Dia 16 de outubro

Teatro: 9:00 às 11:00

Capacitação para nova economia: Perfil do profissional para o Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável está nas mãos de profissionais e trabalhadores de diferentes modelos de organizações, de diferentes níveis hierárquicos, que devem possuir os saberes e as ferramentas necessárias para orientar os processos de decisões e de operações das organizações resilientes que desejam sucesso na nova economia sustentável.

Débora Verdan

Coordenadora da Escola Aberta

Débora Verdan, jornalista, especialista em Comunicação e Marketing, Gestão Cultural e Educação a Distância. Coordenadora de conteúdo e produção da Escola Aberta do Terceiro Setor.

Maria Hausner Burlamaqui de Melo

Fellow Abraps

Maria Hausner, apaixonada por ações que mudam o mundo, o que inclui falar sobre sustentabilidade. Fellow Abraps 2019, coordenadora do GT Pesquisas da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Bióloga formada pela USP, trabalhou quase toda sua graduação em um Laboratório de Ecologia de Paisagens e Conservação no qual estudou a relação entre a disponibilidade de água e a presença de vegetação nativa nas bacias hidrográficas do estado de São Paulo. Auxiliou alguns trabalhos de campo de café, mamíferos e peixes. Experimentou um ambiente fora da conservação e sustentabilidade ao trabalhar em uma startup e entendeu que sustentabilidade, abraçar o mundo e mudar pequenos grandes caminhos era o que fazia mais sentido. Nisso, em 2018 morou 3 meses no Peru, desenvolvendo por um período um voluntariado. Ao regressar, iniciou a pós graduação em Gestão Estratégica em Sustentabilidade pela FIA e é consultora em sustentabilidade na Rever Consulting, apoiando projetos sobre Direitos Humanos, e sobre o desmatamento no Chaco, Paraguai. Além disso, venceu por um acaso uma competição de ideias em startups de impacto e está trabalhando as ideias para ir para o mundo real com o projeto. 

Nelmara Arbex

Arbex

A Dra. Nelmara Arbex é especialista na área de negócios e sustentabilidade, com mais de 15 anos de experiência internacional. Ela é a CEO, fundadora da Arbex & Company. É autora de diversas publicações e palestrante frequente em eventos em todo o mundo. Ela trabalhou como consultora em estratégia e inovação na McKinsey & Co, e como executiva no Instituto Ethos e Natura Cosméticos, no Brasil, e na Global Reporting Initiative, na Holanda. É doutora em Física Teórica pela Universidade de Marburg (Alemanha) e pós-graduada em Administração e Sustentabilidade pela Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Sarita Severien

Sustentabilidade Suzano

Sarita Severien é bacharel em Gestão Ambiental na USP, com MBA em Gestão de Projetos na FGV. Participa do movimento Youth Climate Leaders .  Com passagens pelo Grupo LATAM e Fibria, hoje atua na área de Sustentabilidade Institucional da Suzano, sendo responsável pela nova estratégia da empresa,  inclusão da sustentabilidade nos processos e  tomada de decisão e transparência na comunicação com stakeholders.  Estuda temas como a Valoração de Serviços Ecossistêmicos, Biomimética e Economia Regenerativa.

Yuri Feres

Líder de Responsabilidade Corporativa e Desenvolvimento Sustentável da Cargill

Yuri Feres é Líder de Responsabilidade Corporativa e Desenvolvimento Sustentável da Cargill para a América Latina e Presidente da Fundação Cargill

Com ampla experiência na área de gestão para a sustentabilidade, Yuri Feres é graduado em Gestão Ambiental pelo Senac, pós-graduado em Engenharia de Saneamento Básico pela USP e Mestre em Tecnologias Ambientais pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Trabalhou nas áreas de sustentabilidade de grandes empresas multinacionais, incluindo o Walmart Brasil, The Walt Disney Company e Cargill onde dedicou sua atuação ao desenvolvimento de estratégias para gestão de cadeias de suprimento responsáveis, mitigação de riscos socioambientais, parcerias estratégicas e gestão de stakeholders.

Cristine Naum

Diretora Abraps

Carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos de logística, financeiro e varejo, com atuação significativa no terceiro setor.

Experiência na implantação de projetos corporativos de Sustentabilidade com ênfase em Governança Corporativa e compliance. Amplo conhecimento de projetos de responsabilidade social, considerando seleção por leis de incentivo fiscal e implementação.

Destaque para programas estratégicos e táticos de Diversidade com ênfase em mulheres na liderança, raça, LGBT e PCDs.

Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em negócios pelo IBMEC e Mestrado em Comportamento do Consumidor pela ESPM. 

É professora dos temas em universidades.

Dia 16 de outubro

Teatro: 11:00 às 13:00

Colaboração para o desenvolvimento: Parcerias para acelerar a sustentabilidade

Parcerias são aceleradoras da sustentabilidade e a melhor forma de todas as pessoas buscarem qualidade de vida e prosperidade, com respeito à diversidade, com o uso racional dos recursos naturais como a água e de fontes energéticas renováveis, que mantenham a resiliência do planeja e a preservação da biodiversidade, combatendo a crise climática e fornecendo soluções para que as comunidades humanas sejam sustentáveis.

Antonio Carlos Rizeque Malufe

Secretário Executivo da Casa Civil do Estado de São Paulo

Graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1973, com créditos de especialização (pós-graduação) da PUC-SP (Cível e Comercial) e EAESP-FGV (CEAG).

Advogado militante desde 1973 em Americana-SP com escritório próprio, e a partir de 1990 também em São Paulo, nas áreas de Direito Comercial e Meio Ambiente.

-Secretário Executivo da Casa Civil do Estado de São Paulo, respondendo pela Pasta desde janeiro/2019;

-Presidente do Instituto de Cultura Democrática (desde março/2009);

(http://www.iculturademocratica.com.br);

-Vice Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP);

-Membro Permanente do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP.

-Presidente do Conselho de Administração da São Paulo Previdência/SPPREV desde março de 2019;

-Membro Titular do Comitê Gestor dos Serviços de Agua e Esgoto da Capital Paulista, mandato de 25/6/2019 a 14/3/2021.

Henrique Luz

Assessor Técnico CEBDS

Henrique Luz é assessor Técnico e coordenador das Câmaras Temáticas de Impacto Social (CTSocial) e de Biodiversidade e Biotecnologia (CTBio) do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Trabalha desde 2008 com a incorporação de questões ambientais e sociais no processo de tomada de decisão em empresas, tendo atuado principalmente nas áreas de energia, petróleo e mineração. Foi Analista de Sustentabilidade na Vale e, antes disso, atuou como pesquisador do Grupo de Economia do Meio Ambiente (GEMA/IE/UFRJ) em trabalho conjunto com o Cenpes (Petrobras). Participou da elaboração de diversos modelos de valoração ambiental aplicados às diferentes realidades dos territórios brasileiros, incluindo questões relacionadas a infraestrutura urbana e desenvolvimento social. Henrique é Mestre e Doutor em Planejamento Energético e Ambiental (COPPE/UFRJ) e bacharel em Biologia (IB/UFRJ).  

Nelson de Souza

Presidente Desenvolve SP

Presidente da DESENVOLVE SP- Agência de Desenvolvimento Paulista

Natural de São Paulo, Psicólogo e graduado em Letras, com MBA em Administração e Marketing. Assumiu a Presidência da Desenvolve SP em maio de 2019, após presidir simultaneamente a CODASP, CPOS e EMPLASA. Foi Presidente da Caixa Econômica Federal em 2018, ano em que a instituição alcançou o maior Lucro da história, Vice-Presidente da Habitação da Caixa e Presidente do Banco do Nordeste.

Rafael de Carvalho Morales

Diretor TBL Manager

Doutorando e Mestre em Ciências Sociais.

Experiência no desenvolvimento de modelos de negócio, estratégia em sustentabilidade, plano de negócios, prospecção comercial, inovação, análise e diagnóstico socioeconômico e relatório de sustentabilidade.

Realizo projetos em empresas de diversos setores, como por exemplo: Vale, Heineken, Unilever, TAM, Grupo Libra, Eletrobras, Grupo Pão de Açúcar, Itaipu, Mexichem, Copagaz entre outras.

Sonia Favaretto

Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global

Sonia Consiglio Favaretto

Jornalista, radialista e pós-graduada em Comunicação Empresarial. Diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3. Presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Vice-presidente do Conselho Consultivo do CDP América Latina. Foi Diretora de RH e Comunicação Interna do BankBoston, Superintendente da Fundação BankBoston, Superintendente de Sustentabilidade e Comunicação Institucional do Banco Itaú e Diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Febraban – Federação Brasileira de Bancos. Reconhecida pelo Global Compact da ONU como SDG Pioneer em 2016, uma das 10 pessoas no mundo que estão trabalhando pelo avanço dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fabiano Rangel

Presidente Abraps

Formado em direito (2005) + OAB (2006), pós-graduado em meio ambiente e sociedade (2009), MBA (COOPEAD) com ênfase em Marketing e Inovação (2017).  Além de sócio fundador da ABRAPs, onde atualmente exerce a presidência, também é sócio findador do IRELGOV. Possui diversos cursos complementares em: formação de redes; comunicação, gestão e prevenção de riscos e crises, direitos humanos; diversidade; gestão ambiental; gestão de projetos e; construções sustentáveis; certificações LEED, AQUA, PROCEL, SA8000 (auditor qualificado pela SAI), NBR16.001, ISO26.000.

Prossionalmente, atua desde 1998 em áreas associadas à sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, direitos humanos, comunicação, relações institucionais, relações governamentais, gestão e prevenção de riscos e crises, desenvolvimento organizacional e recursos humanos em organizações multinacionais e nacionais de grande porte, tais como: Fundação BankBoston; Banco ABN AMRO Real; CPFL Energia e Leão Alimentos e Bebidas (joint venture do Sistema Coca-Cola Brasil). Na última, implantou a Gerência de Sustentabilidade, que mais à frente ampliou o escopo e incorporou as áreas de Comunicação (Interna e Externa), SAC, Relações Institucionais, Gestão de QSE (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente) e Recursos Humanos, além da implementação e coordenação do Programa de Gestão de Riscos e Crises (IMCR) da Coca-Cola na Leão.

Também fui sócio consultor da Txai Consultoria e Educação por três anos, onde atuou intensamente no desenvolvendo de estratégias de sustentabilidade, planejamento, diagnósticos, construção de posicionamentos estratégicos, indicadores, políticas, programas, projetos e processos em organizações como: Dupont; Basf; Linde Gás; Itaú; HSBC; Banco ABN Amro Real; Claro; Vivo; Fiat; Walmart; Coca-Cola Brasil; Pão de Açúcar e; CPFL Energia.

Dia 16 de outubro

Auditório: 14:00 às 17:00

Educação corporativa: formação de profissionais sintonizados com as políticas, objetivos e estratégias de organizações que buscam modelos de negócio sustentáveis

O GT Cursos Abraps realizará um debate sobre os saberes e competências da construção de diretrizes e parcerias pela conscientização, educação e mobilização para o desenvolvimento sustentável. Nesta conversa estarão executivos ligados à empresas, instituições de ensino e universidades corporativas que usam a educação como ferramenta estratégica para formar profissionais sintonizados com o objetivo das organizações.

Adriana Gottardi

Head de Treinamento e Desenvolvimento Humano Via Varejo

Adriana Gottardi | Head de Treinamento e Desenvolvimento Humano

Mais de 15 anos de atuação em Recursos Humanos, com experiências em grandes empresas de diversos segmentos, em Gestão da Mudança, Desenvolvimento de Lideranças. Hoje atua na área de Treinamento e Desenvolvimento Humano na Via Varejo, com os núcleos de Educação Corporativa, Desenvolvimento de Lideranças, Avaliação & Performance e Programas de entrada. 

Caroline de Lima Santos

BASF

Formada em Aministração de Empresas pela Universidade Metodista de SP; MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais na USP; Trabalha na área de Sustentabilidade há mais de 18 anos; Trabalhou em empresa do ramo cimenteiro: Holcim (10 anos); em bens de consumo Unilever (8 anos) e agora mais recentemente na BASF.

Ely Antonio Tadeu Dirani

PUC-SP

Professor do Departamento de Engenharia da PUC-SP é Doutor e Mestre em Microeletrônica pela Escola Politécnica da USP e Bacharel em Física pelo Instituto de Física da USP. Atuou em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento na universidade e em parcerias com empresas do setor privado. Participou como orientador no Programa ALI – Agentes Locais de Inovação, uma parceria entre o SEBRAE e o CNPq, atuando, através dos agentes, para promover a prática continuada de ações de inovação em micro e pequenas empresas das áreas da indústria, comércio e serviços.

Ismael Rocha

Diretor da NExtt 49+

Diretor da Nextt 49+

Doutor em Educação, Mestre em Sociologia, Pós-graduado em Marketing na UTA – USA e formação complementar no Canadá, Finlândia, Inglaterra, China, Malásia, Chile, Colômbia e México.

Climate Reality Lider.

Membro do Conselho das seguintes Organizações: World Vision Brazil, ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, Missão Cena.

Professor do MBA da UNIFESP

Diretor da ESPM por 18 anos, Professor da Graduação e da Pós-graduação ESPM.

Idealizador e Diretor da Incubadora de Negócios da ESPM e da ESPM Social.

Mentor de Startups.

Taísa Caires

Fundação Espaço ECO

Coordenadora de Sustentabilidade Aplicada

Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional também pela Universidade Metodista de São Paulo, MBA em Gestão Ambiental e práticas de Sustentabilidade pelo Instituto Mauá de Tecnologia e mestre em Administração com foco em gestão orientada à sustentabilidade pela Universidade Nove de Julho.

Profissional da área de sustentabilidade há mais de 18 anos em grandes empresas com larga experiência e, projetos de treinamento e desenvolvimento de públicos empresariais, planejamento estratégico e governança de sustentabilidade, estudos de percepção e engajamento de stakeholders, apoio a certificações de sustentabilidade, desenvolvimento de cadeia de valor e compras sustentáveis.

Na vida acadêmica, é autora do capítulo de livro Gestão Empresarial e sustentabilidade, bem como escreveu e apresentou diversos trabalhos em congressos de grande relevância nacional e internacionalmente.

Mariana Spignardi

Coordenadora GT Cursos Abraps

Formada em Liderança para a Sustentabilidade na Universidade de Harvard, Gestão Responsável para a Sustentabilidade na Fundação Dom Cabral e especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela USP, é Mestre pela Architectural Association School of Architecture e Urbanista pela PUC Campinas. É consultora para a implementação e gerenciamento de estratégias de sustentabilidade e programas inovadores de gestão de resíduos, eficiência energética, gestão da água, e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa-GEE, com forte atuação na cadeia de fornecedores. Com vivência e atuação internacional (América, Europa, Ásia, Oceania) de mais de 15 anos em projetos de impacto social e ambiental positivo, atua também na implementação de estratégias de sustentabilidade em comunidades, empresas e organizações. 

Com foco em Cidades Sustentáveis, desenvolveu estratégias de sustentabilidade em projetos de grande escala, bairros e empreendimentos olímpicos. Vencedora do Prêmio Destaque da Odebrecht Realizações Imobiliárias, 2013 – meio ambiente, também foi responsável pela agenda de meio ambiente do projeto vencedor do Prêmio ADEMI RJ, 2014 – meio ambiente. Viabilizou a certificação de mais de 30 projetos, entre eles a primeira certificação LEED ND – Leadership in Energy and Environmental Design Neighborhood Development na América Latina e a primeira certificação AQUA Bairros e Loteamentos do Rio de Janeiro.

Brenda Bela

GT Cursos

Graduada em 2018 no bacharel em Ciências e Humanidades e em 2019 em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. Tem como pesquisa acadêmica a temática de Segurança Alimentar e Nutricional e suas relações e impactos com o meio ambiente, especificamente com a biodiversidade. Fellow 2019 da ABRAPS, integrante do GT Cursos. Compõe o Núcleo Local de São Paulo do Engajamundo e também contribui com o GT ODS e o GT Biodiversidade. Realizou diversos cursos específicos na área de sustentabilidade e políticas públicas, como: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável aplicado a Comunidades – UMAPAZ Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz; Resolução de Conflitos Socioambientais – UMAPAZ Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz; Políticas Públicas: Conceitos e Aplicabilidade – Escola do Parlamento; Ativismos Alimentares – Comida, Política e Meio Ambiente – Anhembi Morumbi, dentre outros. Atualmente trabalha em dois coletivos socioambientais com os processos de produção de palestras, oficinas e metodologias para a iniciativa pública e privada com os eixos temáticos: micropolítica e cidadania, meio ambiente e políticas públicas e gênero, colocando sua área de pesquisa acadêmica dentro das abordagens citadas acima.

Giovana Rudner

GT Cursos

É bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP. Durante o período acadêmico realizou pesquisa com bolsa pela FAPESP com a temática de parcerias entre o Estado e a sociedade no âmbito da política pública Cultura Viva. Obteve experiência de estágio no setor público na Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo. Desde 2018 tem como foco de atuação iniciativas de impacto social, tendo colaborado como voluntária e freelancer na Ashoka Brasil no contato com empreendedores sociais e em mobilização social. Integrou a segunda edição de fellows da Phomenta, participando do programa de aceleração social da organização como voluntária pro bono. Atualmente integra o time de fellows 2019 da ABRAPS e colabora como voluntária com o GT Cursos. Tem como áreas de interesse: políticas públicas, desenvolvimento sustentável, impacto e responsabilidade social e terceiro setor.

Dia 16 de outubro

Auditório: 17:00 às 19:00

Café com Impacto: Ética & Desenvolvimento Sustentável

16 de Outubro é o Dia Global da Ética. E este Café com Impacto ABRAPS faz parte desta mobilização mundial em favor da ética.

Neste Café com Impacto, o tema abordado será "Ética e o Desenvolvimento Sustentável”, com George Barcat, especialista em Ética Empresarial. É um café especial, pois acontece dentro do ODS Talks Abraps de 2019, faz parte da agenda de Cafés e Happy Hours com Impacto do VISÃO Abraps nas temáticas envolvendo os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e atende o compromisso assumido no Manifesto 17:30 (www.manifesto1730.com.br)

Dia Global da Ética

16 de Outubro de 2019

O Dia Global da Ética é uma oportunidade para as instituições explorarem o papel da ética em um mundo globalizado.

Inspirado no Dia da Terra e fundado pelo Carnegie Council em 2014 como parte de suas atividades do Centenário, oferece uma oportunidade para organizações de todo o mundo realizarem eventos neste dia.

Incentivamos as instituições de todo o mundo a usar o Dia Global da Ética para realizar programas focados em ética, como palestras, exibição de filmes, debates, discussões em painel ou atividades para proteger o meio ambiente.

Para saber mais acesse: https://globalethicsday.org

George Barcat

Diretor de Conteúdo da Integrow

George Barcat é Conselheiro e professor da Associação Palas Athena. Membro fundador do Instituto de Compliance e Integridade Corporativa (ICIC). Analista de Sistemas. Professor de Ética, Filosofia e Ética Empresarial. É coautor do “Manual de Compliance – Preservando a boa governança e a integridade das organizações. Editora Atlas” e do “O Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito. Instituto Akatu”.

No Itaú Unibanco (2005 a 2013), como funcionário, criou a Consultoria de Ética Corporativa – órgão interno responsável pelo Programa de Ética da Holding.

Com o Instituto Jatobás (São Paulo) e o Instituto Stela (Florianópolis): coordena o desenvolvimento de uma plataforma de engenharia de decisões destinada à gestão dos propósitos da Governança Corporativa de grandes corporações. Esta plataforma possui recursos de engenharia do conhecimento, inteligência artificial e trabalho em rede (colaborativo). Seu primeiro módulo é dedicado à automação de Programas de Ética e Compliance (Integridade Corporativa).

Andreia Lima

Diretora Visão Abraps

Andreia Lima, acredita que é possível um mundo melhor através das pequenas mudanças e um grande sorriso no rosto. Bióloga formada pela UNIFESP, é viciada em voluntariados e natureza e já trabalhou com reprodução in vitro, ecologia, manejo, monitoramento e levantamento de fauna. Hoje é mestranda em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade no Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). Atualmente é voluntária na Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) da qual participa de projetos e eventos com o intuito de promover e fortalecer o desenvolvimento sustentável, conectando pessoas e organizações, gerando e difundindo conhecimento. Atua como gestora do Programa Fellows Abraps e Diretora do GT Visão Abraps.

Maria Hausner Burlamaqui de Melo

Fellows Abraps

Maria Hausner, apaixonada por ações que mudam o mundo, o que inclui falar sobre sustentabilidade. Fellow Abraps 2019, coordenadora do GT Pesquisas da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Bióloga formada pela USP, trabalhou quase toda sua graduação em um Laboratório de Ecologia de Paisagens e Conservação no qual estudou a relação entre a disponibilidade de água e a presença de vegetação nativa nas bacias hidrográficas do estado de São Paulo. Auxiliou alguns trabalhos de campo de café, mamíferos e peixes. Experimentou um ambiente fora da conservação e sustentabilidade ao trabalhar em uma startup e entendeu que sustentabilidade, abraçar o mundo e mudar pequenos grandes caminhos era o que fazia mais sentido. Nisso, em 2018 morou 3 meses no Peru, desenvolvendo por um período um voluntariado. Ao regressar, iniciou a pós graduação em Gestão Estratégica em Sustentabilidade pela FIA e é consultora em sustentabilidade na Rever Consulting, apoiando projetos sobre Direitos Humanos, e sobre o desmatamento no Chaco, Paraguai. Além disso, venceu por um acaso uma competição de ideias em startups de impacto e está trabalhando as ideias para ir para o mundo real com o projeto. 

Dia 16 de outubro

Biblioteca: 14:00 às 18:00

Cases de colaboração: Diferentes organizações mostrando como colocar a colaboração em prática

15 minutos para cada case e muito conhecimento para ser dividido. Aproveite esta oportunidade!

14:00 – Natalia Moraes– Abraps Rio – Coordenadora – Núcleo Abraps Rio de Janeiro

14:15 – Natalia Moraes– Abraps Rio – Coordenadora – Case Implementação das ODS no Estado e Município do Rio de Janeiro

14:30 – Caio Labmehg Machado– Ativista Doutores sem fronteiras – Case DSF BRASIL ADENTRO atendimentos especializados beneficiando mais de quarenta Etinias indígenas da Amazônia utilizando tecnologia verde.

14:45 – Priscila Gonsales– Diretora Fundadora Educadigital – Case Educação aberta como impulsionadora do 4ºODS

15:00 – Céu D´Ellia– Diretor Estúdio Céu – Case Ecoeficiência de Brinquedos

15:15 – Kaline Rossi – Sócia Fundadora – Amazônia Hub – Case Negócios regenerativos na Amazônia

15:30 – Wagner Ramalho– Coordenador Prato Verde Sustentável – Case Agricultura Urbana e Agroecológica é a solução de forma sistêmica e sustentável para combater a insegurança alimentar.

15:45 – Felipe Fontes – Co-founder CrowdCapital – Case Como podemos utilizar a liberdade do mercado para promover a prosperidade coletiva através de métodos inovadores de produção colaborativa

16:00 – Lara Cristina Batista Freitas– Co-fundadora e coordenadora Instituto Ecobairro Brasil –Case Ecobairro: ODS11, agenda urbana e ação local!

16:15 – Marcella Thais Zanoti – CEOMeraki Digital Marketing – Case Estratégias digitais para empreendedores com negócios sustentáveis

16:30 – Amir Hernandez Musleh  -ECRA Sustentabilidade Urbana – Sócio Diretor  – Case Potencial da Agricultura Urbana em Lajes Verdes

16:45 – Reh Theyss  – IN Sustainability  – Co-Fundador – Case Desafios da sustentabilidade segura no mundo da pós verdade

17:00 – Janaina de Souza Leite – Fellow Abraps  – Design de Interiores – Fellow Abraps – Case Economia Circular

17:15 – Juliane Duarte Camara – Relações Públicas – Universidade de São Paulo – Case Comunicação para o desenvolvimento sustentável

17:30 – Luiz Carlos Aceti Júnior – Sócio Diretor – Aceti Advogados – Case O advogado ambiental e os ODS

17:45 – Veruska Rigolin Futamura -Gerente Comercial South America – Case Embalagem Compostável

18:00 – Yna Barbosa Honda e Sousa – TRE/PR – ISAE/FGV – Analista Judiciário – Chefe de Cartório Eleitoral – Mestre em Governança e Sustentabilidade – Case Cultura para sustentabilidade, educação, produção de conhecimento científico, inovação e parcerias, com inclusão da Agenda 2030 em atividades desenvolvidas pelo Cartório Eleitoral junto à comunidade

18:15 – Patrícia Moreno Fernandes –  Abraps –  Coordenadora do GT Saneamento e Recursos Hídricos  – Tratamento de Esgotos Domésticos em Comunidades Isoladas: referencial para escolha de soluções

18:30 – Sálvia Barbosa de Santana Santos  – Consultora  de Educação Corporativa e Sustentabilidade – Case O relato pessoal da descoberta e construção da identidade negra

18:45 – Rita Domingues – Gestora Instituto Contemplo – Case O engajamento pela causa transformando políticas públicas