Cabealho21_Prancheta1
Cabealho21-021
previous arrow
next arrow

Agenda do dia 3 de novembro

10:00 às 12:00h

ABRAPS

Agenda 2030: Onde estamos? A ABRAPS e o Profissional pelo Desenvolvimento Sustentável

Carlo Pereira

Diretor Executivo da Rede Brasil Pacto Global

Carlo tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e relações institucionais. No Pacto Global da ONU, é membro do Conselho Global das Redes Locais e lidera o Conselho Regional na América Latina e Caribe. Graduado em química, tem mestrado em Ciência (Universidade de São Paulo), MBA (University of Lüneburg), assim como especialização em liderança internacional  pela GIZ na Alemanha.

Rosângela Melatto

Presidente ABRAPS

Rosângela Melatto é doutoranda em Engenharia de Produção, mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis com estudos na área de investimento privado, gestão, economia circular e Indústria 4.0.   Engenheira Química e executiva da área de Sustentabilidade e Comunicação, com mais de 20 anos de experiência que aconteceram em organizações do segmento de tecnologia, líderes em seus mercados de atuação, atualmente é consultora e ministra treinamentos no Brasil e Estados Unidos nas áreas de gerenciamento, planejamento, reputação corporativa e sustentabilidade. É presidente voluntária da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.

Ismael Rocha

Conselheiro ABRAPS

Diretor Acadêmico do ITEDUC – Institute of Technology and Education , Doutor em Educação, Mestre em Sociologia, Pós Graduado em Marketing na UTA – USA, Diretor Acadêmico da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing por 20 anos, Atualmente Professor da UNIFESP. Experiência internacional em países como Finlândia, Canadá, Inglaterra e Chile.   Autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Presidente do Conselho da Visão Mundial Brasil, Conselheiro da ABRAPS.

Marcus Nakagawa

Conselheiro ABRAPS.

Marcus Nakagawa, autor premiado, mentor, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Professor da Graduação e MBA da ESPM,. Coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental.  Idealizador e conselheiro voluntário da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Doutorando em sustentabilidade pela USP EACH; mestre em Administração pela PUC-SP; graduado em Marketing e Publicidade pela ESPM-SP. Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina. E já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé. Idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis (www.diasmaissustentaveis.com). Autor de 9 livros e capítulos, entre eles Marketing para Ambientes Disruptivos, Administração por Competências e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis Para Mudar o Mundo, Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa em 2019.

Ricardo Oliani

Conselheiro ABRAPS

Sou Graduado em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing; Marketing Internacional e Marketing Hospitalar; Pós-Graduado em Comércio Internacional e com MBA em Gestão de Empresas; Especializado em Liderança para as Mudanças Climáticas, Inovação de Problemas Sociais Complexos, Consumo Consciente e Sustentabilidade e Construção de Indicadores para Avaliação de Projetos. Nos últimos 15 anos tenho trabalhado diretamente com a temática da inovação tecnológica para a sustentabilidade, como mentor de startups e atuando na área como empreendedor em várias iniciativas e na criação de ferramentas lúdicas e interativas (jogos e dinâmicas) para mobilização e treinamento de pessoas, pois acredito que somente a vivência é que nos faz reter o conhecimento e provocar uma mudança efetiva. Atuo na gamificação de processos e na criação de conteúdos para palestrantes por meio de games, realidade aumentada, realidade virtual e análise de big data. Criei uma centena de jogos e dinâmicas, para proporcionar a vivência prática em treinamentos dos mais variados temas e formatos para aplicação própria ou de terceiros (físicos e digitais, dinâmicas semipresenciais para recrutamento e seleção, treinamento de equipe de vendas e atendimento, disseminação de conhecimento e formação pessoal e profissional).
ou professor nas disciplinas Educação para Sustentabilidade, Jogos e Dinâmicas para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Governança Corporativa, Gerenciamento de Internet e Marketing Digital. Sou palestrante nos temas Marketing Ambiental, ISO 26000, Gestão de Resíduos Sólidos e Marketing de Conteúdo.
Sou fundador e atual diretor da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável

14:00 às 15:00h

INVESTIDORES

Qual a proposta de investimentos para o cumprimento da Agenda 2030

Andreia Rabetim

Líder de Articulações Intersetoriais e Voluntariado da Vale.

Lidera a Área de Articulações Intersetoriais e Voluntariado da Vale. É fellow e coach do WomenLead Institute (WLI). É Diretora de Relações Instersetoriais da Women in Mining Brasil – WIM Brasil. É membro do Conselho Diretor da Fundação Vale e do Memorial Vale. Foi finalista do “2017 Leading Women Awards” do Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

Marcela Coelho

Head de Impacto Social da XP / Instituto XP.

Marcella atua em diversos movimentos da sociedade civil, empreendedora social do Ano pela Folha de São Paulo (2020) – Movimento União BR, empreendedora social do ano pelo Prêmio LIDE/ RJ – Movimento União Rio,  líder RAPS, membro da rede NEXUS, Shaper pelo Fórum Econômico de Davos, integrante do movimento Agora!, Reponsable Leader pela Fundação BMW, co fundadora do movimento União Rio, União Amazônia Viva, União BR, já foi Presidente do Conselho do Greenpeace Brasil, Diretora de Responsabilidade Social do CJE FIESP, Conselheira da Fundação Dorina Nowill Para Cegos. Advogada, já trabalhou na área de Terceiro Setor, Responsabilidade Social e Cultura / Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Fez parte do Instituto Empreender ENDEAVOR / Coordenação do maior movimento do mundo de empreendedorismo, Semana Global do Empreendedorismo, presente em 131 países e com mais de 3 milhões de participantes no BRASIL. Durante 7 anos trabalhou na Tv Globo / Caldeirão do Huck como coordenadora de pesquisa do programa e líder de projetos especiais. Atualmente é head de impacto social da XP / Instituto XP.

Ana Carolina Velasco

Responsável pela área de RI do Insper e Conselheira ABRAPS

Formada em administração hoteleira pela UCS, com pós-graduação em marketing pela Cásper Libero e máster em sustentabilidade pela FGV, é membro-fundadora e conselheira da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) e gerente de relacionamento institucional do Insper. Atuou em cadeias hoteleiras como Starwood e Marriott, migrando de carreira para a área de responsabilidade social na União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica). Possui experiência com ONGs pelo trabalho no Programa Gestão para Entidades da Sociedade Civil (Gesc) e Associação Paulista de Apoio à Família (Apaf). Trabalhou por 10 anos no Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife).

Atualmente, é responsável pela área de RI do Insper e pelo fundo de bolsas, atuando diretamente com a Comunidade Alumni, empresas e doadores.

15:15 às 16:15h

EMPRESAS

Como as empresas se relacionam com a agenda 2030, onde estão o engajamento e a ação?

Cristine Naum

Líder se Sustentabilidade e Responsabilidade Social - CCR

Lidera áreas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social há mais de 15 anos em grandes empresas nacionais e multinacionais.  É formada em Markting com especializações em Gestão de Negócios e Projetos, além de Mestrado em ESG.

João Silva

Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal

Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, é formado em engenharia mecânica, tem MBA em Gestão de Negócios e especializações em Gestão Ambiental, e Qualidade e Produtividade. Durante sua carreira de mais de 20 anos de experiência no setor de Produção de Aço, exerceu diversas funções como a de Gerente de Projetos de Responsabilidade Corporativa e Sociais do Grupo ArcelorMittal, em Luxemburgo, de 2007 a 2010. Atualmente é conselheiro da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), tendo exercido de 2017 a 2020 a função de Presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Soraia Franco

Gerente Regional Latam de Responsabilidade Corporativa - Cummins Brasil

Gerente Regional Latam de Responsabilidade Corporativa para a Cummins Brasil. Formada em Tecnóloga em Recursos Humanos pela UNG e pós-graduada em Gestão de Negócios pela FGV (2010), certificada como “Green Belt” pelo 6Sigma, Presidente da Associação do Centro Comunitário Irwin Miller.

Atuou como secretária executiva na Cummins entre 1989 e 2004.

Em 2000, assumiu a liderança do Conselho de Diversidade local, com a implantação das práticas no Brasil.

Em 2004, migrou para a área de RH, tendo como responsabilidade a área de Projetos Sociais, Comunicação Interna e Departamento Médico, liderando o programa inclusão de pessoas com deficiência.

Em 2011, com o crescimento da área de Responsabilidade Corporativa, assumiu a Gerência da para a América do Sul, adicionalmente ao seu papel como “sponsor” do Conselho de Diversidade.

Em 2015 assumiu como “sponsor”, o Grupo de Afinidades de Pessoas com Deficiência.

Atualmente responsável pela elaboração e execução da Estratégia de Responsabilidade Corporativa para parte da América Latina, com foco na elaboração de projetos para o desenvolvimento das comunidades, por meio de projetos de voluntariado e investimento social.

Vivian Rubia

ICE - Co-coordenadora de programas voltados ao fomento de investimentos e negócios de impacto social positivo

É mestre em empreendedorismo social pela Goldsmiths-University of London. Possui MBA em Negócios Socioambientais pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) e CEATS-USP. Desde sua graduação em Comunicação Social – Relações Públicas pela Unesp desenvolveu  carreira em organizações voltadas à geração de Impacto Socai. Atuou nas áreas de comunicação, relacionamento com elaboração e gestão de projetos, relacionamento e comunicação em organizações como Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e Associação Vaga Lume. Atualmente, juntou-se a equipe do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) onde co-coordena programas voltados ao fomento de investimentos e negócios de impacto social positivo.

Flávia Moraes

FCM Consultoria e Conselheira ABRAPS

Formação

•Friedrich-Naumann-Stiftung –  Gummersbach – Alemanha – Blue Economy
•Dexter University – Filadelfia – Estados Unidos – Liderança Sustentabel
•Extensão: Gestão responsável para a Sustentabilidade – Fundação Dom Cabral, Administração para o Terceiro Setor  – FGV
•Especialização: Propaganda e Marketing – ESPM
•Graduação: Letras – Universidade Mackenzie

Área de Atuação

Consultora em Sustentabilidade / ESG – Planejamento, Implantação de Programa de Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão, Voluntariado, Investimento Social Privado e Governança e Ética.

Palestrante dos temas Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão, Responsabilidade Social e Voluntariado

Professora da FIA / USP – Ética e Sustentabilidade e Gestão para Sustentabilidade; Estratégia de Sustentabilidade e Blue Economy

Membro dos Conselhos: ABRAPS –  Associação Brasileira dos Profissionais para o Desenvolvimento Sustentável; ONG Viva e Deixe Viver e da Virada Sustentável

Participantes do júri de vários prêmios de Sustentabilidade, incluindo o Prêmio Eco da Câmara Americana de Comércio

16:30 às 17:30h

ACADEMIA

Como devem ser preparados os profissionais para o desafio de cumprimento da agenda 2030

Barbara Galleli

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPR (PPGADM-UFPR). Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Pesquisadora de temas relacionados à gestão da sustentabilidade nas organizações e a educação para o desenvolvimento sustentável.

Edson Sadao Iizuka

Vice-Presidente da ANGRAD

Edson Sadao Iizuka é Graduado (1996), Mestre (2003) e Doutor (2008) em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP. Docente no curso de Graduação em Administração do Centro Universitário FEI (desde 2013) e pertence ao corpo docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário FEI (desde 2013). Exerceu o cargo de vice-presidente da ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração) no biênio 2016-2017 e foi reeleito Vice-Presidente da ANGRAD para o mandato 2020-2021.

Gustavo Loyola

PRME-LAC e Colaborador do EBANX onde atua com o programa ESG dentro da área Global de Governança e Compliance

Gustavo Fructuozo Loiola é anastaciano de nascimento e curitibano de coração. Doutorando em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Sustentabilidade e Governança Corporativa pelo ISAE/FGV, especialista em Administração e Negócios Internacionais e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná. Sempre valorizou as experiências internacionais como parte de sua formação, tendo especialização em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade da Califórnia (USA), Gerenciamento de Projetos pela George Washington University (USA), L’impact investing pela ESSEC Business School (França), além de imersões em Smart Cities na cidade de Nantes na França e Negócios para a Base da Pirâmide pela Universidade de Externado da Colômbia.

Mette Morsing

Head of PRME Secretariat

Head of PRME Principles for Responsible Management Education, United Nations Global Compact at UN Global Compact. Ex-professora da Stockholm School of Economics, Suécia e da Copenhagen Business School, Dinamarca.

Prof. Flavio Hourneaux

FEA - USP e Conselheiro ABRAPS

Professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Membro do board do capítulo brasileiro do PRME – Principles for Responsible Management Education, da Organização das Nações Unidas. Conselheiro da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais para o Desenvolvimento Sustentável).

17:45 às 18:45h

GOVERNO

A contribuição dos ODS nas políticas públicas e movimentos

Ana Paula F. de Moraes

Coordenadora da Comissão Estadual do Governo de SP para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Ana Paula é formada em Psicologia pela Universidade Católica de São Paulo e possui MBA em Bens Culturais: Economia, Cultura e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Há 20 anos no Governo de SP, foi chefe da área internacional da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (2008-2016) e chefe da área internacional do Governo de SP (2016 -2018). Acompanhou diversos Secretários de Meio Ambiente em Conferências das Nações Unidas (COPs) e coordenou a participação do Estado de São Paulo nas históricas: COP-10, em Nagoya, Japão (2010); Rio+20, RJ (2012) e COP-21, em Paris (2015). Foi coordenadora executiva do Conselho Consultivo de Relações Internacionais (2017 – 2018) e do FórumEconômico Mundial América Latina em São Paulo (março de 2017). Foi responsável pela criação da Comissão Estadual do Governo de SP para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (2018) que, atualmente, coordena. Responsável pela articulação de parcerias e disseminação no sistema ONU do I Relatório de Acompanhamento dos ODS do ESP e pela coordenação do II Relatório ODS (em elaboração), além da articulação de projetos ODS com a Academia, setor privado e o terceiro setor.

Marcus Eduardo de Oliveira

Economista e ativista ambiental

Marcus Eduardo de Oliveira é economista e ativista ambiental. Pós-graduado em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP), e mestre pela Universidade de São Paulo (USP), pelo Programa de Integração da América Latina. Tem contribuído como articulista para vários jornais e revistas no Brasil e no exterior. Seus dois mais recentes livros publicados, em 2017 e 2018, pela editora CRV, são: “Economia Destrutiva” e “Civilização em Desajuste com os Limites Planetários”.

Marilena Lavorato

Diretora da Mais Consultoria, Idealizadora do Programa Benchmarking Brasil e da Plataforma BISA (Benchmarking Inteligência Sustentável) e Conselheira ABRAPS

 Publicitária com especialização em marketing, negócios, sociologia e globalização, e gestão ambiental. Ambientalista e Idealizadora de Programas, Portais, Feiras e Congressos, Publicações e Séries de conteúdo socioambiental. Vencedora do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha, categoria Humanidades, 1º lugar em 2013, e recebedora do Prêmio Abraps Virada Sustentável pela atuação alinhada ao ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação) em 2019. Diretora MAIS Consultoria, Idealizadora do Programa Benchmarking Brasil e da Plataforma BISA (Benchmarking Inteligência Sustentável), Membro do Conselho Consultivo ABRAPS, palestrante, editora e autora de livros, artigos e colunas em séries, revistas e portais especializados em sustentabilidade. 

18:45 às 19:00h

Encerramento do 1º dia

Patrocínio

Apoio Especial

Apoio