também compõe o Grupo de Trabalho de Economia Circular. Palestrante sobre Economia Compartilhada, Economia Circular e Consumo Consciente, também é professora convidada sobre esses temas em cursos de pós-graduação na PUC de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

16:00 às 18:00h

GT Jurídico e GT Mudanças Climáticas

Descarbonização da economia - iniciativas para conter as mudanças climáticas

Carolina Santos Pecorari

Sustainability Director AMBEV

Formada em direito e comércio exterior e mais de 16 anos de experiência como advogada, com experiência em Operações de M&A e Direito Societário, trabalhou como trainee na Semikron Semicondutores por 2 anos, trabalhou como advogada de M&A e Direito Societário por 6 anos no TozziniFreire Advogados e 1 ano no Debevoise & Plimpton, em Nova York, como advogada estrangeira, logo após graduar-se no LL.M pela Columbia Law School. 

Em 2013 entrou no jurídico de M&A, Societário e Operações Financeiras da Ambev, virou sócia em 2015 e assumiu a posição de head do jurídico e relações corporativas da ZX Ventures no Brasil, braço de inovação da Ambev.

Em 2019, assumiu a diretoria de sustentabilidade da Ambev, estando à frente da Aceleradora 100+ Brasil, co-criadora e co-coordenadora do comitê interno ESG.

Guarany Osório

Coordenador do Programa Política e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces)

Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP. Mestre em Direito, na área de Ciências Jurídico-Ambientais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Coordenador do Programa Política e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da FGV EAESP. Professor do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade – Linha Sustentabilidade da FGV EAESP e dá aulas em outros cursos de pós-graduação da FGV. Advogado desde 1999, tem como foco de atuação as políticas públicas, instrumentos econômicos, divulgação científica, análise 

retórica, sustentabilidade e mudança do clima. Coordenou estudos e projetos em parceria, por exemplo, com Banco Mundial, empresas, Embaixada Britânica, ONGs, governos subnacionais, ministérios e órgãos do Governo Federal com o objetivo geral de apoiar o processo de desenvolvimento de políticas e estratégias de mitigação e de adaptação à mudança do clima. 

Keyvan Macedo

Diretor de Sustentabilidade da Natura &Co

Keyvan Macedo iniciou sua carreira na área de Pesquisa e Desenvolvimento no setor de alimentos. Em 2005 ingressou na Natura onde cinco anos mais tarde fez uma transição de carreira para área de Sustentabilidade para gerenciar os temas de Mudanças Climáticas e Impacto Ambiental de todas operações da empresa. Nessa posição foi responsável por definir os modelos de avaliação de impacto ambiental de todos os produtos e design de embalagens do portfólio global da empresa, conectando sustentabilidade a estratégia global do negócio. Atualmente é Diretor de Sustentabilidade da Natura &Co, grupo global de marcas de beleza que reúne Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, sendo responsável pela implementação da Visão de Sustentabilidade 2030 do grupo denominada Compromisso com a Vida. Lidera o tema de mudanças climáticas para todo o grupo Natura &Co.

Atua como porta voz da empresa nos temas de sustentabilidade e é palestrante no Brasil e no exterior. Formado em Engenharia de Alimentos (Instituto Mauá de Tecnologia), possui especialização em Gestão de Baixo Carbono (FGV), Marketing Organizacional e Gestão e Estratégica de Empresas (Unicamp).

Luana Maia

Diretora de Operações e Planejamento Estratégico do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)

Luana Maia é Diretora de Operações e Planejamento Estratégico do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Facilitadora de processos multistakeholder, cocriou a Coalizão Brasileira sobre Clima, Florestas e Agricultura. Atualmente é conselheira do CDP, Virada Sustentável e IDS. Ela tem mestrado em sustentabilidade, bacharelado em relações internacionais e em psicossíntese, integrando governança, sustentabilidade e psicologia na gestão de projetos de alto impacto. Por mais de 15 anos, Luana trabalhou em organizações na área de sustentabilidade, incluindo Amcham, Instituto Ethos, Associação Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar, e como consultora no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Chatham House e Fundação Renova.

Vitor Fernandes

Board de Sustentabilidade da P&G América Latina

Formado em Comunicação Social pela ECA-USP. 10 anos de experiencia em Marketing, trabalhando em posições regionais (América Latina) e locais (Brasil) na P&G, passando por posições corporativas e pelas Unidades de Negócio de Cabelos e Desodorantes. Há 3 anos fundou o pilar de sustentabilidade da P&G Brasil e desde então lidera o time. Desde Abril também é membro do Board de Sustentabilidade da P&G América Latina. 

Reinaldo Canto

Diretor de Projetos Especiais Agência Envolverde e ABRAPS

Jornalista há 41 anos formado pela Cásper Líbero; pós-graduado em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento; trabalhou nas principais emissoras de televisão e rádio do país (Globo, Record, Cultura, Gazeta, Bandeirantes) e grandes empresas na área de comunicação (Banespa, Cosesp).

Nos últimos 19 anos têm atuado na área da sustentabilidade, cidadania e meio ambiente; foi diretor de comunicação do Greenpeace Brasil; coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e assessor de imprensa do Instituto Ethos; foi também correspondente da Carta Capital, da Envolverde e diversas mídias ambientais, nas Conferências Climáticas COP-15 em Copenhague/2009, COP-21 em Paris/2016 e COP-22 em Marrakesh/2017. Foi também correspondente na Conferência Rio+20 no Rio de Janeiro/2012 e Fórum Mundial da Água em Brasília/2018.

Especialista em Consumo Consciente, Gestão Ambiental, Sistemas Agroflorestais, Energias Renováveis e Resíduos Sólidos com diversas participações em Congressos, Simpósios e Eventos como debatedor, docente e palestrante.

Foi finalista do Prêmio Allianz de Jornalismo Ambiental com a matéria publicada na coluna on line no site da Carta Capital com o título: “Parabéns São Paulo, chegamos a 7 milhões de carros”.

É jurado de diversos prêmios ambientais, entre eles, Octávio Brandão (Alagoas); Von Martius (Câmara Brasil-Alemanha); Prêmio Allianz de Jornalismo Ambiental; Prêmio de Jornalismo Ambiental Jornalistas&Cia/HSBC; Voluntários Bradesco e Prêmio de Jornalismo ABRELPE.

É membro de diversos movimentos ambientais, entre eles, Observatório do Código Florestal; Aliança pela Água; GWP – Global Water Partnership; RMA – Rede de ONGs da Mata Atlântica; Movimento Mais Florestas Pra São Paulo; Observatório do Clima; Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais; Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

Atualmente é Diretor de Projetos Especiais da Agência Envolverde e Vice-Presidente do Instituto Envolverde; consultor e conselheiro da ONG Iniciativa Verde; consultor do Sebrae; palestrante e consultor da área ambiental; roteirista e escritor de temas ambientais (animação “A Rebelião das Águas”, lançada no Dia Mundial da Água: http://www.youtube.com/watch?v=XSm9-JQmqFw&feature=youtu.be) e do livro “Um Dia no Dia da Ana Luiza – Uma Aventura Ambiental” lançado em 2016 pela Editora Chiado.

18:30 às 20:30h

GT Cidades Sustentáveis e GT Saneamento e Recursos Hídricos

Cidades sustentáveis e os avanços em recursos hídricos e saneamento

.

Frank Pavan

Pós Doutor em Meio Ambiente - UFSC

Pós Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (Meio Ambiente e Sociedade) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Pesquisa desenvolvida na República de Malta. Doutor em Engenharia Civil – Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento pela COPPE/UFRJ. Mestre em Engenharia Ambiental – Gestão Ambiental pelo IFF/RJ. Especialista em Direito Ambiental e Direito Processual Civil. Advogado, Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho.

José França Almirall (Tito)

Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira- SP

– Administrador de Empresas, com especialização em Gerenciamento de Marketing.
– Empresário.

– Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação na cidade de Limeira-SP, desde janeiro de 2017.

– Ações de Voluntariado:

– ACIL – Assoc. Comercial e Industrial de Limeira – 1º Vice-Presidente.
– Associação Limeirense de Basquete – vice-presidente

– Diretor Regional do Sindjoias-SP

            – Fundador e Tesoureiro da Associação Limeirense de Joias (ALJ).

– Também atuou e atua como conselheiro das Entidades Ciesp, Sesi, Senai e Aril – Associação de Reabilitação Infantil de Limeira

Livia Soalheiro e Romano

Superintendente de Recursos Hídricos da SEAS - RJ

Advogada pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em direito público e privado pela FEMPERJ/Universidade Estácio de Sá, mestre em gestão e regulação de recursos hídricos pelo mestrado profissional em rede nacional em gestão e regulação de recursos hídricos – ProfÁgua/UERJ. Atua desde 2010 no órgão gestor/formulador da política estadual de recursos hídricos. Atualmente exerce o cargo de superintendente de Recursos hídricos da SEAS.

Natália Moraes

Diretora Núcleo Rio de Janeiro ABRAPS

Natália Moraes é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Trabalha na Empesa de Pesquisa Energética (EPE) na qual realiza estudos de suporte á elaboração de políticas públicas pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Atualmente é Diretora da ABRAPS Núcleo Rio de Janeiro, onde coordena o Grupo de Cidades Sustentáveis. É Diretora Executiva da Academia ODS, empresa que desenvolve soluções educacionais para o desenvolvimento sustentável.

Olívia Gavioli

GT Saneamento e Recursos Hídricos ABRAPS

Trabalha como consultora com planejamento e projetos em saneamento básico e ambiental, planos de gerenciamento de resíduos sólidos e projetos em saúde com foco em controle ambiental para evitar a proliferação de vetores com criação do mapa de risco elaborado no mestrado. Engajada nos temas ambientais e de saúde pública, em especial nos ODS 3, 6 e 15. Onde a atuação é em prol da melhoria da qualidade de vida promovendo a eliminação de doenças tropicais negligenciadas, tratamento de esgotos em pequenas comunidades, resíduos sólidos, preservação das áreas verdes e parques, além de atuar com a promoção da educação sanitária e ambiental não formal. Atualmente é coordenadora voluntária do GT Saneamento e Recursos Hídricos da ABRAPS, colaboradora voluntária da organização do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo no Brasil.

Patrícia Moreno

Coordenadora do GT Saneamento e Recursos Hídricos ABRAPS

Tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Ambiental e em  Sistemas de Gestão Ambiental pela Estácio de Sá, com especialização em Perícia Ambiental.  Educadora ambiental, consultora especialista em soluções de tratamentos de efluentes e  colaboradora voluntária como coordenadora do GT Saneamento e Recursos Hídricos da ABRAPS.

Patrocínio

Apoio Especial

Apoio